terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Como usar o calendário nas aulas a distância?

 As discussões que vem acontecendo acerca das desigualdades que estão sendo desenhadas com a atual situações das aulas remotas. Como garantir a aprendizagem para todos quando vemos tantas diferenças sociais diante de nós? Ou ainda, será que a aprendizagem está acontecendo mesmo nas situações peculiares de cada turma, de cada escola deste imenso Brasil?

E se pensarmos na Matemática, então? Alguns dirão, se presencialmente muitos têm dificuldades, o que dizer à distância, sem a presença do professor. E você, acredita que seus alunos estão aprendendo?

Evidente que isso vai depender do seu olhar para a sua turma e da escolha do que irá ensinar, do levantamento prévio que fez das necessidades dessa sua turma e das suas peculiaridades. Penso que precisamos, trazer a Matemática que está presente no dia a dia das crianças. E a partir desse olhar pensar em boas propostas.

Trabalhando com os planos de aula de NOVA ESCOLA
Uma boa estratégia é utilizar os planos de aula de NOVA ESCOLA. Também já conversamos sobre eles numa outra ocasião. Há muitas opções e com diferentes possibilidades.  Buscar por novos conteúdos? Não sei se esse é o momento. Você poderá escolher uma sequência de um tema que tenha significado.

Depois de um “tour” no site para pensar e encontrar algo que se encaixasse nisso tudo que já pontuei, achei uma sequência para trabalhar o calendário. O tema estabelece diálogos interdisciplinares com a Matemática, a História e a Língua Portuguesa. Tudo dependerá do seu enfoque.

Ao trabalhar o calendário as crianças estarão entendendo como os números funcionam num contexto específico e que possuem um padrão, o que possibilita organizar a informação e identificar a passagem do tempo, principalmente nesse momento particular.

A prática do calendário é uma constante desde a Educação Infantil e vai se consolidando conforme os anos escolares vão avançando e o trabalho se intensificando. Então, é importante o trabalho mesmo a distância, uma vez que em casa acaba passando desapercebido.

Fazendo a adequação


A turma que o plano em questão se refere é 1º ano, mas você poderá adequá-lo conforme a sua, uma vez que como já mencionei, o tema precisa estar sempre presente.

Comece retomando a conversa que certamente você já teve na escola sobre o uso do calendário, a sua função social. Esse bate-papo pode ser feito por uma gravação de vídeo (ou áudio, se você for mais tímida) por WhatsApp ou pelo Google Meet que dependerá se sua turma possui conexão com esses aplicativos. Caso não seja possível, o caminho é escrever sobre o uso do calendário na forma de uma carta ou um texto informativo. Para os alunos maiores você poderá trazer um texto informativo sobre a origem dessa marcação de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário