segunda-feira, 29 de maio de 2023

Alfabetização e Letramento (Avaliação)

 Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!

1)

Analise as afirmativas a seguir:

 I. Para Vygotsky, os instrumentos e os signos medeiam a relação do sujeito com o meio. 

II. Segundo os estudos de Vygotsky, a linguagem tem papel central nesse desenvolvimento. 

III. Sociointeracionismo foi inspirado nas ideias de Vygotsky e enfatiza a interação social entre os sujeitos do desenvolvimento do pensamento.

 IV. Para Vygotsky, os aspectos sociais influenciam o psicológico. As funções psicológicas de um indivíduo desenvolvem-se à medida que o tempo vai passando e são mediadas pelo social.

 Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas.


Alternativas:

Resolução comentada:

I é correta, pois, segundo o autor, a relação entre o sujeito e o mundo é mediada por instrumentos e signos. II é correta, pois a linguagem tem papel fundamental na concepção de Vygotsky. III é correta, pois o Sociointeracionismo foi elaborado a partir das ideias de Vygotsky. IV é correta, pois as funções psicológicas são constituídas a partir do meio.

Código da questão: 74224
2)

Segundo Wallon, o primeiro ano de vida da criança é predominantemente __________. A partir da afetividade, a criança estabelece suas primeiras __________ e com o ambiente. Nota-se, então, que os movimentos do bebê, de início, são caóticos, mas as relações que estabelece, gradualmente, permitem que ele passe da __________ às emoções __________, caracterizando o segundo momento.

 Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

A sequência de palavras que preenchem as lacunas são: afetivo; relações sociais; desordem gestual e diferenciadas. Inicialmente, os movimentos do bebê são caóticos. De modo gradativo, da desordem gestual às emoções diferenciadas, ele se desenvolve.

Código da questão: 74226
3)

Sobre a contribuição crítica de Lev Vygotsky em relação à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Vygotsky começou a trabalhar em suas teorias em meados de 1917. Nesse contexto, o socialismo de Lênin acabara de substituir a ditadura czarina. O sucesso de um indivíduo era considerado um sucesso para a cultura. 

( ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da aprendizagem ocorre de modo dialético, sendo histórica, produto da dinâmica interna complexa em que as relações sociais se transformam em novas funções psíquicas, graças à sua interiorização. 

( ) Na perspectiva histórico-cultural, o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico.

 ( ) Vygotsky defende a ideia de que as relações são mediadas por instrumentos e signos. O instrumento seria um elemento interposto entre o sujeito e o objeto de transformação da natureza.

 ( ) A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. 

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

A primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a última afirmativas são verdadeiras. Vygotsky inicia seus estudos em meio ao regime socialista de Lênin. O autor defende que a aprendizagem ocorre de modo dialético. Os aspectos psicológicos dos indivíduos estão baseados nas relações sociais que são mediadas por instrumentos e signos. Seu conceito mais conhecido é o de zona de desenvolvimento proximal.

Código da questão: 74222
4)

Nas teorias orientadas pelas ideias de __________, supõe-se que o __________ induz o sujeito à aprendizagem por meio de __________ que conduzem a __________. 

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

Nas teorias orientadas pelas ideias de condicionamento, supõe-se que o ambiente induz o sujeito à aprendizagem por meio de estímulos que conduzem a respostas condicionadas.

Código da questão: 74211
5)

Sobre a teoria do condicionamento que deriva a perspectiva do comportamentalismo, conhecida também como Behaviorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

 ( ) O termo comportamentalismo é oriundo da expressão em inglês behaviour (comportamento, em português), que gerou a expressão behaviorismo.

 ( ) O Behaviorismo surgiu nos meios acadêmicos dos Estados Unidos no início do século XXI. 

( ) John Broadus Watson foi o fundador dessa corrente da psicologia, a qual dominou a área da psicologia científica durante 50 anos na América do Norte. 

( ) O Behaviorismo marca profundamente as concepções de ser humano. 

( ) O inconsciente – oriundo dos estudos psicanalíticos – não existe para a psicologia comportamentalista. 

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

A primeira, a terceira, a quarta e a última afirmativas são verdadeiras. Veja a forma correta da afirmativa falsa: Segunda afirmativa: o Behaviorismo surgiu nos meios acadêmicos dos Estados Unidos no início do século XX.

Código da questão: 74212
6)

Considere as afirmações relacionadas a seguir:

 I. Henri Wallon teria deixado na história das ideias deste século a imagem de um psicólogo, bem mais do que a de um educador. Atualmente, numerosos estabelecimentos escolares da França levam o seu nome.

