sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Era Vargas - Exercícios

  1. A Era Vargas é o período da história nacional em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas. A alternativa que corresponde corretamente à data do período citado é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: 1930-1945
  2. Vargas chegou ao poder por meio de diversas conspirações, após sua derrota nas Eleições de 1930 para o candidato:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Júlio Prestes
  3. A tomada do poder por Vargas e o consequente fim da República Oligárquica é geralmente denominada:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Revolução de 30
  4. Uma característica próxima e marcante do período conhecido como Era Vargas é perceptível ao analisarmos o seguinte aspecto:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A centralização da política na figura do presidente, principalmente nos anos finais do período, o que lembrava características de regimes totalitários europeus.
  5. Um marco importante durante o Governo Constitucional foi a 3ª Constituição Brasileira, na qual ficaram garantidos direitos essenciais para o pleno exercício da democracia. Qual dos direitos abaixo implica diretamente na ruptura com a República Oligárquica?
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Voto secreto
  6. A Lei de Nacionalização do Trabalho, instituída logo após a tomada do poder por Vargas, dizia que as fábricas deveriam ter 2/3 de trabalhadores nacionais. Tal lei beneficiava o regime varguista, uma vez que
    Sua resposta: 
    Resposta correta: evitava a propagação de ideias de caráter revolucionário, como o anarquismo e o comunismo, com a limitação da presença de imigrantes.
  7. O pretexto para a implementação do Estado Novo resulta na divulgação do Plano Cohen, anterior a ele um episódio que possivelmente ajudou a propagar a necessidade de uma ruptura democrática foi:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A Intentona Comunista de 1935
  8. A Consolidação das Leis Trabalhistas foi um marco da Era Vargas que ocorreu durante:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: O Estado Novo
  9. A entrada do Brasil no conflito que marcou o século XX exerceu grandes impactos dentro da sociedade brasileiras. Entre os afetados estão os chamados Soldados da Borracha, que tinha como objetivo
    Sua resposta: 
    Resposta correta: garantir matéria-prima para os Aliados durante a campanha do Brasil no conflito.
  10. A alternativa que melhor descreve o fim da Era Vargas é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A contradição existente entre o combate às ditaduras fascistas europeias e a vivência de um regime semelhante em território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário