Questão 1
Nota: Não gerada
Esta corrente teórica da Psicologia tem como um de seus fundamentos a existência do Inconsciente enquanto região mental que contém diversos conteúdos aos quais não temos acesso, mas que influenciam nossos comportamentos. Busca compreender o funcionamento psíquico e os processos inconscientes que influenciam a conduta normal ou patológica do indivíduo. Assinale a alternativa que representa esta teoria
Alternativas
- 1 -Behaviorismo.
- 2 -Psicologia humanista.
- 3 -Psicologia cognitiva.
- 4 -Psicanálise.
- 5 -Construtivismo.
Sua resposta
4 -
Psicanálise.
Questão 2
Nota: Não gerada
Segundo Piaget, a criança nasce com um conjunto de mecanismos sensório-motores, os quais comportam funções e estruturas. As funções consistem nos modos biologicamente herdados de interação do indivíduo com o ambiente, e, entre elas, duas são básicas: a função de organização e a função de adaptação. Ao longo do desenvolvimento, enquanto as funções permanecem inalteradas, as estruturas se inserem num movimento ininterrupto de mudanças. Esse movimento de passagem é designado como processo
Alternativas
- 1 -de acomodação.
- 2 -de maturação.
- 3 -de equilibração.
- 4 -da centralização.
- 5 -reflexo.
Sua resposta
3 -
de equilibração.
Questão 3
Nota: Não gerada
A teoria histórico-cultural de Vigotski é baseada no pressuposto de que a qualidade do trabalho pedagógico está relacionada com as interações sociais que são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social e tenha um aprendizado.Do ponto de vista de Vigotski, que papel desempenha o educador, aqui compreendido como: pais, professores, parceiros mais experientes, no processo de desenvolvimento?
Alternativas
- 1 -Explorador.
- 2 -Detentor do conhecimento.
- 3 -Mediador.
- 4 -Transmissor de conteúdo.
- 5 -Amigo.
Sua resposta
3 -
Mediador.
Questão 4
Nota: Não gerada
Segundo Skinner, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. O comportamento que tem como consequência um estímulo que afeta sua frequência é chamado
Alternativas
- 1 -reflexo.
- 2 -reforçado.
- 3 -secundário.
- 4 -operante.
- 5 -condicionado negativamente.
Sua resposta
4 -
operante.
Questão 5
Nota: Não gerada
Para Freud, na sua teoria do desenvolvimento psicossexual, a gratificação passa por uma série ordenada de fases: oral, anal, fálica, latência e genital, definidas em termos de partes do corpo que as pessoas usam para satisfazer seus impulsos. Analise as sentenças abaixo sobre as fases do desenvolvimento psicossexual e assinale a alternativa correta.
Alternativas
- 1 -Na fase fálica, a atenção da criança dirige-se da zona oral para a zona anal, acompanhando a maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres (2-3 anos de idade).
- 2 -Na fase de latência, a libido concentra-se nos órgãos genitais, sendo uma organização da sexualidade muito próxima àquela do adulto.
- 3 -Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.
- 4 -A fase anal tem sua origem na dissolução do Complexo de Édipo, onde a figura do pai não tem relevância para o filho.
- 5 -A fase genital é o estágio inicial do desenvolvimento libidinal instintual e a satisfação erógena encontra-se na região oral.
Sua resposta
3 -
Na fase oral, a necessidade de satisfação oral pode vir independente da necessidade de alimento, mesmo sem fome, a criança chupa o dedo, leva objetos à boca, porque busca o alívio das tensões internas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário