sábado, 4 de março de 2017

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Classificadores e Formação de Palavras

1)
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) apresenta características gramaticais próprias, dentre estas, os classificadores. Assim como em outras línguas do mundo, os classificadores em línguas de sinais têm como finalidade:

Alternativas:
  • a)
    Classificar a língua como superior.
  • b)
    Identificar a direção do falante.
  • c)
    Auxiliar na conjugação verbal.
  • d)
    Indicar a que grupo um referente pertence.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Classificar a língua como inferior.
2)
Considerando a orientação da palma da mão como determinante para o uso de classificadores em Línguas de Sinais, visto que sua alteração modifica o sentido do sinal executado, assinale a alternativa em que há mudança desta categoria:

Alternativas:
  • a)
    Porta e parede.
  • b)
    Copo e garrafa.
  • c)
    Cano fino e cano largo.
  • d)
    Carro e caminhão.
  • e)
    Carro e moto.
    Alternativa assinalada
3)
O classificador denominado Especificador de Tamanho e Forma (ETF) na maioria das vezes assume o lugar de uma classe gramatical específica. Qual classe gramatical é esta?

Alternativas:
  • a)
    Artigo.
  • b)
    Pronome.
  • c)
    Preposição.
  • d)
    Verbo.
  • e)
    Adjetivo.
    Alternativa assinalada
4)
Alguns autores acreditam que determinadas configurações de mãos, como mão plana e mão em pinça não deveriam ser consideradas como representantes de uma classe de entidade, visto que representam suas características físicas, assim podem ser considerados sinais:

Alternativas:
  • a)
    Icônicos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Abstratos.
  • c)
    Simbólicos.
  • d)
    Específicos.
  • e)
    Indicativos.
5)
O classificador de manuseio pode ser subdividido em três tipos: segurar, tocar e instrumental. Para cada exemplo a seguir, indique S para segurar, T para tocar e I para instrumental:
(  ) Digitar.
(  ) Carregar uma sacola.
(  ) Segurar uma xícara.
(  ) Recortar .
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    T, S, S, I.
    Alternativa assinalada
  • b)
    S, S, T, I.
  • c)
    T, T, S, I.
  • d)
    I, I, S, T.
  • e)
    I, T, T, S.

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