quinta-feira, 6 de abril de 2017

Av1 - PED - Lic - Ensino de Matemática

1)
O trabalho com a Resolução de Problemas implica em selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular os alunos a participar ativamente das atividades. Uma das principais ideias dessa alternativa pedagógica é que os alunos:

Alternativas:
  • a)
    trabalhem com exercícios mecânicos.;
  • b)
    aprendam Matemática para resolver problemas;
  • c)
    aprendam algoritmos;
  • d)
    trabalhem individualmente;
  • e)
    aprendam Matemática resolvendo problemas;
    Alternativa assinalada
2)
De acordo com texto da psicopedagoga Clara Geni Berlin, intitulado "Repensando a Matemática: preparo docente precisa tornar-se elemento de compreensão do mundo", a Matemática que os alunos aprendem na escola deve dar acesso a:

Alternativas:
  • a)
    listas de procedimentos;
  • b)
    novos meios de pensar;
    Alternativa assinalada
  • c)
    aprendizagem de técnicas;
  • d)
    regras complexas;
  • e)
    novas fórmulas.
3)
Ao obter algum sucesso na resolução de exercícios matemáticos observando um exemplo resolvido é possível que, mesmo percebendo a estrutura do algoritmo presente na resolução, não se compreenda o conceito presente e nem a lógica desse algoritmo. O que se requer do aluno para que ele aprenda Matemática?

Alternativas:
  • a)
    Interesse, investigação e reflexão.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Ficar em silêncio.
  • c)
    Memorizar resultados, algoritmos e fórmulas.
  • d)
    Ler a teoria.
  • e)
    Copiar todo o conteúdo no caderno.
4)
No ensino da Matemática voltado a criação e a construção do conhecimento, em que velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática tida como pronta e acabada não existem, qual papel o aluno deve ocupar?

Alternativas:
  • a)
    Mediador
  • b)
    Ouvinte
  • c)
    Receptor de conhecimento
  • d)
    Protagonista de sua aprendizagem
    Alternativa assinalada
  • e)
    Indivíduo passivo do processo
5)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas, o professor tem o papel de orientar e o aluno a de resolver o problema como um todo. Nessa perspectiva, quando um problema cumpre seu papel na sala de aula?

Alternativas:
  • a)
    Quando é trabalhado em várias aulas.
  • b)
    Quando ele possui uma única resposta correta.
  • c)
    Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Quando se esgota o assunto matemático em uma única aula.
  • e)
    Quando o aluno não consegue resolvê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário