domingo, 7 de maio de 2017

Av2 - PED - Lic - Ensino de Matemática

1) Algumas das tarefas do professor ao preparar uma aula são selecionar um ou mais conteúdos e pensar na estratégia de apresentação e investigação deste(s) conteúdo(s). As tarefas do professor culminam no processo de avaliação que deve ocorrer:

Alternativas:

a) ao final de um período determinado;
b) no início de cada aula;
c) ao final de cada aula;
d) no início de um período determinado;
e) antes, durante e após a aula trabalhada. (Alternativa correta)

2) Ao conduzir aulas nas séries iniciais por meio de jogos, é esperado que quando a criança joga, ela imagine o ponto de vista do seu adversário, tome decisões quanto as suas jogadas, compreenda suas intenções ao realizar uma ou outra jogada e se expresse para explicar uma ação ou apenas trocar informações.

Nesse contexto, avalie as sentenças a respeito das possíveis contribuições dos jogos para a aprendizagem.

I. Memorização de algoritmos.

II. Descentralização e desenvolvimento da linguagem.

III. Criatividade e raciocínio dedutivo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III (Alternativa correta)
e) I, II e III

3) A Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas estão entre as diferentes alternativas pedagógicas para o ensino de Matemática. Qual das características descritas a seguir é comum a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas?

Alternativas:

a) Investigação de um tema do interesse dos alunos. (Alternativa correta)
b) Construção de um modelo matemático da situação em estudo.
c) Encontrar uma estratégia vencedora.
d) Determinar uma relação com a Histórica da Matemática.
e) O caráter lúdico.

4) Uma maneira de tornar acessíveis conhecimentos que só existem enquanto ideia, como o conceito de número, ou até mesmo como forma de provocar o interesse do aluno, os materiais manipuláveis, tais como ábaco, cartaz de valor-lugar, material dourado, tangram e outros, são utilizados. O material dourado e o cartaz de valor-lugar podem, respectivamente, auxiliar o aluno na ideia de:

Alternativas:

a) trocas hierárquicas e valor posicional; (Alternativa correta)
b) numeral e trocas hierárquicas;
c) valor posicional e numeral;
d) algarismo e valor posicional;
e) trocas hierárquicas e algarismo.

5) No estudo comparativo dos sistemas de numeração é possível constatar a supremacia do sistema indo-arábico e a resistência do povo europeu em adotá-lo. Com essa abordagem histórica a respeito dos sistemas de numeração é possível trabalhar com os alunos qual dos temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)?

Alternativas:

a) Orientação sexual
b) Pluralidade cultural (Alternativa correta)
c) Meio ambiente
d) Saúde
e) Ética

Nenhum comentário:

Postar um comentário