quarta-feira, 13 de abril de 2022

Alfabetização de jovens e adultos: fundamentos metodológicos (Pós Graduação)

Avaliação com gabarito acertos e erros

1)

Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos são sinônimos?

Aponte a afirmação correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Ainda hoje restam alguns equívocos quando falamos de Educação Popular. Normalmente ela é associada à Educação de Jovens e Adultos. Porém, como educação para todos, não é a faixa etária que a define e sim sua concepção de educação voltada para mobilização e organização das classes populares com o objetivo de sua emancipação e empoderamento.

Código da questão: 33250
2)

Em muitos locais do Brasil existem cursos de alfabetização de adultos fora da rede institucional, mas após aprenderem “as primeiras letras” não encontram vagas, pois estados e municípios não oferecem a continuidade. O perigo é que estas pessoas recém alfabetizadas retornem à condição do analfabetismo.
A partir da afirmação acima é correto afirmar que:


Alternativas:

Resolução comentada:

Uma alfabetização bem-sucedida não termina no curso de alfabetização, mas começa nele. Não é preguiça, é falta de uso. E a afirmação de que a prioridade são as crianças é absurda, pois a educação é direito de todos.

Código da questão: 33957
3)

Durante a gestão de Paulo Freire à frente da Secretária da Educação do município de São Paulo, no governo de Luiza Erundina foi criado o Movimento de Alfabetização (MOVA), programa desenvolvido com o povo e para o povo.

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
( ) O programa MOVA pretendia criar um movimento de alfabetização independente de Paulo Freire.
( ) O MOVA serviu como modelo de Educação de Jovens e Adultos para o Brasil inteiro.
( ) O programa MOVA atendia as comunidades com menor número de escolas, mas era pago.
( ) A participação popular promovida pelo MOVA era um processo educativo da população, porém Freire avaliou que o programa não deveria ter continuidade.
( ) O programa representou um novo modelo de política pública na área da educação dos trabalhadores, implicando uma forma diferente de relacionamento entre Estado e sociedade civil e, isso incomodou autoridades internacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.


Alternativas:

Resolução comentada:

Após a experiência de Angicos e anos de exílio, ao assumir a Secretaria da Educação do município de São Paulo, Freire cria a primeira experiência do Movimento de Alfabetização (MOVA) juntamente com os movimentos sociais com os quais mantinha diálogo constante, de modo que a concepção pedagógica do programa foi se construindo no processo. O MOVA espalhou-se pelo território nacional e serviu como modelo de Educação de Jovens e Adultos para o Brasil inteiro.

Código da questão: 33261
4)

No Brasil, encontramos muitos autores que defendem a alfabetização sob a perspectiva do letramento, criando uma oposição entre alfabetizar e letrar, sendo a primeira entendida apenas como a decodificação das letras e a segunda como o aperfeiçoamento da leitura e da escrita por meio do uso social.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Magda Becker Soares instaurou o uso do termo letramento no Brasil. A autora entende letramento como forma de alfabetizar por meio do uso social da leitura e da escrita, criando uma oposição entre alfabetizar e letrar. No entanto, para Emília Ferreiro, só se pode alfabetizar por meio do uso social da leitura e da escrita. Assim, Emília Ferreiro recusa-se a aceitar o termo letramento, pois entende que alfabetizar significa letrar.

Código da questão: 33273
5)

Para que serve a avaliação na perspectiva progressista?
( ) Para aplicar provas e exames para testar o conhecimento dos alunos.
( ) Como instrumento amplo de acompanhamento do processo de aprendizagem.
( ) Denota acompanhamento contínuo da aprendizagem.
( ) Serve como instrumento de planejamento da prática pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

Apenas a primeira afirmação refere-se à prática de uma educação tradicional. O trabalho com a EJA em uma concepção não bancária requer uma concepção de avaliação mais ampla, que ultrapasse a identificação de avaliação com instrumentos, tais como provas e exames. A avaliação numa concepção de educação libertadora pressupõe a avaliação como forma de acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a avaliação é concebida também como instrumento de diagnóstico das hipóteses dos alunos ao mesmo tempo que serve de instrumento de planejamento para os professores.

Código da questão: 33952
6)

Para Emília Ferreiro, o papel do professor:


Alternativas:

Resolução comentada:

Se o papel do professor fosse desnecessário não precisaria existir escolas, todos aprenderiam a ler e escrever sozinhos. No entanto, isso não acontece, pois o papel do professor é fundamental para conhecer as hipóteses dos alunos e intervir a fim de que elas avancem. Sob influência de Piaget, seu mestre, Emília Ferreiro define o conhecimento como etapas dentro de um processo, destaca que o ensino e a aprendizagem não são dissociados como se acreditava. Ela valoriza o papel do professor mediador e o do aluno como sujeito do processo de construção do conhecimento.

Código da questão: 33269
7)

Para Paulo Freire, a neutralidade da educação é:


Alternativas:

Resolução comentada:

Para o autor não existe neutralidade na educação, toda educação transmite valores e um concepção de mundo.

Código da questão: 33231
8)

Paulo Freire propôs mudanças de paradigmas importantes para a educação. Do ponto de vista pedagógico, uma dessas mudanças refere-se à:


Alternativas:

Resolução comentada:

Freire criticou a educação bancária tradicional e recusou-se a aceitar a
visão preconceituosa e marginalizada do analfabeto como indivíduo sem cultura,
incapaz e ignorante. Ele propôs uma educação crítica conscientizadora, baseada
no diálogo; uma educação problematizadora da realidade existencial dos
sujeitos.

Código da questão: 33217
9)

Historicamente no Brasil as escolas públicas eram frequentadas pela elite. A maior parte da população foi excluída do direito à educação e, quando finalmente conseguiu acesso à escola, muitas práticas educacionais permaneceram voltadas para a elite. Este fenômeno foi chamado de:


Alternativas:

Resolução comentada:

O despreparo da escola ao lidar com a entrada das crianças das classes populares causou uma expulsão destes alunos da instituição.

Código da questão: 33247
10)

O passo seguinte após a Leitura do Mundo é a problematização do contexto apurado por meio da pedagogia da pergunta que pretende desestabilizar certezas construídas e criar novas possibilidades.
Identifique a afirmação correta:


Alternativas:

Resolução comentada:

A Leitura do Mundo aponta a leitura da realidade e a problematização faz parte do processo de desvelamento crítico desta realidade.

Código da questão: 33264


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