 II. Wallon compreendia que os estágios da psicogênese da pessoa não ocorriam de modo linear. 

III. Henry Wallon foi um educador nascido na França, na cidade de Paris, no ano de 1879, em uma família de intelectuais. 

IV. Wallon, ao longo de sua trajetória e coerente com seus posicionamentos políticos, estuda a criança como um ser completo.

 Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais afirmativas são corretas.


Alternativas:

Resolução comentada:

I é correta, pois Henry Wallon ficou conhecido por suas contribuições à área educacional. II é correta, pois os estágios da psicogênese ocorrem de maneira simultânea. III é correta, pois Henry Wallon nasceu na França no ano de 1879. IV é correta, pois Henry Wallon estudou a criança em sua completude.

Código da questão: 74229
7)

Sobre a contribuição crítica de Henry Wallon em relação à aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

 ( ) Em relação aos estágios da psicogênese da pessoa completa, Wallon acreditava que esses estágios não precisam ser necessariamente lineares. 

( ) Na perspectiva de Wallon, a criança atravessa diferentes estágios que oscilam entre momentos de maior interiorização e outros mais voltados para o exterior. 

( ) O primeiro ano de vida da criança é predominantemente afetivo. 

( ) Até por volta dos três anos de idade, a criança tem predomínio das relações exteriores e da inteligência.

 ( ) As transformações físicas e psicológicas da adolescência acentuam o caráter afetivo desse estágio.

 Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

A primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a última afirmativas são verdadeiras. Em relação aos estágios da psicogênese da pessoa completa, o autor defendia que não eram lineares. No que se refere aos estágios de desenvolvimento, Wallon sugere que há momentos de exteriorização e de introspecção. Segundo o pesquisador, o primeiro ano de vida é predominantemente afetivo. Até por volta dos três anos, as relações são exteriores. Já as transformações da adolescência acentuam o caráter afetivo dessa fase.

Código da questão: 74227
8)

A visão sobre educação de __________ coaduna com as ideias de Marx e Engels. Vygotsky acreditava que, como o desenvolvimento era muito influenciado pela __________, variava de sociedade para sociedade, contradizendo as crenças de __________, que sustentava que os passos elementares do desenvolvimento da __________ eram universais.

 Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

Vygotsky foi influenciado pelas ideais de Marx e Engels. O pesquisador acreditava na influência da cultura no desenvolvimento da cognição, ao passo que Piaget considerava o desenvolvimento em seus aspectos universais.

Código da questão: 74221
9)

Piaget identificou que o desenvolvimento cognitivo é construído na interação entre sujeito e objeto. Sabendo que essa relação “é dialética e se dá por processos de assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético mútuo e progressivo” (ABREU et al., 2010, p. 362). Fonte: ABREU, L. C. et al.

 A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 20, n. 2, p. 361-366, ago. 2010.

 Sobre a teoria epistemológica criada pelo pesquisador, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

Resolução comentada:

Segundo a teoria da Epistemologia Genética, os indivíduos são compreendidos como ativos e responsáveis pelo próprio desenvolvimento. Os indivíduos passam de um estágio de conhecimento a outro, mediante a interação com objetos. Os processos envolvidos são: acomodação, assimilação e equilibração.

Código da questão: 74215
10)

A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito central na psicologia sócio-histórica. Esse conceito discorre sobre a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com a ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes. 

Leia as afirmativas a seguir e associe as colunas:

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e três linhas. A primeira coluna traz três opções: 1. Desenvolvimento real; 2. Desenvolvimento proximal; e 3. Desenvolvimento potencial. A segunda coluna traz também três opções: A. Distância entre o desenvolvimento real e potencial.; B. Distância entre o desenvolvimento real e potencial.; e C. Determinado pela capacidade dos indivíduos de desempenharem atividades possíveis com a ajuda de terceiros. Fim da descrição.

 Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas.


Alternativas:

Resolução comentada:

O desenvolvimento proximal envolve os conceitos de desenvolvimento real e desenvolvimento potencial.

Início da descrição. O quadro é formado por duas colunas e três linhas. A primeira coluna traz três opções: 1. Desenvolvimento real; 2. Desenvolvimento proximal; e 3. Desenvolvimento potencial. A segunda coluna traz também três opções: B. Distância entre o desenvolvimento real e potencial.; A. Distância entre o desenvolvimento real e potencial.; e C. Determinado pela capacidade dos indivíduos de desempenharem atividades possíveis com a ajuda de terceiros. Fim da descrição.

Código da questão: 74223

Nenhum comentário:

Postar um comentário