Av 2 - PED - 6 Sem - Ensino da Educação Física Escolar

Conferir antes do envio

1)
A educação física escolar no Brasil apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Em seu início nas escolas, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas? Alternativas:
  • a) Esporte
  • b) Ginástica
  • c) Dança
  • d) Jogo
  • e) Lutas e expressão corporal
2)
A busca de uma compreensão de nossa motricidade remonta desde a pré-história e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, a sociedade ocidental grega dava qual enfoque a Educação Física?

Assinale a alternativa correta.Alternativas:
  • a) O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado
  • b) As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura
  • c) O culto ao belo não era o padrão cultural dessa sociedade
  • d) A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo
  • e) O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico
3)
A Educação Física Escolar tal como a concebemos hoje tem suas raízes na Europa - fins do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996). 
SOARES , C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996. 
Com base nesta temática, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

(  ) Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições. 
(  ) A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral. 
(  ) Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.

Assinale a alternativa que possui a sequência correta:Alternativas:
  • a) V, V e F
  • b) V, V e V
  • c) V, F e V
  • d) F, V e V
  • e) F, F e F
4)
Leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão referente à estruturação de planos de aula em Educação Física escolar para Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental. 

“Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra” (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).

De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:Alternativas:
  • a) Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda
  • b) Melhorar o condicionamento físico (resistência cardiorrespiratória) por meio de brincadeiras diferentes e contínuas sobre essa habilidade
  • c) Executar saltos com a corda, o maior número de vezes e em diferentes atividades, visando entender como essa habilidade é realizada por meio da repetição
  • d) Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento
  • e) Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto
5)
Podemos afirmar, que planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. São eles:Alternativas:
  • a) O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que ele quer alcançar
  • b) Os materiais que ele vai utilizar e o conteúdo a ser aplicado
  • c) As atividades que ele vai aplicar e as formas de avaliação
  • d) A forma de avaliação e os materiais a serem utilizados
  • e) A descrição da atividade e os conteúdos a serem aplicados