sexta-feira, 25 de setembro de 2015

'Velho Chico' é tema do desfile de aniversário dos 120 anos de Petrolina

Escola lembraram a importância do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)Escolas lembraram a importância do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)
A comemoração em homenagem aos 120 anos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que aconteceu nesta segunda-feira (21), pela primeira vez fugiu à regra. O tradicional desfile cívico, antes realizado sempre nas primeiras horas do dia, este ano foi à noite. A celebração reuniu centenas de moradores na Avenida Gurarapes, Zona Central da cidade, além do prefeito, Julio Lossio e demais autoridades políticas locais e regionais.

Com o tema 'Rio São Francisco: Pai e Mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo', o desfile começou pontualmente às 18h, saindo da Praça Presidente Kennedy e seguindo por toda a extensão da Gurarapes. Desfilaram 18 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, além de outras instituições e entidades. Ao todo, 50 pelotões passaram pela avenida e em alusão ao tema, todos levaram uma mensagem ligada ao rio, destacando a importância e necessidade de preservar o Velho Chico.
 
Orquestra Philarmônica fez apresentação durante o desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)Orquestra Philarmônica fez apresentação durante o desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)
O secretário de educação de Petrolina, Heitor Leite, responsável pela organização do desfile, lembrou da necessidade de preservar a tradição. “Petrolina é uma cidade que educa, que prioriza a educação e aqui nos temos basicamente a representação da educação de Petrolina, por meio do desfile das nossas escolas e com um tema significativo e apropriado em defesa do Rio São Francisco. Um rio que devemos cuidar”, disse.
A manicure Ana Cristina foi ao desfile com a filha, de 3 anos e a vizinha, que também levou a filha de 5 anos. Para ela, é emocionante fazer parte deste momento. “Eu amo isso aqui desde criança. Hoje estou assistindo e trazendo a minha filha para acompanhar também. É importante para a sociedade, para nosso conhecimento, o conhecimento dos nossos filhos. Todos os anos eu participo, porque acho muito bonito e importante para nossa cultura” argumentou.
 
Lavandeiras foram representadas por estudantes (Foto: Taisa Alencar / G1)Lavandeiras foram representadas por estudantes (Foto: Taisa Alencar / G1)
Sobre a mudança de horário do desfile, o prefeito Julio Lossio, disse que foi uma ideia que começou a ser estudada ainda no ano passado, passou por uma análise e foi aprovada. Devido ao resuldado, em 2016 a tendência é de que o horário permaneça o mesmo. “Nessa época temos o calor que muito maltrata a população. São os meses mais quentes historicamente. Portanto, eu vejo que esse horário trouxe muito mais alegria, mais tranquilidade e até mais segurança para a população, por incrível que pareça, porque elas conseguiram se organizar para vir. Inclusive, o horário do transporte coletivo foi ampliado justamente para poder atender toda a população”, destacou.
 

PM estima que 50 mil pessoas estiveram no desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)PM estima que 50 mil pessoas estiveram no
desfile (Foto: Taisa Alencar / G1)
O prefeito ainda falou que além dos 120 da cidade, Petrolina tem conquistas para comemorar. “Temos sobretudo, resultados. Hoje temos o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado de Pernambuco. Isso significa que nossas crianças estão aprendendo mais do que qualquer outra do estado, o que é um avanço extraordinário. Temos ainda muitos programas em andamento e estamos felizes de apesar da crise, está vivenciando um momento bom no município”, ressaltou Julio Lossio.
Segundo o efetivo do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), da Polícia MIlitar (PM), cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes do evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário