sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 1 - UNOPAR

1)(Fafeod-MG) Qual é a alternativa que melhor define o acento tônico?

Alternativas:
  • a)maior intensidade silábica. 
  • b)sílaba tônica associada a sinal gráfico.
  • c)sinal gráfico, marcando a sílaba de maior intensidade.
  • d)sinal gráfico, marcando a intensidade silábica. 
2)
(UFPA) Na pronúncia do grupo de palavras
Sábia/ sabiá
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
a mudança de significado é condicionada:

Alternativas:
  • a)pela nasalidade.
  • b)pelo deslocamento do acento tônico. 
  • c)pela alternância do timbre vocálico.
  • d)
    pelo ambiente sonoro.
  • e)pelas consoantes oclusivas.
3)
Complete as lacunas com a alternativa correta, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

“Muitos famosos compareceram à _________. O ator Otavio _________ disse estar emocionado com o _________ da _________. “É a primeira vez que interpreto um ______”- disse ele.

Alternativas:
  • a)estréia/ Muller/ apoio/ plateia/ herói.
  • b)estréia/ Müller/ apóio/ plateia/ herói
  • c)estreia/ Müller/ apoio/ platéia/ heroi.
  • d)estreia/ Muller/ apóio/ platéia/ herói.
  • e)estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói. 
4)(Mack-SP) As palavras está e será acentuam-se por serem:

Alternativas:
  • a)terminadas pela vogal tônica a.
  • b)oxítonas terminadas em a
  • c)monossílabas tônicas em a.
  • d)oxítonas e monossílabas átonas em a.
5)(Puccamp-SP) “Apenas na Amazônia os sertanistas estão no encalço de 22 tribos que se embrenharam na floresta para fugir dos brancos. O trabalho da Funai desenvolve-se em nove frentes, que permitem, até agora, a aproximação com cinco novos grupos indígenas.”
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:

Alternativas:
  • a)área, lá, saída.
  • b)índios, dendê, inquérito. 
  • c)parabéns, ânimo, herói.
  • d)
    Antônio, três, íris.
6)
(UNIT-MG) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo:

“O __________ do chefe de gabinete não teve a ________de ofender o _______do prédio”.

Alternativas:
  • a)acessor/ intensão/ ascensorista.
  • b)ascessor/ intenção/ ascensorista.
  • c)assessor/ intenção/ ascensorista. 
  • d)assessor/ intensão/ ascensorista.
7)(UNIR-RO) Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:

Alternativas:
  • a)Ignácio – até.
  • b)Fantástico – histórias.
  • c)Tecnológicos – básicos. 
  • d)Vídeo – público.
  • e)Impossível – rápidas.
8)(Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “ninguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:

Alternativas:
  • a)hífen, também, impossível.
  • b)armazém, útil, açúcar. 
  • c)têm, anéis, éter.
  • d)há, impossível, crítico.
  • e)pólen, magnólias, nós.
9)Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.

Alternativas:
  • a)juíza – urubú – item – tórax.
  • b)ímã – virús – interíni – nínha.
  • c)polén – lons – paúl – bônus.
  • d)climax – saci – almôço – caráter.
  • e)amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo). 
10)
Dentre os termos porquepor quepor quê e porquê, assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir.

____________você não respondeu a meu chamado?
As crianças não foram hoje à escola ____________?
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.

Alternativas:
  • a)Por que. Por quê. Porquê. Porque. 
  • b)Porque. Porquê. Porquê. Porque.
  • c)Por que. Porque. Por quê. Porquê.
  • d)Porque. Porque. Por quê. Por quê.


OBS.: AS RESPOSTAS FORAM SEM NENHUM ERRO

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