segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Conferi antes do envio

Questão 1

Nota: Não gerada
Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.
( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
( ) Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V, V, V, F
  • 2 -
    F, F, V, V
  • 3 -
    F, F, F, V
  • 4 -
    V, V, F, V
  • 5 -
    V, F, V, F

Sua resposta

4 -
V, V, F, V

Questão 2

Nota: Não gerada
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção  educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.

Alternativas

  • 1 -
    integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 2 -
    opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
  • 3 -
    opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 4 -
    integração social - aluno – condições econômicas.
  • 5 -
    opressão – analfabetismo – condições econômicas.

Sua resposta

1 -
integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.

Questão 3

Nota: Não gerada
A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
  • 2 -
    Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
  • 3 -
    Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
  • 4 -
    Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
  • 5 -
    Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Sua resposta

5 -
Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Questão 4

Nota: Não gerada
Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura sofrida a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
Nesse contexto da Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, extintos, dando lugar para:

Alternativas

  • 1 -
    A Conferência Nacional de Educação.
  • 2 -
    O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
  • 3 -
    O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
  • 4 -
    O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
  • 5 -
    O Movimento Nacional de Analfabetos.

Sua resposta

3 -
O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.

Questão 5

Nota: Não gerada
Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
  • 2 -
    Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
  • 3 -
    Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
  • 4 -
    Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
  • 5 -
    Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.

Sua resposta

2 -
Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.

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