Conferi antes do envio
Questão 1
Nota: Não gerada
Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.
( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
( ) Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
- 1 -V, V, V, F
- 2 -F, F, V, V
- 3 -F, F, F, V
- 4 -V, V, F, V
- 5 -V, F, V, F
Sua resposta
4 -
V, V, F, V
Questão 2
Nota: Não gerada
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.
Alternativas
- 1 -integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
- 2 -opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
- 3 -opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
- 4 -integração social - aluno – condições econômicas.
- 5 -opressão – analfabetismo – condições econômicas.
Sua resposta
1 -
integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
Questão 3
Nota: Não gerada
A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:
Alternativas
- 1 -Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
- 2 -Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
- 3 -Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
- 4 -Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
- 5 -Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.
Sua resposta
5 -
Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.
Questão 4
Nota: Não gerada
Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura sofrida a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
Alternativas
- 1 -A Conferência Nacional de Educação.
- 2 -O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
- 3 -O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
- 4 -O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
- 5 -O Movimento Nacional de Analfabetos.
Sua resposta
3 -
O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
Questão 5
Nota: Não gerada
Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:
Alternativas
- 1 -Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
- 2 -Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
- 3 -Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
- 4 -Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
- 5 -Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.
Sua resposta
2 -
Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário