quinta-feira, 1 de setembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE

O meu foi com sucesso, mas, é possível que tenha erros, não esta confiável o meu sistema, por isso confira antes do envio.

Questão 1

Nota: Não gerada
Criado na década de 1990, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala muito utilizada. Qual a sua função?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso ao ensino superior exclusivamente de Instituições Particulares.
  • 2 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas de pós-graduação oferecidos pelo Governo Federal.
  • 3 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É utilizado para conferir título de conclusão dessa modalidade de ensino a todos os alunos do 3º ano.
  • 4 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.
  • 5 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a cursos tecnológicos exclusivamente de Instituições Particulares.

Sua resposta

4 -
Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala que visa avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Sobre o ENEM, analise as sentenças, a seguir, como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
( ) Foi criado em 1998 com a proposta de se tornar uma avaliação nacional do ensino médio no Brasil. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismos de seleção para o ingresso no ensino superior.
( ) É aplicada obrigatoriamente a todos os alunos no ano de conclusão do Ensino Médio. Permite controlar o número de alunos que concluem a Educação Básica por ano e a qualidade da formação oferecida pelo sistema público.
( ) É elaborado com base em uma perspectiva disciplinar de Ensino Médio, isto é, de grades disciplinares. Dessa forma, cada questão tem o objetivo de compreender o conhecimento do aluno dentro de uma área específica. 

Alternativas

  • 1 -
    V, F, F, F.
  • 2 -
    V, V, V, F.
  • 3 -
    F, F, F, F.
  • 4 -
    V, V, F, F.
  • 5 -
    V, V, V, V.

Sua resposta

4 -
V, V, F, F.

Questão 3

Nota: Não gerada
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Além desse objetivo, quais sentenças a seguir, também apresentam objetivos e metas do ENADE.
I. Os cursos de graduação são divididos em três áreas de conhecimento que são avaliadas a cada três anos. 
II. Como o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENADE é facultativo aos alunos de graduação. 
III. Avalia o desempenho dos estudantes de graduação com base nos conteúdos previstos nas suas diretrizes curriculares. 
IV. Avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Alternativas

  • 1 -
    I e III apenas.
  • 2 -
    I, III e IV apenas.
  • 3 -
    II e III apenas.
  • 4 -
    I, II e IV apenas.
  • 5 -
    III e IV apenas.

Sua resposta

2 -
I, III e IV apenas.

Questão 4

Nota: Não gerada
O PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em que participam mais de trinta países e que tem influenciado as políticas educacionais mundiais. Qual a sua finalidade?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países subdesenvolvidos, visando angariar recursos para suas populações.
  • 2 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país do continente americano, visando melhorar as condições de estudo destes ótimos alunos.
  • 3 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.
  • 4 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país que compõe a Eurásia, visando melhorar as condições de estudo dos alunos que vivem em pobreza extrema.
  • 5 -
    Avaliar e comparar a cada cinco anos conhecimentos, habilidades e competências escolares produzidas por alunos na faixa etária dos 10 anos ao redor do mundo.

Sua resposta

3 -
Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.

Questão 5

Nota: Não gerada
A avaliação institucional constitui a autoavaliação ou avaliação interna da unidade escolar e tem como fim nortear ações futuras com vistas à implementação e aprimoramento do ensino. Além disso, pode-se afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A Avaliação Institucional deve relegar a participação da comunidade escolar no processo educacional e desresponsabilizar os envolvidos nas decisões escolares.
  • 2 -
    A Avaliação Institucional deve acobertar as fragilidades da escola e esquivar-se de alternativas para enfrentá-las, alimentando a tomada de decisão, de autoconhecimento, exercício da autonomia e identidade escolar.
  • 3 -
    A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.
  • 4 -
    A Avaliação Institucional deve discriminar os parâmetros a serem mensurados, classificando a participação de todas as instâncias e atores do processo escolar.
  • 5 -
    A Avaliação Institucional deve descaracterizar o currículo da escola, as instalações e outros elementos da escola como os gestores e dirigentes, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade escolar em geral.

Sua resposta

3 -
A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.

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