1)(Fafeod-MG) Qual é a alternativa que melhor define o acento tônico?
Alternativas:
- a)maior intensidade silábica.
- b)sílaba tônica associada a sinal gráfico.
- c)sinal gráfico, marcando a sílaba de maior intensidade.
- d)sinal gráfico, marcando a intensidade silábica.
2)
(UFPA) Na pronúncia do grupo de palavras
Sábia/ sabiá
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
a mudança de significado é condicionada:
Alternativas:
- a)pela nasalidade.
- b)pelo deslocamento do acento tônico.
- c)pela alternância do timbre vocálico.
- d)pelo ambiente sonoro.
- e)pelas consoantes oclusivas.
3)
Complete as lacunas com a alternativa correta, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
“Muitos famosos compareceram à _________. O ator Otavio _________ disse estar emocionado com o _________ da _________. “É a primeira vez que interpreto um ______”- disse ele.
Alternativas:
- a)estréia/ Muller/ apoio/ plateia/ herói.
- b)estréia/ Müller/ apóio/ plateia/ herói
- c)estreia/ Müller/ apoio/ platéia/ heroi.
- d)estreia/ Muller/ apóio/ platéia/ herói.
- e)estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói.
4)(Mack-SP) As palavras está e será acentuam-se por serem:
Alternativas:
- a)terminadas pela vogal tônica a.
- b)oxítonas terminadas em a.
- c)monossílabas tônicas em a.
- d)oxítonas e monossílabas átonas em a.
5)(Puccamp-SP) “Apenas na Amazônia os sertanistas estão no encalço de 22 tribos que se embrenharam na floresta para fugir dos brancos. O trabalho da Funai desenvolve-se em nove frentes, que permitem, até agora, a aproximação com cinco novos grupos indígenas.”
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:
Alternativas:
- a)área, lá, saída.
- b)índios, dendê, inquérito.
- c)parabéns, ânimo, herói.
- d)Antônio, três, íris.
6)
(UNIT-MG) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo:
“O __________ do chefe de gabinete não teve a ________de ofender o _______do prédio”.
Alternativas:
- a)acessor/ intensão/ ascensorista.
- b)ascessor/ intenção/ ascensorista.
- c)assessor/ intenção/ ascensorista.
- d)assessor/ intensão/ ascensorista.
7)(UNIR-RO) Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:
Alternativas:
- a)Ignácio – até.
- b)Fantástico – histórias.
- c)Tecnológicos – básicos.
- d)Vídeo – público.
- e)Impossível – rápidas.
8)(Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “ninguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
Alternativas:
- a)hífen, também, impossível.
- b)armazém, útil, açúcar.
- c)têm, anéis, éter.
- d)há, impossível, crítico.
- e)pólen, magnólias, nós.
9)Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
Alternativas:
- a)juíza – urubú – item – tórax.
- b)ímã – virús – interíni – nínha.
- c)polén – lons – paúl – bônus.
- d)climax – saci – almôço – caráter.
- e)amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo).
10)
Dentre os termos porque, por que, por quê e porquê, assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir.
____________você não respondeu a meu chamado?
As crianças não foram hoje à escola ____________?
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.
Alternativas:
- a)Por que. Por quê. Porquê. Porque.
- b)Porque. Porquê. Porquê. Porque.
- c)Por que. Porque. Por quê. Porquê.
- d)Porque. Porque. Por quê. Por quê.
OBS.: AS RESPOSTAS FORAM SEM NENHUM ERRO
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