sábado, 18 de fevereiro de 2017

Atividades para alunos com dislexia

Como identificar? 


Por se tratar de um transtorno de linguagem, a dislexia só se manifesta no final da alfabetização e nos primeiros anos escolares (1ª e 2ª ano). A criança começa a apresentar dificuldades inesperadas de aprendizagem de leitura, apesar de ter outras habilidades. 

Feito o diagnóstico, é importante que o professor se junte ao profissional que tratará a criança e, dessa forma, combine uma maneira de aprendizado diferente. A psicoterapeuta de crianças e adolescentes Mirian Barros conta que não é só o psicólogo quem faz o diagnóstico, e sim o conjunto professor, pais, fonoaudiólogo, psicopedagogo etc. 

Quanto mais tarde é feito o diagnóstico, mais a criança fica com a autoestima baixa, podendo ser excluída pelos grupos de amigos, e isso vai acarretando em diversos problemas. Estudos mostram, inclusive, que as taxas de suicídio infantil estão relacionadas à escola e, principalmente, à dislexia, por conta do bullying. Às vezes, até o professor pode influenciar a baixa autoestima, uma vez que não consegue identificar o problema.  

Atividades para alunos com dislexia

Os alunos que possui dislexia deve ser aplicado a letra do alfabeto antes da palavra, por exemplo: "B bola" por que dessa forma o aluno irá conseguir similar fazendo com que o aprendizado aconteça normalmente.

Atividades para alunos com dislexia
Atividades para alunos com dislexia
















Nenhum comentário:

Postar um comentário