Um escritório em casa pode ser a resposta para quem procura uma redução de custos. Itens básicos da despesa de um escritório, como aluguel, IPTU, condomínio, secretária, luz, telefone, faxineira e estacionamento, podem ser evitados.
Sem falar no tempo que perdemos no trânsito infernal e nos incontáveis telefonemas para resolver problemas domésticos.
Ainda por cima, temos que lidar com o estresse. Ufa! Mas existe uma solução para todo esse desgaste: trazer sua rotina profissional para dentro de sua casa. “Certamente economizo cerca de R$2 mil por mês, mantendo o escritório no meu apartamento”, calcula a paisagista Fany Galender, de São Paulo, que mantém um home-office a doze anos.
Escritório em casa rivalizou
Aqui no Brasil, o home office ou escritório em casa, está cada vez mais fazendo a cabeça de muitos que pensam em ter seu próprio negócio. A ideia de ter seu escritório em casa é uma tendência mundial por causa de seu baixo custo.
Como os preços de imóveis e os alugueis estão em alta, o trânsito caminhando para um caos total, a melhor opção adotada é trazer o trabalho para um cômodo determinado de sua casa ou apartamento. Assim se evita o desperdício de tempo, aumentando a qualidade de vida e o rendimento do trabalho exercido.
Pare de se preocupar com gastos, agilize o andamento da casa e economize tempo. Essas são, sem dúvidas, as melhores vantagens de se montar um escritório em casa. Você cogita essa hipótese? Conheça então, as dez regras básicas para ser bem sucedido num home-office:
Tenha um horário pré-determinado
Ter um horário definido para começar e parar ajuda na concentração. Planeje como se você estivesse mesmo no escritório. A casa não pode invadir o trabalho, assim como a sua profissão não pode te prejudicar mental ou fisicamente.
Seja disciplinado
Esse é, de longe, o maior desafio. Trabalhar em casa requer muita atenção aos seus próprios hábitos. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou visitar a geladeira a cada meia hora. Lembre-se: a definição de horário é você quem faz.
Faça-a da melhor maneira possível. Se você decidiu trabalhar no sábado de manhã, não descumpra com a promessa. Afinal, só você sabe o seu horário de maior produtividade. A disciplina no home office é uma das chaves para o sucesso nesse modelo de trabalho.
Tenha um espaço definido
Seja um cômodo do apartamento ou um cantinho na sua casa. Aquele lugar, a partir daquele momento, virou seu quartel-general. Não coloque nele o que não diz respeito ao seu trabalho. Desde a escova de cabelo ao prato de comida. Também não deixe o relatório em cima da cômoda do quarto. Se sumir, a culpa é toda sua.
Linha telefônica diferenciada
Ter um celular com dois chips pode ajudar muito. Com essa facilidade você pode diferenciar o que é trabalho do que é pessoal. Se você soube respeitar bem a primeira regra, um outro ponto de apoio é a secretária eletrônica, para atender às chamadas no final de semana ou depois do expediente.
Se ainda assim, você não pode separar os chips, existem empresas que ajudam a diferenciar seus contatos. Em São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.
Alie-se a tecnologia
Hoje em dia, é cada vez mais comum o uso da Internet e do telefone simultaneamente. Verifique se na sua cidade já existam linhas do tipo ADSL – sigla em inglês para linha digital assimétrica – ou RDSI, Rede Digital de Serviços Integrados. Pois dessa forma, você garante o atendimento a um cliente que ligue para verificar se você recebeu o e-mail, ou situações parecidas, sem nenhum obstáculo.
Uma outra opção é utilizar os serviços de TVs a cabo, plugando o micro na rede. Nesse caso, proteja-se. O computador fica mais vulnerável ao ataque de piratas.
Tenha um bom computador
Seu computador tem que suportar o tipo de trabalho que você exerce em seu home office. Se você já possui um, entenda que ele também será seu companheiro em casa e por isso merece todo cuidado do mundo.
Se você vai investir em um novo computador de mesa ou notebook, evite a moda. Converse com um especialista explicando para o que você vá precisar, para que você adquira um micro que o atenda melhor.
Infra-estrutura também é importante
Pense bem na hora de adquirir acessórios e se equipe bem. Um fax no micro, por exemplo, é ótimo para receber documentos, porém não atende quem precisa enviá-los.
Esqueça a informalidade
Se você pensou em trabalhar de pijamas, improvisar qualquer mesa, cadeira e arquivos, esqueça o escritório em casa. Respeite seu ambiente de trabalho. Equipe-o pensando principalmente na sua saúde. Móveis confortáveis, inclusive a altura adequada deles deve ser levado em consideração.
Prepare sua família
Expliques-os como é preciso tratar seus clientes, e principalmente como anotar os recados. Reserve um bloco de papel e caneta fixos para isso. Se você mora em prédio, é bom avisar aos porteiros e zeladores como proceder se for receber algum material na portaria.
Explique sua rotina para sua família
É claro que você não vai se ausentar para qualquer eventualidade, porém pais ou crianças tem que ter a real noção do seu tempo de trabalho. Para as crianças, contar com as escolinhas é uma boa opção. Você estará em casa, mas não é por isso que sua rotina deve mudar.
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