segunda-feira, 22 de abril de 2019

Av2 - Seminário da Prática Viii: Tópicos Especiais II

1)
Conforme Estatuto da Criança e do Adolescente , Capítulo IV, art. 53, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
O referido artigo também assegura alguns direitos. Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( )  igualdade de condições para o acesso e permanência na escolar.
( )  direito de ser respeitado por seus educadores.
( )  acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F
  • b)
    F, F, V
  • c)
    V, F, V
  • d)
    F, V, F
  • e)
    V, V, V
    Alternativa assinalada
2)
Com relação às organizações inseridas no Terceiro Setor é possível identificar que as mesmas podem requer e atingir qualificações e certificações que contribuem para sua gestão. 
Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação a qualificações e certificações.

Alternativas:
  • a)
    A qualificação de Organização da Sociedade Civil Organizada – OSCIP, foi extinta na década de 1970 para dar lugar ao Título de Utilidade Pública Federal.
  • b)
    O Título de Utilidade Pública Federal teve sua origem na década de 1930 e foi extinto recentemente.
    Alternativa assinalada
  • c)
    O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social pode ser requerido junto ao Ministério da Justiça.
  • d)
    A qualificação como Organização Social deve ser pleiteada junto ao Conselho Nacional de Assistência Social.
  • e)
    As alternativas (a) e (d) estão corretas.
3)
Conforme Baptista (2000), quais são as qualidades esperáveis de um projeto.
Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) simplicidade e clareza na redação;disposição gráfica adequada.
( ) objetividade e exatidão nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas.
( ) ter relação invisível entre as operações previstas e o alcance dos resultados desejados.
( )apresentar limitação temporal e espacial.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, F.
    Alternativa assinalada
  • b)
    F, F, V,V.
  • c)
    V, F, V,F.
  • d)
    F, V, F,V.
  • e)
    V, V, V,F.
4)
No que se refere à educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos alunos público alvo da educação especial (BRASIL, 2008). Configura-se como público alvo da educação especial (PAEE) de acordo com a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2018) aquele constituído por estudantes com:

Alternativas:
  • a)
    Deficiência, transtornos de aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento.
  • b)
    Transtornos globais do desenvolvimento, déficit de atenção e altas habilidades/superdotação.
  • c)
    Surdocegueira, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação.
  • d)
    Deficiência, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação.
  • e)
    Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
    Alternativa assinalada
5)
O processo de planejamento é uma ferramenta indispensável para a gestão de organizações do Terceiro Setor. Deste modo, compreendendo os diferentes conceitos imersos neste processo.
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
    Alternativa assinalada
  • b)
    PROGRAMA – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
  • c)
    PROGRAMA – É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • d)
    PLANO – É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • e)
    PLANO – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

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