sexta-feira, 14 de junho de 2019

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO

As atividades devem estimular o reconhecimento do som de cada letra, bem como a identificar dos códigos. Os exercícios de completar são úteis nesse sentido, principalmente quando há desenhos para colorir ou contação de história.
Outra dica para ensinar o alfabeto é estimular a associação de objetos com as letras. A de avião, B de boné, C de coruja e assim por diante.
Atividades de alfabetização - letras do alfabetoAtividades de alfabetização - formação de palavras.


Atividade sobre consoantes

Depois de apresentar as 26 letras do alfabeto de maneira geral, vale a pena dar uma atenção especial a cada letra. Foque no ensino da consoante, com atividades de pontilhado, completar e pintura.


Atividades sobre vogais

As vogais são essenciais na formação das sílabas, por isso merecem uma atenção especial no processo de alfabetização. As atividades podem associar as letras iniciais de palavras com A-E-I-O-U. A simples tarefa de colorir também estimula o reconhecimento das vogais.

Atividades sobre sílabas

Juntar as sílabas para formar palavras – esse é um dos principais desafios do processo de alfabetização. No entanto, há uma série de atividades que contribuem com o aprendizado dos pequenos. Veja:

Atividades sobre palavras

Caça-palavras e cruzadinha são boas opções de atividades para ensinar a formação de palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário