1)
Quando pensamos o planejamento da metodologia do trabalho, estamos nos referindo à:
I. Estratégias mais adequadas para cada grupo;
II. Planejamento cooperativo;
III. Rotinas e regras de convivência;
IV. Formas de trabalho individual e em grupo, coletivas.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:
Alternativas:
- a)Somente II está correta.
- b)I e III estão incorretas.
- c)Todas estão incorretas.
- d)II, III e IV estão corretas.
- e)Todas estão corretas.Alternativa assinalada
2)
Os objetivos de ensino podem ser denominados de específicos: alcançados em curto prazo, portanto, menores e mais concretos; e gerais: alcançados em longo prazo, portanto, mais amplos e abstratos.
Marque a resposta correta que contém um exemplo de objetivo específico e geral respectivamente:
Alternativas:
- a)Desenvolver visão crítica acerca do papel docente na sociedade - Comparar planos de curso, unidade e aula.
- b)Identificar as espécies animais - Transformar realidades sociais e construir um mundo mais justo e melhor para vivermos.Alternativa assinalada
- c)Diferenciar as doenças sexualmente transmissíveis - Identificar as formas de prevenção.
- d)Desenvolver a consciência acerca da importância da cidadania planetária - Diferenciar os tipos de poluição e de lixo.
- e)Descrever as técnicas de ensino - Listar os tipos de instrumentos de avaliação.
3)
Ensinar exige respeito à autonomia e ao saber do educando; exige criticidade, disponibilidade ao diálogo, bem como o reconhecimento e a assunção da identidade cultural (FREIRE, 1996).
Fundamentado na perspectiva libertadora da educação, os conteúdos de ensino são trabalhados em sala de aula de forma:
Alternativas:
- a)Fragmentada.
- b)Contextualizada.Alternativa assinalada
- c)Racional.
- d)Filosófica.
- e)Universalista.
4)
O Planejamento faz com que o homem organize sua ação para obter o resultado desejado. Portanto, é a base para a ação sistemática educativa. Para que haja efetiva aprendizagem, o professor deve preparar sua aula baseado num conjunto de procedimentos ligados diretamente à sua competência técnica e ao seu compromisso. Dentre essas ações que demonstram saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador, podemos citar:
I. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos;
III. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado;
IV. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo;
V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.
Assinale a alternativa correta, referente às ações citadas:
Alternativas:
- a)Todas estão corretas.
- b)I e V estão corretas.Alternativa assinalada
- c)Somente II está incorreta.
- d)I, III e IV estão corretas.
- e)II e V estão corretas.
5)
A avaliação precisa adquirir sua real importância no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são:
( ) Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados;
( ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado;
( ) Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem;
( ) Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua;
( ) Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas:
- a)V, F, V, V, V.
- b)V, F, F, F, V.
- c)F, V, V, F, V.
- d)F, V, V, V, F.Alternativa assinalada
- e)V, V, V, F, F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário