terça-feira, 22 de agosto de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

1)
Atualmente na escola pública a gestão pode ser entendida como um processo coletivo permeado pela dialogicidade. A dialogicidade possibilita aos colaboradores da instituição condições de trabalhar e expor suas ideias, criando um espaço no qual até os conflitos possam se dissipar. Ainda pautada nessas reflexões, é importante considerar que:
I) A gestão ultrapassa o conceito de administração, busca participação, trabalho em equipe, autonomia, valorização do humano e do sensível.
II) Liderar a gestão em uma instituição de ensino público, pressupõe que o diretor apoie uma equipe formada por pessoas com características diferentes.
III)Gestão escolar consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros com a finalidade de legitimar produção, produtividade e eficiência.
IV) É importante ao diretor dar autonomia e poder de decisão aos seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidade e compromisso.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas as proposições I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas a proposição IV está Correta,
  • e)
    Todas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
2)
A educação que acontece na escola, ou seja a educação formal, unindo o processo de ensino e de aprendizagem deve partir da atitude investigativa do professor. Na LDB n.9394/96, consta que os professores tornam-se responsáveis pelo incentivo durante a construção do conhecimento de seus alunos. É atribuição do professor, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino no qual ele participa. Também consta que cabe ao professor preocupar-se com a elaboração e cumprimento do plano de trabalho docente, zelando inclusive pela aprendizagem dos alunos. Ainda no que se refere aquilo que consta na lei é importante destacar que cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Responsabilizar-se por todas atitudes ou comportamentos de indisciplina realizado pelos alunos em sala de aula, 
  • b)
    Participar integralmente na escola, dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e recuperação, 
  • c)
    Planejar atividades interdisciplinares desmotivando os alunos a participarem de avaliações individuais,
  • d)
    Favorecer a evasão diante da demonstração de pouco interesse pelos estudos, dada pelos alunos,
  • e)
    Realizar o encaminhamento metodológico reforçando a consciência ingênua dos alunos e sua submissão. 
3)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, se tornou responsável pela estrutura de sustentação que auxilia na organização dos sistemas de ensino e funcionamento da educação escolar no Brasil. A LDB nº 9394/96 apresenta dentre seus objetivos a necessidade de organizar e orientar os fundamentos, princípios, finalidades e objetivos para a educação. Sobre a educação é importante confirmar que:
I) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Ensino Superior.
II) A educação infantil tem como finalidade complementar a ação da família, auxiliando no desenvolvimento integral da criança.
III) A educação inclusiva acolhe as crianças com idade escolar a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.
IV) A educação básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
V) É previsto que até a conclusão do ensino médio o aluno esteja habilitado para atuar em qualquer área profissionalmente.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e III estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
4)
A legislação que regulamenta o sistema de ensino contribui para a estruturação de políticas educacionais que consigam dar conta das necessidades da escola. Política se refere a um plano, um programa que ajuda a definir como a educação deve orientar-se para assegurar aos alunos uma formação adequada às novas exigências sociais. 
Na sequência considere ( V ) para Verdadeiro e ( F) para Falso.
I) ( ) Importante considerar a lei como elemento que contribui para a existência social, favorecendo a alienação.
II) ( ) legislação implica em apropriação da realidade política por meio de imposição de regras tornadas exclusiva para os mais fracos.
III) ( ) toda pessoa obedece as leis pautada no ordenamento jurídico e legítimo, baseado no poder.
IV) ( ) A Constituição define a educação como dever do Estado e da família.
V) ( ) A LDB n. 9394/96, trata a organização da educação nacional definindo competências do Município, Estado e União.
Após análise podemos considerar que a letra____ é a correta:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – V – F
  • b)
    F – V – F – V – V
  • c)
    F – F – V – V – V
  • d)
    F – F – V – V – V
  • e)
    V – V – F – F – F
5)
Os documentos da escola, são elaborados na tentativa de garantir a expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar que orienta a ação educativa. Além disso, tais documentos devem indicar a concepção de educação, os princípios constitucionais e a legislação que ampara o trabalho na escola. Dando sequência, relacione os documentos indicados na coluna, seguindo sua complementação mais coerente:
(1) Planejamento do trabalho docente,
(2) Regulamento Interno da escola,
(3) Projeto Político Pedagógico,
(4) Regimento Escolar,
( ) levantamento situacional, conceitual,operacional,
( ) descreve ação educativa da sala de aula,
( ) apresenta normas disciplinares aos alunos,
( ) estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar,
Após análise, é correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    3 – 1 – 2 – 4
  • b)
    2 – 4 – 3 – 1
  • c)
    1 – 2 – 3 – 4
  • d)
    4 – 1 – 2 – 3
  • e)
    1 – 2 – 2 – 3

Conferi antes do envio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário