quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Av1 - Pedagogia - Arte, Educação e Música - UNOPAR

1) Segundo Martins (1998), a arte é um tipo de representação simbólica de objetos e ideias, que também podem ser visuais, sonoros, gestuais ou corporais. De acordo com essa concepção, quais as linguagens artísticas da arte?

Alternativas:
  • a)
    Música, teatro, ginástica e dança.
  • b)
    Música, artes visuais, teatro e escultura.
  • c)
    Música, artes visuais, teatro e dança.
  • d)
    Música, expressão corporal, teatro e pintura.
2)
Assinale a alternativa que contém afirmações corretas sobre o desenho no ambiente escolar.
I. O professor deve interferir no desenho da criança, para que ela aprenda os modelos adequados para a sua faixa etária;
II. O professor não deve interferir no desenho da criança;
III. Ao pedir um desenho, o professor precisa se certificar que a criança tenha um repertório imagético sobre o tema a ser trabalhado.
IV. Os desenhos prontos, para colorir, são indicados para desenvolver a criatividade da criança.

Alternativas:
  • a)
    As alternativas I e III estão corretas.
  • b)
    As alternativas II e III estão corretas.
  • c)
    As alternativas III e IV estão corretas.
  • d)
    As alternativas II, III e IV estão corretas.
3)
As orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) sobre o trabalho com arte na escola, se baseiam na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Essa proposta apresenta a articulação de três Eixos ou Campos Conceituais, quais são esses eixos?

Alternativas:
  • a)
    Produção, fruição e reflexão.
  • b)
    Produção, memorização e reflexão.
  • c)
    Fruição, reflexão e apreciação.
  • d)
    Fruição, apreciação e reflexão.
4)
De acordo com Penna (1990), o processo de musicalização está relacionado com o desenvolvimento das percepções necessárias para que o indivíduo possa ser sensível à música. Qual das alternativas abaixo apresenta outra afirmação correta sobre o assunto.

Alternativas:
  • a)
    A vivência musical promovida pela musicalização, permite apenas o desenvolvimento de práticas musicais. Não há um desenvolvimento de outras habilidades ou competências.
  • b)
    A musicalização infantil pode ser compreendida como um processo de educação musical, por meio de um conjunto de ações, inclusive, ações lúdicas.
  • c)
    O desenvolvimento musical acontece somente de acordo com a aptidão da criança, ou seja, somente algumas crianças podem se desenvolver.
  • d)
    Somente as crianças podem ser musicalizadas.
5)
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), o trabalho com música deve desenvolver que tipo de capacidades?

Alternativas:
  • a)
    Reconhecer manifestações artísticas de outras culturas, já que a cultura do outro é considerada sempre como uma cultura melhor.
  • b)
    Copiar modelos existentes, estipulados pelo professor, já que as crianças ainda não conseguem criar.
  • c)
    Descobrir-se como ser capaz ou incapaz de desenvolver-se musicalmente.
  • d)
    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros e produções musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário