quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade


1)

A gestão democrática nas escolas públicas brasileiras está garantida por lei e, para isso, é necessário que todos os envolvidos possam fazer parte da tomada de decisões. Nesse contexto, um dos pontos essenciais é a:


Alternativas:

Resolução comentada:

A gestão democrática inicia com o projeto político pedagógico, garantindo a participação de todos os atores da escola na sua construção.

Código da questão: 68408
2)

Para que as famílias participem efetivamente das questões relacionadas à escola de seus filhos, é importante que a escola:

I. Esteja disposta a acolher as famílias, mostrar que possuem os mesmos anseios e objetivos.
II. Deixe claro que a educação deve vir de casa, que a escola só irá passar conteúdo.
III. Possua um consenso sobre filosofia e currículo, o que pode ser auxiliado pela gestão participativa.
Estão corretas as afirmativas:


Alternativas:

Resolução comentada:

A afirmativa II está incorreta, visto que escola e família devem ser parceiras na educação dos alunos.
As afirmativas I e III estão corretas.

Código da questão: 68411
3)

Dentro de uma escola que assuma uma postura inclusiva e multicultural, viver as diferenças como algo enriquecedor ao trabalho cotidiano se faz imprescindível. Nesse sentido, pode-se afirmar que:


Alternativas:

Resolução comentada:

Dentro da escola multicultural, o currículo deve considerar as singularidades de cada aluno, ele deve ser flexível sem ser reducionista.

Código da questão: 68414
4)

I. Em relação à deficiência intelectual, uma das polêmicas levantadas é em relação aos testes de QI, que tem o objetivo de medir a inteligência das pessoas e classificá-las em relação às suas possibilidades de aprendizagem. Em contrapartida, as Inteligências Múltiplas discutem que existem vários tipos de inteligência e que elas não podem ser medidas, mas sim identificadas. Além disso, cada pessoa pode melhorar suas habilidades a partir de um treinamento. Nesse contexto, leia as afirmativas a seguir. A criança com deficiência intelectual não tem possibilidade nenhuma de aprendizagem, visto seu QI baixo.
II. Na perspectiva das inteligências múltiplas todas as pessoas podem aprender e desenvolver-se a partir dos estímulos.
III. A teoria das inteligências múltiplas determina quais os melhores tipos de inteligência para se ter.
IV. A teoria da inteligência única afirma que esta é a inteligência lógico-matemática.
São verdadeiras:


Alternativas:

Resolução comentada:

A afirmação II é verdadeira, pois na perspectiva das inteligências todos podem desenvolver a inteligência que não possuem; já a IV é correta, porque a teoria da inteligência única determina que a única inteligência existente é a lógico-matemática. A I está errada, pois todas as pessoas podem aprender algo; a III é errônea também, pois para a teoria das inteligências múltiplas não há inteligência melhor ou pior.

Código da questão: 68422
5)

A história da Educação Especial pode ser dividida em quatro períodos distintos. O período da segregação se relaciona com a inserção das crianças em qual tipo de escolarização?


Alternativas:

Resolução comentada:

O período de segregação equivale a dois sistemas educacionais separados, em que as crianças com deficiência iam para as Escolas Especiais.

Código da questão: 68402
6)

A nova Política Nacional de Educação (BRASIL, 2020) foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2020 por ter sido considerada inconstitucional. Essa política estabelece que:
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.


Alternativas:

Resolução comentada:

A Nova Política de Educação Especial propõe o retorno das escolas e classes exclusivas para pessoas com deficiência.

Código da questão: 68407
7)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), seguindo o compromisso internacional assumido ao assinar a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) determina que:

Fonte: BRASIL. Política Nacional De Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1994.


Alternativas:

Resolução comentada:

Na perspectiva de uma educação inclusiva, todas as crianças devem estudar em um mesmo sistema de ensino e ter uma mesma oportunidade de aprendizagem.

Código da questão: 68406
8)

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001) propõe uma classificação da conceituação de deficiência que pode ser aplicada a vários aspectos da saúde e da doença, sendo um referencial unificado para a área. Com base nessa classificação, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

Leia e associe as duas colunas:

Fonte: OMS. Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Brasília, DF: OMS, 2001.

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:


Alternativas:

Resolução comentada:

Código da questão: 68425
9)

Ana Cristina apresenta paralisia cerebral, tem dificuldade em locomoção e não consegue se alimentar sozinha, além de necessitar de auxílio para sua higiene pessoal. Ela foi matriculada em uma escola particular e está cursando o 3º ano do ensino fundamental. Em relação aos apoios que necessita e segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pode-se afirmar que:


Alternativas:

Resolução comentada:

Identificada a necessidade do aluno, a escola é a responsável pela escolha, contratação e pagamento dos profissionais necessários para inclusão do aluno.

Código da questão: 68405
10)

Dentro da perspectiva da Inclusão, a Declaração de Salamanca é um documento que dita algumas regras e normas a serem seguidas. Embora não tenha força de lei, os países signatários assumem compromissos em relação a atender todos os alunos em um único sistema de ensino. Para isso, o documento congrega que:


Alternativas:

Resolução comentada:

A Declaração de Salamanca congrega que os governos deem alta prioridade política e financeira para o aprimoramento dos sistemas educacionais.

Código da questão: 68404


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