1 O cérebro humano é algo complexo e ainda desconhecido, porém sabemos que determinadas regiões são responsáveis por habilidades específicas. A compreensão das funções cerebrais é fundamental para o entendimento dos pontos fortes e fracos que permeiam o processo de
Alternativas:
- a)desenvolvimento
- b)aprendizagem
- c)adaptação
- d)escolarização
2)
As habilidades básicas, conhecidas no período pré-escolar como pré-requisitos para a alfabetização, são de extrema importância para a aprendizagem. São consideradas funções psíquicas superiores, dentre outras
Alternativas:
- a)ordenação temporal, memória e atenção
- b)coordenação viso-motora, memória e atenção
- c)discriminação visual, orientação espacial e memória
- d)discriminação visual, coordenação viso-motora e orientação espacial
3)
Acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem, muito se tem confundido as duas terminologias e, em consequência deste equívoco, as formas de lidar com estas duas situações que permeiam a aprendizagem humana, acabam por comprometer a utilização de estratégias para reverter, ou minimizar o impacto daquelas na vida acadêmica e pessoal do sujeito. É correto afirmar sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem
Alternativas:
- a)dificuldades e transtornos de aprendizagemsão dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
- b)as dificuldades de aprendizagem são distúrbios da aprendizagem devido a causas neurológicas
- c)transtornos de aprendizagem são dificuldades escolares ligadas a problemas de ordem pedagógica, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais, sistêmicos, entre outros
- d)dificuldades de aprendizagem são ligadas a problemas de ordem pedagógica, escolares, sem envolvimentos neurobiológicos, culturais e sistêmicos, enquanto que os transtornos de aprendizagem se referem a causas neurológicas
4)
- A leitura silenciosa, no referente à recepção, envolve apenas um tipo de informação – a visual, mesmo que ocorra a transdução para o auditivo. O leitor
I. examina atentamente, linha por linha, a página escrita;
II. controla a velocidade da recepção e direção do fluxo (esquerda para direita);
III. ao mesmo tempo, integra o que está sendo lido para que seja alcançado seu significado;
IV. tem atenção ao que está sendo lido.
Acerca do processo de leitura silenciosa é correto afirmar que
Alternativas:
- a)apenas a afirmativa I está correta
- b)apenas as afirmativas I e III estão corretas
- c)apenas as afirmativas II, III estão corretas
- d)as alternativas I, II, III e IV estão corretas
5)
Quanto à dislexia é correto afirmar
Alternativas:
- a)a dislexia é um distúrbio grave de leitura devido à questões neuropsicológicas
- b)a dislexia é um distúrbio grave de escrita devido à questões neuropsicológicas
- c)a dislexia é um distúrbio grave de cálculo devido à questões neuropsicológicas
- d)a dislexia é um distúrbio grave de grafia devido à questões neuropsicológicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário