quarta-feira, 9 de setembro de 2015

População pode participar do Plano de Mobilidade de Petrolina, no Sertão

Motofaixas são implantadas na Avenida Guararapes em Petrolina (Foto: Jadir Souza / TV Grande Rio)Motofaixas são implantadas na Avenida Guararapes
em Petrolina (Foto: Jadir Souza / TV Grande Rio)
Já está em funcionamento a Plataforma Interativa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ferramenta foi lançada para que a população participe da elaboração do plano, junto com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e a empresa responsável pela consultoria, a  Logitrans.
O diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro explicou que através do site, a população poderá interagir na elaboração, enviando propostas. “Temos uma área onde você pode fazer o cadastro e participar do plano. Tudo é feito de forma transparente e levando em conta as reais necessidades das  pessoas”, destacou.
Além de conter informações sobre o Plano de Mobilidade, com a apresentação do plano de trabalho, levantamento de dados, número da frota de veículos e legislação, foram lançadas três pesquisas. “Já colocamos três formas de interação. Uma delas é para pesquisa de mobilidade, onde cada pessoa pode colocar quantos deslocamentos faz em média no dia, todo o roteiro que percorre. Isso é para a gente ter uma noção exata do deslocamento que as pessoas fazem”, explicou Paulo.
Quem quiser fazer uma proposta ou relatar um problema, também pode usar a Plataforma Interativa. “Temos um banner específico para reclamações e queixas, onde cada um pode deixar o seu recado e outro para interagir, dando sugestões para melhorar a mobilidade do município”. detalhou o diretor-presidente.
Paulo ainda enfatiza que o plano não pode ser elaborado apenas pela EPTTC e pela empresa responsável pela consultoria. Para ele, deve ser feito por quem vivencia diariamente os problemas com o trânsito. “Estamos com uma equipe técnica especializada, mas a interação com a população é muito importante porque é quem está diariamente nas ruas, no trânsito. Nós precisamos saber qual o deslocamento que as pessas fazem todos os dias e se têm opiniões em relação a mobilidade” disse.
A Plataforma interativa estará disponível para o público até dezembro. A EPTTC informou que uma pessoa foi treinada e será responsável por fazer a filtragem, consolidando as informações e transformando em dados para que a equipe técnica possa avaliar se a propostas são viáveis e se podem ser colocadas em prática. Mesmo após este prazo, o site continua em funcionamento. “Vamos disponibilizar todo o plano para a população. Ele vai ficar aberto para que as pessoas possam acompanhar o dia a dia, o que está sendo feito diante do que foi proposto e tudo mais que será executado”, garantiu Paulo Valgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário