quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EXTRATIVISMO E AGRICULTURA - DESENVOLVIMENTO NA ECONÔMICO NO BRASIL

EXTRATIVISMO
Extrativismo é a retirada de recursos da Natureza pelo homem.
– Extrativismo mineral: é a retirada de minérios do solo ou do subsolo (camada que vem abaixo do solo). Os minérios servem como combustíveis (petróleo), material para construções e ferramentas (ferro), material para produtos elétricos, etc.
O trabalho de extração de minérios chama-se mineração e as pessoas que trabalham na mineração denominam-se mineiros.
– Extrativismo vegetal: coleta de frutos da mata, derrubada de árvores para a obtenção de madeira e celulose, extração de palmito, retirada do látex da seringueira (produto para a fabricação da borracha).
– Extrativismo animal: a pesca e a caça. A pesca pode ser feita com anzol, armadilhas ou redes.
AGRICULTURA
Agricultura é o trabalho de cultivar a terra, plantar e colher. As pessoas que se dedicam à agricultura são chamadas de agricultores ou lavradores.
Os produtos agrícolas podem servir como alimento ou como material a ser transformado pela indústria. Por exemplo, as indústrias transformam o algodão em fios e tecidos, a soja em óleo, o trigo em farinha, etc.
Para obter uma boa produção agrícola, é preciso, entre outros fatores:
– escolher a cultura adequada ao solo e ao clima;
– empregar sementes e mudas de boa qualidade;
– irrigar (molhar) os solos secos e drenar (secar) os solos encharcados;
– usar adubos adequados ao solo, quando necessário;
– não fazer queimadas entre os plantios para não destruir a camada fértil do solo;
                                                                                                             
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL EXTRATIVISMO E AGRICULTURA

INTRODUÇÃO 

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
           
SETOR PRIMÁRIO 

O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca e pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

SETOR SECUNDÁRIO

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

SETOR TERCIÁRIO

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicas, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 

Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário