Questão 1
Nota: Não gerada
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
Cada uma das teorias do desenvolvimento: inatista ou ambientalista, apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação.As expressões a seguir apresentam, na sua origem, concepções de desenvolvimento humano e a abordagem teórica de desenvolvimento correspondente:
I. ( ) "A criança é como uma folha de papel em branco." - Ambientalista
II. ( ) "Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto." - Inatista
III. ( ) "José é muito inteligente, puxou ao pai." – Ambientalista
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
- 1 -apenas a I é verdadeira.
- 2 -I e II apenas são verdadeiras.
- 3 -I e III apenas são verdadeiras.
- 4 -II e III apenas são verdadeiras.
- 5 -apenas a III é verdadeira.
Sua resposta
2 -
I e II apenas são verdadeiras.
Questão 2
Nota: Não gerada
A Psicologia contribui para a compreensão do desenvolvimento e dos processos de aprendizagem do ser humano. A Psicologia da Educação é uma área de atuação da Psicologia e tem a finalidade de
Alternativas
- 1 -compreender que o pensamento humano é formado pelas aptidões geneticamente determinadas.
- 2 -explicar porque, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos baseados em intuições.
- 3 -utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.
- 4 -planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança, relativos à educação sexual e da mulher, nos cuidados com a gravidez e com os filhos.
- 5 -organizar atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.
Sua resposta
3 -
utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.
Questão 3
Nota: Não gerada
Na Psicologia da Educação existem vários paradigmas sobre a aprendizagem que influenciam muito a educação, destacando-se: Psicologia Cognitiva, Behaviorismo, Psicologia Humanista, Psicanálise e Psicologia Histórico-Cultural. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conforme segue:
1. Psicologia cognitiva
2. Behaviorismo
3. Psicologia humanista
4. Psicanálise
5. Psicologia histórico-cultural
( ) corrente europeia da Psicologia, traz para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade.
( ) segundo essa abordagem americana da Psicologia, cabe aos educadores organizar aquilo que denominam como contingências (relações entre estímulos ambientais e comportamentos) favoráveis para a manifestação de comportamentos funcionais (aqueles que funcionam bem por possibilitar o melhor ajuste possível entre a pessoa e os ambientes em que ela vive).
( ) corrente que traz muitas colaborações para a Educação, uma vez que se debruça sobre a maneira como as pessoas em diferentes idades e sob diversas e diferentes circunstâncias fazem para coletar informações, trabalhar essas informações, produzir e aprender respostas para solucionar problemas e adaptar-se aos ambientes.
( ) sua importância para a Educação parte da ideia de que a relação histórico-dialética de transformação mútua entre homem e ambiente, cujo objetivo último é a manutenção da vida do homem, não seria uma relação direta, mas sim mediada por ferramentas culturais (tecnologias) e instrumentos psicológicos (linguagem) que aprendemos a usar graças à internalização provocada pela intervenção cultural.
( ) sua principal colaboração para a Educação é a ideia de que a escola deve favorecer a autorrealização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas
- 1 -1-2-3-4-5.
- 2 -5-4-3-2-1.
- 3 -2-4-5-1-3.
- 4 -4-2-1-5-3.
- 5 -2-4-1-5-3.
Sua resposta
4 -
4-2-1-5-3.
Questão 4
Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, estudadas pela Psicologia da Educação, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Para a abordagem interacionista, o ser humano não é produto apenas de seus genes nem produto apenas dos estímulos do ambiente. Ele é uma construção de ambos.
( ) As teorias interacionistas da Psicologia abordam a questão do desenvolvimento humano, dando explicações ao processo por conta da ênfase dada somente ao fator biológico.
( ) Para a abordagem interacionista, é na interação entre crescimento orgânico e estímulos ambientais, que o ser humano se desenvolverá nas dimensões Físico-Perceptiva, Cognitiva, Linguística, Social e da Personalidade, todas interdependentes.
( ) Por aprendizagem entende-se que é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, de acordo com a Psicologia da Educação.
( ) Aprendizagem é um complexo processo neuropsicológico que não envolve mais nenhum outro processo, como percepção, atenção, memória, motivação.
Alternativas
- 1 -V-V-V-F-F.
- 2 -V-F-V-F-V.
- 3 -V-F-V-V-F.
- 4 -F-F-V-V-F.
- 5 -F-V-F-V-F.
Sua resposta
3 -
V-F-V-V-F.
Questão 5
Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas a Psicologia, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O "pai" da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt.
( ) Charles Darwin foi o fundador da Psicologia experimental.
( ) Sigmund Freud é considerado o pai da Psicologia histórico-cultural.
( ) O termo Psicologia é derivado do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo).
Alternativas
- 1 -V-V-F-F.
- 2 -V-F-V-F.
- 3 -V-F-F-V.
- 4 -F-V-F-V.
- 5 -F-F-V-V.
Sua resposta
3 -
V-F-F-V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário