quinta-feira, 23 de abril de 2020

Número de idosos vítimas de violência ou abandono aumenta durante a pandemia em Petrolina

Desde o início do distanciamento social, foram registrados 25 casos de violência ou abandono de idosos em Petrolina.  — Foto: Pixabay
O número de idosos vítimas de violência ou abandono aumentou em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com as medidas de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. O levantamento foi realizado pela prefeitura de Petrolina e apontou o aumento de denúncias em mais de 100% desde o mês de fevereiro, sendo o mês de março com maior pico de registros.
Desde o início do distanciamento social, foram registrados 25 casos, sendo nove de vítimas de violência física, sexual ou psicológica e 16 de negligência ou abandono. Os números mostram ainda que a mulher segue sendo a principal vítima, correspondendo a pouco mais da metade dos casos.
O Centro de Atenção à Pessoa Idosa está com ações preventivas e combativas. — Foto: Prefeitura de Petrolina

Para amparar as vítimas, o Centro de Atenção à Pessoa Idosa está com ações preventivas e combativas. Por meio de ligações, as equipes estão monitorando os idosos que frequentam os Centros de Convivência do município e que agora estão em casa para identificar possíveis casos de abuso. Além disso, estão conscientizando os idosos que ainda circulam pelas ruas da cidade sobre o novo coronavírus e a divulgar canais para denunciar maus-tratos.
A população também pode denunciar situações de qualquer tipo de violência ou abandono aos órgãos competentes. O Centro de Atenção à Pessoa Idosa pode ser acionado através do telefone (87) 3864-3291, das 7h às 13h. Confira abaixo outros canais de denúncias:
·         Disk 100;
·         Conselho Municipal da Pessoa Idosa: (87) 3863-9044, das 8h às 13h, de segunda a sexta
·         Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): (87) 3861-5371, das 7h30 às 13h, segunda a sexta
·         Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública: 153
·         Polícia Militar: 190



Nenhum comentário:

Postar um comentário