1)
O trabalho com a Resolução de Problemas implica em selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular os alunos a participar ativamente das atividades. Uma das principais ideias dessa alternativa pedagógica é que os alunos:
Alternativas:
- a)trabalhem com exercícios mecânicos.;
- b)aprendam Matemática para resolver problemas;
- c)aprendam algoritmos;
- d)trabalhem individualmente;
- e)aprendam Matemática resolvendo problemas;Alternativa assinalada
2)
De acordo com texto da psicopedagoga Clara Geni Berlin, intitulado "Repensando a Matemática: preparo docente precisa tornar-se elemento de compreensão do mundo", a Matemática que os alunos aprendem na escola deve dar acesso a:
Alternativas:
- a)listas de procedimentos;
- b)novos meios de pensar;Alternativa assinalada
- c)aprendizagem de técnicas;
- d)regras complexas;
- e)novas fórmulas.
3)
Ao obter algum sucesso na resolução de exercícios matemáticos observando um exemplo resolvido é possível que, mesmo percebendo a estrutura do algoritmo presente na resolução, não se compreenda o conceito presente e nem a lógica desse algoritmo. O que se requer do aluno para que ele aprenda Matemática?
Alternativas:
- a)Interesse, investigação e reflexão.Alternativa assinalada
- b)Ficar em silêncio.
- c)Memorizar resultados, algoritmos e fórmulas.
- d)Ler a teoria.
- e)Copiar todo o conteúdo no caderno.
4)
No ensino da Matemática voltado a criação e a construção do conhecimento, em que velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática tida como pronta e acabada não existem, qual papel o aluno deve ocupar?
Alternativas:
- a)Mediador
- b)Ouvinte
- c)Receptor de conhecimento
- d)Protagonista de sua aprendizagemAlternativa assinalada
- e)Indivíduo passivo do processo
5)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas, o professor tem o papel de orientar e o aluno a de resolver o problema como um todo. Nessa perspectiva, quando um problema cumpre seu papel na sala de aula?
Alternativas:
- a)Quando é trabalhado em várias aulas.
- b)Quando ele possui uma única resposta correta.
- c)Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.Alternativa assinalada
- d)Quando se esgota o assunto matemático em uma única aula.
- e)Quando o aluno não consegue resolvê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário