quinta-feira, 7 de abril de 2016

A MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O processo de aprendizagem é muito complexo porque envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Sendo assim, devemos entender a importância em adquirir determinados conceitos e movimentos que irão viabilizar e facilitar todo o processo de aprendizagem nesse período da educação infantil, facilitando a aprendizagem da leitura e da escrita.
Na maioria das vezes, quando a criança apresenta uma dificuldade de aprendizagem, a causa do problema não está relacionada ao nível escolar que está frequentando no momento, mas está relacionada ao fato de ter havido alguma falha no início desse processo, que é iniciado na educação infantil.
As habilidades básicas são condições mínimas para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora que é tão importante no processo de ensino-aprendizagem.
Para que ocorra esse desenvolvimento psicomotor, o professor precisa construir e reconstruir o seu saber, a partir de meios e estratégias para estimular suas crianças no desenvolvimento desse processo.
Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Também é importante trabalhar as percepções e a motricidade ampla e fina.
O educador deve desenvolver atividades significativas com crianças de 0 a 6 anos com o objetivo de promover o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso o professor e demais profissionais que atuam na educação infantil devem conhecer o desenvolvimento das crianças para atuarem de acordo com suas faixas etárias e dentro de seus limites.
Um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não coordena bem seus movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, as habilidades manuais lhe são difíceis, a caligrafia é feia, sua leitura é inexpressiva, não harmoniosa. (MORAIS, 2002)
Um bom trabalho com a motricidade proporciona à criança realizar com facilidade atividades do dia a dia para se tornarem mais independentes, além de passar pelo processo de alfabetização com um desempenho significativo, com mais segurança e destreza.
É muito importante termos conhecimento de que o processo de linguagem escrita na criança não se inicia na alfabetização. Sendo assim, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos com o corpo todo, e consequentemente com as mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para usar a motricidade fina com o uso do lápis, entre outros.


TRABALHAR COM ARGILA DESENVOLVE MUITAS HABILIDADES PSICOMOTORAS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartão Natal