1)
Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, faz com que tenhamos melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz.
Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:
Alternativas:
- a)Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
- b)Formação do aluno que pensa individualmente, sem criticidade.
- c)Minimizar as discriminações econômicas e sociais geradas fora da escola.
- d)A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais e os conflitos dialeticamente.Alternativa assinalada
- e)O desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração.
2)
O trabalho sobre questões metodológicas do ensino demonstra a necessidade de o professor trabalhar com diversos tipos de métodos e técnicas de ensino a fim de formar cidadãos, leitores críticos, indivíduos participativos.
Em se tratando de tecnologia, o MEC disponibiliza um portal para apoiar o trabalho do professor através de aulas, vídeos, conteúdos multimídia, links e materiais didáticos, o PORTAL DO PROFESSOR.
Qual das alternativas abaixo contém o objetivo maior que justifica a criação desse portal?
Alternativas:
- a)Favorecer a rapidez no planejamento das aulas.
- b)Contribuir com o processo de formação continuada do professor.Alternativa assinalada
- c)Contribuir com a gestão dos diretores na investigação do trabalho dos professores.
- d)Minimizar a desmotivação dos docentes.
- e)Aprofundar os conhecimentos sobre informática dos docentes.
3)
Leia o trecho a seguir sobre Planejamento, um importante momento da organização do trabalho pedagógico na Educação Básica:
"O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30)".
Assinale a alternativa correta em relação ao planejamento:
Alternativas:
- a)O planejamento ocorre no início do ano letivo e os professores são orientados a elaborar seus planos de ensino, porém isso deve ocorrer num único momento. Revisões e adaptações sempre que necessárias podem ser realizadas.Alternativa assinalada
- b)O planejamento é um documento da escola e não dos professores, deve seguir todas as orientações da LDB e os PCNs.
- c)O planejamento ocorre somente no início do ano letivo e os professores tem total liberdade para elaborar seus planos de ensino, porém sem que ocorram mudanças e alterações no decorrer do ano.
- d)O planejamento é voltado somente para a organização dos conteúdos básicos do currículo adotado.
- e)O planejamento é coletivo, realizado no início do ano, porém o registro dos planos de ensino é individual e segue à risca aquilo que o gestor/diretor determina.
4)
Assinale a alternativa que contêm os níveis de Planejamento de Ensino corretas:
Alternativas:
- a)Plano de Ensino; Avaliação diagnóstica; Recuperação contínua e Recuperação final.
- b)Planejamento do Sistema de Educação; Projeto Político-Pedagógico; Planejamento Curricular; Plano de Curso, Unidade e Aula; Projetos de Ensino; Planejamento Setorial.Alternativa assinalada
- c)Avaliação da Aprendizagem; Plano de Ação, Projeto Político-Pedagógico; Gestão de Pessoas.
- d)Gestão de Recursos disponíveis; Planejamento do Sistema de Educação; Plano de Aula e Recuperação.
- e)Projeto Político Pedagógico; Lei de Diretrizes e Bases; Parâmetros Curriculares Nacionais.
5)
Tendo como base a Taxonomia de Bloom, imagine uma atividade de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental que trabalhe com estudo de Ortografia. As habilidades que serão desenvolvidas nesta sequência didática são:
I. Inferir a partir do contexto as regras ortográficas;
II. Compreender as regularidades ortográficas e a existência de irregularidades ortográficas em Língua Portuguesa;
III. Identificar diferenças entre discurso direto e indireto;
IV. Recorrer às regras para resolução de dúvidas ortográficas.
Assinale a alternativa correta em relação às habilidades corretas:
Alternativas:
- a)Todas estão corretas.
- b)Somente III está correta.
- c)I, III e IV estão corretas.
- d)Somente IV está correta.
- e)I, II e IV estão corretas.Alternativa assinalada
Nenhum comentário:
Postar um comentário