Av 1 - Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental e Médio

1)
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96, os objetivos para a educação básica (ensino fundamental) são:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV. o desenvolvimento da capacidade de lidar com as inovações tecnológicas, de forma técnica, dominando os valores mercadológicos.
V. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Quais afirmativas estão corretas? 

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas corretas são I, II, IV.
  • b)
    As afirmativas corretas são I, III, V.
  • c)
    As afirmativas corretas são II, III, IV, V.
  • d)
    As afirmativas corretas são I, II, III, V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    As afirmativas corretas são I, III, IV, V.
2)
"O _________________________________ foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do _________________________ para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios".
Fonte: http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: 01 de mai. de 2016.
Assinale a alternativa cujo enunciado completa corretamente as lacunas acima:

Alternativas:
  • a)
    Programa Universidade para Todos – ProUni.
  • b)
    Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    Alternativa assinalada
  • c)
    Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
  • d)
    Provinha Brasil.
  • e)
    Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
3)
Com relação às modalidades, a LDB atual apresenta também na Educação Básica, de forma transversal, a Educação Especial e a Educação a Distância.
Em relação à Educação Especial, o que foi incluído no documento em 2013 por meio da lei n. 12.796?

Alternativas:
  • a)
    Educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Educação escolar que reconhecendo os "alunos excepcionais" integrantes, dentro do possível, no sistema geral de educação, onde estão incluídos tanto os serviços educacionais comuns como os especiais.
  • c)
    A "educação de excepcionais" como educação escolar. Sem abandonar a visão terapêutica de prestação de serviços às pessoas com deficiência e elegeram os aspectos corretivos e preventivos dessas ações.
  • d)
    O Ministério da Educação adota o termo "portadores de necessidades educacionais especiais" – PNEE ao se referir a alunos que necessitam de educação especial.
  • e)
    O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino".
4)
De acordo com a LBD atual, Resolução n. 2 de 30/01/2012, são também conteúdos obrigatórios para o Ensino Médio:
I - ___________________, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante (Lei nº 11.161/2005);
II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares: _____________________ (Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica); ____________________, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso); ___________________ (Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental); ______________________ (Lei nº 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro); _______________________ (Decreto nº 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3).
Assinale a alternativa com a sequência das palavras corretas: 

Alternativas:
  • a)
    Língua francesa; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação indígena; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
  • b)
    Língua inglesa; educação alimentar e nutricional; educação infantil; educação para o trânsito; educação ambiental; educação em direitos humanos.
  • c)
    Língua espanhola; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação ambiental; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Língua espanhola; educação de primeiros socorros; processo de envelhecimento; educação militar; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
  • e)
    Língua francesa; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação ambiental; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
5)
De acordo com as metas da Lei nº 13.005/2014 (Lei do PNE), faça a correspondência da forma adequada:
(1) Educação infantil
(2) Ensino fundamental
(3) Ensino médio
(4) Educação especial
(5) Tempo integral
( ) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, cinquenta por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, vinte e cinco por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.
( ) universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.
( ) universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos e garantir que pelo menos noventa e cinco por cento dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
( ) universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
( ) universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento.
Assinale a sequencia correta de cima para baixo: 

Alternativas:
  • a)
    1, 3, 5, 2, 4.
  • b)
    2, 4, 5, 1, 3.
  • c)
    5, 1, 2, 4, 3.
    Alternativa assinalada
  • d)
    4, 3, 5, 2, 1.
  • e)
    5, 3, 2, 1, 4.