sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Médicos residentes do HU e HDM paralisam atividades em Petrolina

Residentes do HDM aderiram a greve (Foto: Residentes / Arquivo pessoal)Residentes do HDM aderiram a greve
(Foto: Residentes / Arquivo pessoal)
Os médicos residentes do Hospital Dom Malan (HDM) e do Hospital Universitário (HU), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, resolveram aderir ao Movimento Nacional pela Valorização Médica, e paralisaram as atividades nesta quinta-feira (24). Foram mantidos apenas os serviços essenciais de urgência e emergência.
No HDM, os residentes pararam às 10h, depois que evoluiram os pacientes das enfermarias e das cirurgias eletivas da manhã. Os atendimentos de emergência obstétrica e pediátrica, não foram paralisados. No Hospital Dom Malan atuam 16 residentes de pediatria e 10 de ginecologia e obstetrícia.
No Hospital Universitário (HU) os residentes também só pararam as atividades às 10h, quando todos os pacientes foram evoluídos. Aderiram ao movimento os residentes de Clínica Médica, Cirurgia e Anestesiologia. Os profissionais disseram que a adesão ao ato foi uma forma de chamar a atenção das autoridades para o sucateamento do hospital, onde cirurgias estão sendo canceladas por falta de material. Eles disseram ainda que metade dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão paralisados por falta de técnico de enfermagem suficiente.
Ao todo, o Hospital Universitário dispõe de 25 residentes, das especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Cardiologia e Neurocirurgia.
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do HU, mas até o momento não obteve retorno.

Já a assessoria do HDM informou que dos 26 médicos residentes, 23 aderiram a paralisação. Segundo a nota, o ato faz parte de um movimento nacional e não ocasionou nenhum prejuízo aos pacientes do hospital, pois todos foram atendidos e avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão Natal