quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Av 2 - Letramento na Educação Bilíngue Para Surdos


1)
Com relação a inclusão de surdos e sua integração social, leia as afirmativas abaixo e indique V para as verdadeiras e F para falsas.
(  ) Não há limitações cognitivas ou afetivas inerentes à surdez.
(  ) A integração social do surdo não está relacionada à aceitação da Língua de Sinais pela sociedade.
(  ) A integração social do surdo depende do aprendizado da língua oral do país.
(  ) A comunicação é fundamental para a integração do ser humano à sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V e F indicada entre parênteses:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V, F.
  • b)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • c)
    F, F, F, V.
  • d)
    V, V, V, F.
  • e)
    F, V, F, V.
2)
Pesquisas demonstram que a educação bilíngue é importante para o desenvolvimento integral da pessoa surda, isto se considerar além do seu aprendizado, as questões cognitivas, sociais e afetivas. Leia as afirmativas abaixo e responda:
I. Na educação bilíngue a língua portuguesa é privilegiada frente à Língua de Sinais.
II. Na educação bilíngue a Língua de Sinais é considerada como a primeira língua do surdo, enquanto que a língua majoritária do país é a segunda.
III. Um dos objetivos da educação bilíngue está relacionado ao desenvolvimento do surdo enquanto sujeito, participante da sociedade.
IV. A educação bilíngue pressupõe o aprendizado da língua majoritária do país em sua modalidade oral.
A alternativa que corresponde às afirmativas corretas é:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I, II e IV.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I e IV.
3)
Joana é fluente em LIBRAS e está aprendendo a língua portuguesa, em sua modalidade escrita. Por ser surda congênita, apresenta algumas dificuldades em escrita, principalmente em relação às questões gramaticais. A professora de português observou que embora conheça algumas regras do português, sua escrita ainda mantém algumas características de sua língua materna. Ou seja, a estrutura da frase ora apresenta características da LIBRAS, ora características gramaticais da língua portuguesa. Podemos afirmar que em relação ao aprendizado da segunda língua, Joana encontra-se no estágio:

Alternativas:
  • a)
    Transicional.
  • b)
    Interlíngua 3.
  • c)
    Interlíngua 2.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Informacional.
  • e)
    Interlíngua 1.
4)
Os alunos surdos apresentam algumas dificuldades específicas em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Uma das dificuldades mais significativas está relacionada ao léxico, com palavras de difícil interpretação. Isso é ainda mais evidente com relação:

Alternativas:
  • a)
    Às palavras antônimas.
  • b)
    Aos palíndromos.
  • c)
    Às onomatopeias.
  • d)
    Às palavras ambíguas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Às palavras amórficas.
5)
As políticas públicas devem atuar de maneira a minimizar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também aquelas relacionadas às pessoas e ao preconceito, configurando grandes obstáculos à inclusão. Como é conhecido este tipo de barreira?

Alternativas:
  • a)
    Barreiras atitudinais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Barreiras lexicais.
  • c)
    Barreiras profissionais.
  • d)
    Barreiras comunicativas.
  • e)
    Barreiras organizacionais.

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