1) A
criatividade considerada enquanto potencial humano é _______ de todos e por
isso precisa ser estimulada em qualquer ambiente. Se nos referirmos às crianças
que estão em instituições de educação infantil, tal _____ também se faz
presente e precisa ser _______, com a inclusão de práticas, nas quais a
criatividade infantil seja _________.
As palavras que completam
corretamente as lacunas acima são respectivamente:
Alternativas:
a) direito; obrigação; desrespeitado; desenvolvida
b) direito; direito; respeitado; desenvolvida
c) obrigação; favor; respeitado; desenvolvida
d) direito; favor; respeitado; desenvolvida
2) O desenvolvimento da criatividade na escola não se
faz com a criança trilhando um caminho solitário, pelo contrário, educador,
criança e objetos da cultura precisam estar juntos. Sobre a relação entre
escola e criatividade da criança considere:
I- A inclusão de projetos na
escola garante o ensino pautado na criatividade do aluno, desde que haja
flexibilidade nos conteúdos de modo que o aluno também seja co-participante.
II- Muitas escolas na
tentativa de organizar um ensino caracterizado pela promoção da criatividade
organizam propostas com projetos muito bacanas. No entanto, se esses projetos
não tiverem nenhuma identificação com o aluno, dado a rigidez com que são
estruturados, não promoverão a criatividade.
III- As escolas que se
preocupam principalmente em cumprir suas grades curriculares acabam por não
desenvolver o potencial criativo da criança.
Está correto o que se afirma
em:
Alternativas:
a) I e II
b) II e III
c) I, II e III
d)Apenas I
3) Sobre a prática pedagógica criativa assinale F para
Falso e V para Verdadeiro.
( ) Muitas vezes percebemos
que os professores não integram em sua prática ações criativas, pois toda a
estrutura da escola não deixa o educador ser autor de suas escolhas e com isso
muitos sentem-se desanimados e se acomodam.
( ) Não podemos dizer que o
professor é o único responsável pela falta da criatividade na escola, pois há
um contexto interferindo nisso.
( ) Mesmo que o professor
esteja numa escola que não o convoque ser criativo, deve buscar não ser
acomodado e mesmo diante de tal desafio desenvolver ações criativas.
Alternativas:
a) V, V, V
b) F, V, F
c) F, V, V
d) V, F, V
4) Quando as
situações de aprendizagem são intencionalmente criadas na escola com vistas a
estimular o potencial criativo, surge a dimensão educativa. Mas para que a
criatividade de fato seja estimulada é preciso que seja mantido a _________ e
____________ da criança, com isso o educador está _________a criatividade
infantil.
Alternativas:
a) espontaneidade; desrespeito; desenvolvendo
b) obrigatoriedade; direito; limitando
c) espontaneidade; autoria;
potencializando
d) obrigatoriedade; favor; desenvolvendo
5) Ao fazermos uma proposta para a
educação básica infantil é relevante que se considere as necessidades da
criança nesse momento do seu desenvolvimento. Sobre as ações do educador com
relação à criança, considere e analise as afirmativas:
I – Devemos criar condições para dar voz à criança, ou seja, autorizá-la a se colocar com autoria em suas criações.
II – O modo como o educador intermedia uma ação da criança em nada interfere no desenvolvimento de seu potencial criativo.
III – Aprender e criar são ações que devem ser articuladas, pois se isso acontece, a criança desenvolve o prazer pela busca do conhecimento.
IV – O professor pode organizar situações criativas, mas o esforço para criar é de autoria da criança.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
I – Devemos criar condições para dar voz à criança, ou seja, autorizá-la a se colocar com autoria em suas criações.
II – O modo como o educador intermedia uma ação da criança em nada interfere no desenvolvimento de seu potencial criativo.
III – Aprender e criar são ações que devem ser articuladas, pois se isso acontece, a criança desenvolve o prazer pela busca do conhecimento.
IV – O professor pode organizar situações criativas, mas o esforço para criar é de autoria da criança.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I e II
b) III e IV
c) I, III e IV
d) II, III e IV
AV2 1B 2C 3A 4C 5C
VERIFICAR ANTES DO ENVIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário