No dia 21 de setembro, o município de Petrolina, no Sertão pernambucano, comemora 120 anos de emancipação política. A tradição dos desfiles cívicos realizados pelas escolas municipais e estaduais, fanfarras e instituições da cidade estará mantida, mas com uma especial alteração no horário. Os desfiles este ano estão agendados para acontecer a partir das 18h pela Avenida Guararapes, no Centro.
No turno da manhã apenas permanecerá a tradicional alvorada festiva da banda Philarmônica 21 de Setembro pelas ruas do Centro e o hasteamento da bandeira, realizado às 8h, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Petrolina.
Segundo a coordenadora geral de programas da Secretaria de Educação de Petrolina, Paloma Mangabeira, a decisão de mudar o horário foi tomada após reunião e um dos motivos é a preservação dos participantes e público por conta das altas temperaturas registradas em setembro na região. “Foi pensando justamente no calor. Nos reunimos com as instituições de ensino, discutimos o melhor horário e entramos em um consenso. Vamos inovar e beneficiaremos quem vai desfilar e o público que prestigiará o evento”, ressalta.
O tema escolhido para inspirar o desfile de 2015 é ‘Rio São Francisco: Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo’. A concentração das escolas para o desfile será às 17h, na Praça Kennedy, em frente ao monumento 'Os pracinhas'.
As inscrições para o desfile ainda estão abertas e seguem até o dia 31 de agosto na sede da Secretária de Educação. Até agora, já estão inscritas 15 escolas municipais e 12 estaduais, além de cinco particulares. Participarão também alunos das creches municipais do Nova Semente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário