quarta-feira, 4 de maio de 2016

Av2 - Pedagogia - Ensino de História e Geografia

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1)- Sobre o conceito de alfabeto cartográfico, considere: 

a)Os elementos como: reta, polígono e curvas representam o alfabeto cartográfico, sendo que combinados resultam em um mapa. 
b)O alfabeto cartográfico em nada se difere no alfabeto comum. 
c) É composto por três elementos:ponto, linha e área. 
d)Para trabalhar com o alfabeto cartográfico, o professor pode utilizar atividades como o "cobra cega". 

2)A escala é de extrema importância para que o aluno consiga realizar a interpretação geográfica a partir de mapas: 
a)Sendo assim, a professora do ensino fundamental I, não precisará estimular seus alunos com assuntos geográficos que envolvam a cartografia. 
b)A Cartografia é uma prática em que se envolve apenas a cópia e leitura não analítica dos mapas. 
c)Por esse motivo iniciar algumas noções desde a 1° ano do Ensino Fundamental I, contribui para que a criança possa trabalhar mais facilmente com as escalas nas séries mais avançadas. 
d)A escala é um conteúdo que deve ser trabalho apenas no 7° ano do Ensino Fundamental II, sendo assim, o professor do Ensino Fundamental I não deve estimular seus alunos com a leitura e interpretação de mapas. 

3)- Sobre a relação da Geografia com as demais ciências, considere: I- Para o desenvolvimento da orientação espacial é interessante nas escolas onde há o profissional de Educação Física, que seja feito um trabalho conjunto. II- A História e a Geografia são ciências próximas, mas com objetos de estudo diferentes. III- Embora a Geografia esteja sempre associada à Cartografia, esta é uma ciência à parte.  

a)Apenas I correta. 
b)I, II corretas. 
c)I, II, II corretas. 
d)Todas estão incorretas. 

4)É sabido que a Alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos: 

a)imagem, escala, orientação, rosa dos ventos, coordenadas UTM, coordenadas geográficas. 
b)projeção de Mercator apenas, coordenadas UTM, imagens de satélite, arquivo raster, proporção. 
c)projeção, satélite receptor, alfabeto cartográfico, escala e orientação. d)projeção,imagem bidiomensional/tridiomensional, codificação/decodificação,alfabeto cartográfico, proporção, escala e orientação. 

5)Sobre os mapas, analise e assinale a alternativa correta. I-O trabalho com escala é um tanto complexo para as crianças, por este motivo, deve-se evitar. II-A codificação envolve a criação de símbolos para o que se quer representar. III- Nos mapas, os símbolos constam em legendas com seus respectivos significados.  

a) I e III. 
b) II e III. 
c)Apenas III. 
d)Apenas III.

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