terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Qual alternativa abaixo identifica as ações da segunda etapa da MP (Metodologia da Problematização) ?

Alternativas:
  • a)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente dos critérios, somente os aspectos que não serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • b)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
    Alternativa assinalada
  • c)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • d)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir pontos importantes da reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • e)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente de critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
2)
A Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez é a nomenclatura dada por Berbel desde 1995 para denominar uma alternativa metodológica que procura problematizar a realidade, ou um recorte dela, com vistas à sua transformação, em algum grau. O Arco de Maguerez, utilizado na Metodologia da Problematização, é constituído de cinco etapas. Escolha entre as alternativas abaixo qual a que representa corretamente essas etapas. 

Alternativas:
  • a)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Certeza de Solução e Aplicação à Realidade.
  • b)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Analise; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
  • c)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Hipóteses de Solução, Cientificidade, e Aplicação à Realidade
  • d)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade
    Alternativa assinalada
  • e)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
3)
A MP (Metodologia da problematização) prevê 5 etapas de desenvolvimento. Os processos da terceira, quarta e quinta etapas podem ser identificados, respectivamente como:

Alternativas:
  • a)
    Hipóteses de Solução, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • b)
    Aplicação à Realidade, Hipóteses de Solução, Teorização.
  • c)
    Hipóteses de Análise, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • d)
    Teorização, Hipóteses de Análise, Aplicação à Realidade.
  • e)
    Teorização, Hipóteses de Solução, Aplicação à Realidade.
    Alternativa assinalada
4)
Considere V para verdadeiro e F para falso para cada afirmativa abaixo e após relacione qual das alternativas corresponde a resposta correta:
I – A primeira etapa da MP se caracteriza pela observação da realidade e definição do problema. É nesse momento que o sujeito que utiliza essa metodologia inicia um olhar crítico sobre o foco da realidade escolhida.
II – A segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que consiste em dois momentos principais, refletir sobre os possíveis fatores associados e possíveis determinantes maiores.
III – Após refletir e redigir os possíveis fatores associados e os maiores determinantes do problema, o momento seguinte da segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que na verdade não serão os pontos de estudo, mas justamente o inverso.
IV – A partir dos saberes existenciais atuais o indivíduo percebe que não é possível realizar uma leitura criteriosa a partir de uma simples observação, sendo necessário apropriar-se de técnicas e instrumentos de caráter cientifico. 

Alternativas:
  • a)
    I – V; II – V; III – F; IV – V
    Alternativa assinalada
  • b)
    I – V; II – V; III – V; IV – V
  • c)
    I – V; II – V; III – V; IV – F
  • d)
    I – V; II – F; III – V; IV – V
  • e)
    I – F; II – V; III – V; IV – V
5)
O Arco de Maguerez indica um movimento que parte da realidade, percorre as etapas do Arco e retorna a ela com um novo olhar e com uma proposta de intervenção que busca transformá-la em algum grau. Tal caminho percorrido provoca um "novo" Arco que, por sua vez, ocasionará outro, e assim por diante. Quais afirmativas abaixo podem ser consideradas corretas na comparação com a dialética?
I – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de liberdade de pensamento como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
II – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de práxis como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
III – O processo de ação/reflexão do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).
IV – O processo de ação independente da reflexão, do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto mas sem alteração, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).

Alternativas:
  • a)
    Apenas IV está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

Nenhum comentário:

Postar um comentário