A gestão democrática nas escolas públicas brasileiras está garantida por lei e, para isso, é necessário que todos os envolvidos possam fazer parte da tomada de decisões. Nesse contexto, um dos pontos essenciais é a:
Alternativas:
Indicação política do diretor (gestor) da escola pública.
Centralização do poder na gestão escolar e direção.
Participação apenas da comunidade nas decisões.
Construção coletiva do projeto político pedagógico.
Participação apenas dos professores nas decisões.
Resolução comentada:
A gestão democrática inicia com o projeto político pedagógico, garantindo a participação de todos os atores da escola na sua construção.
Para que as famílias participem efetivamente das questões relacionadas à escola de seus filhos, é importante que a escola:
I. Esteja disposta a acolher as famílias, mostrar que possuem os mesmos anseios e objetivos.II. Deixe claro que a educação deve vir de casa, que a escola só irá passar conteúdo.III. Possua um consenso sobre filosofia e currículo, o que pode ser auxiliado pela gestão participativa.Estão corretas as afirmativas:
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
A afirmativa II está incorreta, visto que escola e família devem ser parceiras na educação dos alunos.As afirmativas I e III estão corretas.
Dentro de uma escola que assuma uma postura inclusiva e multicultural, viver as diferenças como algo enriquecedor ao trabalho cotidiano se faz imprescindível. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
O diálogo não é uma ferramenta importante nesse processo.
A escola deve enxergar todos os alunos como idênticos.
O currículo deve ser único e inflexível.
O currículo deve considerar as singularidades de cada um.
Não há necessidade de uma escola multicultural.
Dentro da escola multicultural, o currículo deve considerar as singularidades de cada aluno, ele deve ser flexível sem ser reducionista.
I. Em relação à deficiência intelectual, uma das polêmicas levantadas é em relação aos testes de QI, que tem o objetivo de medir a inteligência das pessoas e classificá-las em relação às suas possibilidades de aprendizagem. Em contrapartida, as Inteligências Múltiplas discutem que existem vários tipos de inteligência e que elas não podem ser medidas, mas sim identificadas. Além disso, cada pessoa pode melhorar suas habilidades a partir de um treinamento. Nesse contexto, leia as afirmativas a seguir. A criança com deficiência intelectual não tem possibilidade nenhuma de aprendizagem, visto seu QI baixo.II. Na perspectiva das inteligências múltiplas todas as pessoas podem aprender e desenvolver-se a partir dos estímulos.III. A teoria das inteligências múltiplas determina quais os melhores tipos de inteligência para se ter.IV. A teoria da inteligência única afirma que esta é a inteligência lógico-matemática.São verdadeiras:
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas
A afirmação II é verdadeira, pois na perspectiva das inteligências todos podem desenvolver a inteligência que não possuem; já a IV é correta, porque a teoria da inteligência única determina que a única inteligência existente é a lógico-matemática. A I está errada, pois todas as pessoas podem aprender algo; a III é errônea também, pois para a teoria das inteligências múltiplas não há inteligência melhor ou pior.
A história da Educação Especial pode ser dividida em quatro períodos distintos. O período da segregação se relaciona com a inserção das crianças em qual tipo de escolarização?
Escola Especial.
Classe Especial.
Sem escolarização.
Classe comum.
Escola comum.
O período de segregação equivale a dois sistemas educacionais separados, em que as crianças com deficiência iam para as Escolas Especiais.
A nova Política Nacional de Educação (BRASIL, 2020) foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2020 por ter sido considerada inconstitucional. Essa política estabelece que:Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.
Todas as crianças devem, obrigatoriamente, ser matriculadas na rede regular de ensino.
Todas as crianças devem estudar em um mesmo sistema de ensino independentemente de suas características.
O sistema de ensino deve ser inclusivo e atender a todos os alunos, independentemente de sua deficiência.
Todos os alunos devem estar em sala regular e com as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Serão reimplementadas as Escolas e Classes Especiais exclusivas para alunos com deficiência.
A Nova Política de Educação Especial propõe o retorno das escolas e classes exclusivas para pessoas com deficiência.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), seguindo o compromisso internacional assumido ao assinar a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) determina que:
Fonte: BRASIL. Política Nacional De Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2008.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1994.
A escola regular pode e deve recusar a matrícula de um aluno com deficiência caso não se sinta preparada.
A criança com deficiência deve estudar em um espaço protegido, apenas para outras crianças com deficiência.
Cabe à criança e sua família prover os meios necessários para que ela se adapte ao currículo.
Toda criança, independentemente de suas características, deve estudar em um mesmo sistema de ensino.
A escola não deve promover nenhuma mudança de acesso ao currículo, apenas de acesso físico.
Na perspectiva de uma educação inclusiva, todas as crianças devem estudar em um mesmo sistema de ensino e ter uma mesma oportunidade de aprendizagem.
A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001) propõe uma classificação da conceituação de deficiência que pode ser aplicada a vários aspectos da saúde e da doença, sendo um referencial unificado para a área. Com base nessa classificação, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
Leia e associe as duas colunas:
Fonte: OMS. Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Brasília, DF: OMS, 2001.
Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
I-A; II-B; III-C.
I-C; II-B; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-C; II-A; III-B.
I-B; II-A; III-C.
Ana Cristina apresenta paralisia cerebral, tem dificuldade em locomoção e não consegue se alimentar sozinha, além de necessitar de auxílio para sua higiene pessoal. Ela foi matriculada em uma escola particular e está cursando o 3º ano do ensino fundamental. Em relação aos apoios que necessita e segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pode-se afirmar que:
A mãe deve ficar na escola durante todo o período de aula, auxiliando nas necessidades básicas da filha com deficiência.
A contratação e o pagamento dos profissionais de apoio são de responsabilidade da família, visto que a escola é particular.
A família contrata o profissional que achar melhor, mas a escola é a responsável pelo pagamento do funcionário.
A escola é responsável pela escolha, contratação e pagamento dos profissionais necessários para inclusão do aluno.
A criança deverá ser encaminhada para Escola Especial, visto que tem problemas de locomoção, alimentação e higiene.
Identificada a necessidade do aluno, a escola é a responsável pela escolha, contratação e pagamento dos profissionais necessários para inclusão do aluno.
Dentro da perspectiva da Inclusão, a Declaração de Salamanca é um documento que dita algumas regras e normas a serem seguidas. Embora não tenha força de lei, os países signatários assumem compromissos em relação a atender todos os alunos em um único sistema de ensino. Para isso, o documento congrega que:
Famílias e escolas gerem recursos próprios para atenderem às necessidades das crianças com deficiência.
Governos deem alta prioridade política e financeira para aprimoramento dos sistemas educacionais.
Governos se responsabilizem financeiramente, mas não politicamente, não demanda leis específicas.
Governos se responsabilizem politicamente, mas não financeiramente, o encargo é da família.
Famílias assumam o compromisso financeiro de manter os recursos necessários à escola comum.
A Declaração de Salamanca congrega que os governos deem alta prioridade política e financeira para o aprimoramento dos sistemas educacionais.
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