domingo, 15 de novembro de 2015

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar IV - UNOPAR

O cérebro humano é algo complexo e ainda desconhecido, porém sabemos que determinadas regiões são responsáveis por habilidades específicas. A compreensão das funções cerebrais é fundamental para o entendimento dos pontos fortes e fracos que permeiam o processo de

Alternativas:
  • a)
    desenvolvimento
  • b)
    aprendizagem
  • c)
    adaptação
  • d)
    escolarização
2)
As habilidades básicas, conhecidas no período pré-escolar como pré-requisitos para a alfabetização, são de extrema importância para a aprendizagem. São consideradas funções psíquicas superiores, dentre outras

Alternativas:
  • a)
    ordenação temporal, memória e atenção
  • b)
    coordenação viso-motora, memória e atenção
  • c)
    discriminação visual, orientação espacial e memória
  • d)
    discriminação visual, coordenação viso-motora e orientação espacial
3)
Acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem, muito se tem confundido as duas terminologias e, em consequência deste equívoco, as formas de lidar com estas duas situações que permeiam a aprendizagem humana, acabam por comprometer a utilização de estratégias para reverter, ou minimizar o impacto daquelas na vida acadêmica e pessoal do sujeito. É correto afirmar sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem

Alternativas:
  • a)
    dificuldades e transtornos de aprendizagemsão dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
  • b)
    as dificuldades de aprendizagem são distúrbios da aprendizagem devido a causas neurológicas
  • c)
    transtornos de aprendizagem são dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
  • d)
    dificuldades de aprendizagem são ligadas a problemas de ordem pedagógica, escolares, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais e sistêmicos, enquanto que os transtornos de aprendizagem se referem a causas neurológicas
4)
    A leitura silenciosa, no referente à recepção, envolve apenas um tipo de informação – a visual, mesmo que ocorra a transdução para o auditivo. O leitor
I. examina atentamente, linha por linha, a página escrita;
II. controla a velocidade da recepção e direção do fluxo (esquerda para direita);
III. ao mesmo tempo, integra o que está sendo lido para que seja alcançado seu significado;
IV. tem atenção ao que está sendo lido.
Acerca do processo de leitura silenciosa é correto afirmar que

Alternativas:
  • a)
    apenas a afirmativa I está correta
  • b)
    apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • c)
    apenas as afirmativas II, III estão corretas
  • d)
    as alternativas I, II, III e IV estão corretas
5)
Quanto à dislexia é correto afirmar

Alternativas:
  • a)
    a dislexia é um distúrbio grave de leitura devido à questões neuropsicológicas
  • b)
    a dislexia é um distúrbio grave de escrita devido à questões neuropsicológicas
  • c)
    a dislexia é um distúrbio grave de cálculo devido à questões neuropsicológicas
  • d)
    a dislexia é um distúrbio grave de grafia devido à questões neuropsicológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário