quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AV2 SEMINÁRIO VII PEDAGOGIA UNOPAR

1) A criatividade considerada enquanto potencial humano é _______ de todos e por isso precisa ser estimulada em qualquer ambiente. Se nos referirmos às crianças que estão em instituições de educação infantil, tal _____ também se faz presente e precisa ser _______, com a inclusão de práticas, nas quais a criatividade infantil seja _________.

As palavras que completam corretamente as lacunas acima são respectivamente:

Alternativas:

a) direito; obrigação; desrespeitado; desenvolvida

b) direito; direito; respeitado; desenvolvida

c) obrigação; favor; respeitado; desenvolvida

d) direito; favor; respeitado; desenvolvida

2) O desenvolvimento da criatividade na escola não se faz com a criança trilhando um caminho solitário, pelo contrário, educador, criança e objetos da cultura precisam estar juntos. Sobre a relação entre escola e criatividade da criança considere:

I- A inclusão de projetos na escola garante o ensino pautado na criatividade do aluno, desde que haja flexibilidade nos conteúdos de modo que o aluno também seja co-participante.

II- Muitas escolas na tentativa de organizar um ensino caracterizado pela promoção da criatividade organizam propostas com projetos muito bacanas. No entanto, se esses projetos não tiverem nenhuma identificação com o aluno, dado a rigidez com que são estruturados, não promoverão a criatividade.

III- As escolas que se preocupam principalmente em cumprir suas grades curriculares acabam por não desenvolver o potencial criativo da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a) I e II

b) II e III

c) I, II e III

d)Apenas I

3) Sobre a prática pedagógica criativa assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) Muitas vezes percebemos que os professores não integram em sua prática ações criativas, pois toda a estrutura da escola não deixa o educador ser autor de suas escolhas e com isso muitos sentem-se desanimados e se acomodam.

( ) Não podemos dizer que o professor é o único responsável pela falta da criatividade na escola, pois há um contexto interferindo nisso.

( ) Mesmo que o professor esteja numa escola que não o convoque ser criativo, deve buscar não ser acomodado e mesmo diante de tal desafio desenvolver ações criativas.

Alternativas:

a) V, V, V

b) F, V, F

c) F, V, V

d) V, F, V




4) Quando as situações de aprendizagem são intencionalmente criadas na escola com vistas a estimular o potencial criativo, surge a dimensão educativa. Mas para que a criatividade de fato seja estimulada é preciso que seja mantido a _________ e ____________ da criança, com isso o educador está _________a criatividade infantil.

Alternativas:

a) espontaneidade; desrespeito; desenvolvendo

b) obrigatoriedade; direito; limitando

c) espontaneidade; autoria; potencializando

d) obrigatoriedade; favor; desenvolvendo



5) Ao fazermos uma proposta para a educação básica infantil é relevante que se considere as necessidades da criança nesse momento do seu desenvolvimento. Sobre as ações do educador com relação à criança, considere e analise as afirmativas:

I – Devemos criar condições para dar voz à criança, ou seja, autorizá-la a se colocar com autoria em suas criações.

II – O modo como o educador intermedia uma ação da criança em nada interfere no desenvolvimento de seu potencial criativo.

III – Aprender e criar são ações que devem ser articuladas, pois se isso acontece, a criança desenvolve o prazer pela busca do conhecimento.

IV – O professor pode organizar situações criativas, mas o esforço para criar é de autoria da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:


a) I e II

b) III e IV

c) I, III e IV

d) II, III e IV


AV2 1B 2C 3A 4C 5C

VERIFICAR ANTES DO ENVIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário