domingo, 12 de fevereiro de 2017

matemática do 2º ao 5º ano para imprimir



ATIVIDADE COM DÚZIAS E DEZENAS




 

Tangram oval


O Tangram oval também conhecido por ovo mágico ou ovo de Colombo, tal como o Tangram clássico, propõe a construção de inúmeras figuras a partir de um número limitado de peças com bordas curvas.

Composição de figuras usando as sete peças do Tangram oval:





NÚMEROS DECIMAIS






TREINANDO TABUADAS ( MÚLTIPLOS)



LEITURA DE FRAÇÕES












(Veja. 01/10/03. p40)
1. Pelo gráfico podemos dizer que a quantidade de sorvete consumida no Brasil é
(A) maior que na da Nova Zelândia.
(B) a mesma quantidade que na da Dinamarca.
(C) maior que na da Itália.
(D) pouco menos que a da Alemanha.


2. Quanto ao consumo de sorvete, por pessoa, o gráfico mostra que o Brasil está em

(A) último lugar.
(B) sexto lugar.
(C) quarto lugar.
(D) primeiro lugar.

3. O consumo anual de sorvete por pessoa, para cada país, é representado

(A) pela mão com os três sorvetes.
(B) pelo comprimento das pazinhas.
(C) pelo nome dos países.
 (D) pelo tamanho das letras.


Read more: http://paraisodosprofessores.blogspot.com

Problemas envolvendo a divisão

Problema com contas ( sensacional)  
Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa que queria salvar seu país de um terrível dragão, que destruiu 7 celeiros e colocou fogo em 9 casas. Quantas propriedades ele destruiu? 

Resposta________________________________________________________________



O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país, a princesa teria que retirar pelo menos 4 dentes mágicos do dragão, que não teria mais como fazer o mal. Com quantos dentes o dragão ficaria?



Resposta________________________________________________________________



A princesa fez um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 9 doces e deixou na mão direita, outra sacola com mais 9 doces e colocou na mão esquerda. Quantos doces ela tinha nas duas mãos? 

Resposta________________________________________________________________

Ela saiu a procura do dragão. Quando o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 5 imediatamente, e depois mais 6. E então ele comeu mais 4. Quantos ele comeu no total? 

Resposta________________________________________________________________

Logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: "Acalme-se, eu sou dentista!" Ela escalou a boca do dragão e começou a puxar os dentes. A princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes ele está agora?



Resposta________________________________________________________________ 

Mas o dragão continuou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e foi perguntar para o Mago o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal Mago morava em cima de uma enorme montanha encantada e as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país do terrível dragão, a princesinha saiu pulando na estradinha que dava 7 voltas na montanha, como para cada volta ela tinha que dar 50 pulinhos, quantos pulinhos ela deu até chegar lá no alto?

Resposta________________________________________________________________

O Mago disse pra ela o seguinte: " Os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos dentes caninos." Quantas palavras o Mago falou para a princesa?



Resposta________________________________________________________________



Ela entendeu a mensagem, voltou correndo para o palácio e ordenou ao cozinheiro real que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então: 4 tachos de rapadura com 2 kg cada. Quantos quilos de rapadura foram feitos? 

Resposta________________________________________________________________

Ela deixou os 4 tachos na porta da caverna onde o dragão urrava desesperadamente. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu um quilo para experimentar. Quantos quilos sobraram? 



Resposta________________________________________________________________



Como ele gostou muito voltou e comeu tudo que podia agüentar: 5 quilos! Quantos quilos sobraram desta vez?



Resposta________________________________________________________________



Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou os 2 caninos e o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes ele acabou ficando? 



Resposta________________________________________________________________



Sem seus poderes, ele ficou muito bonzinho, tão bonzinho que a princesa resolveu convidá-lo para ir morar no castelo. Ele concordou em ir morar lá em paz, mas o dragão era tão grande e tão espaçoso que ocupou metade dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos ele ocupou?



Resposta________________________________________________________________



E agora todo dia ele come seis doces de manhã e quatro de tarde, sete dias por semana. Quantos doces ele come por semana? 



Resposta________________________________________________________________



Isso para não falar do seu café da manhã que são 3 barris de leite, cada barril tem 3 litros. Quantos litros de leite ele toma? 



Resposta________________________________________________________________



E também 12 pacotes de bolacha, cada pacote contém 9 bolachas, quantas bolachas ele come? 



Resposta________________________________________________________________


Come também 3 maçãs e 4 torradas. E finalmente ele está pronto para o melhor: 5 cajuzinhos, 6 bolachas de coco, 7 bombons, 8 tortas de chocolate, 9 bolos de andares. Com tudo isso ele vive bem calminho no castelo e todo o povoado diz: - Viva a princesinha que conseguiu reduzir o mal humor do dragão a ZERO!!!!


dica : É  legal adaptar os números de acordo com a faixa etária de seus alunos)

                                                       construção de gráfico

UM MUNDO DE INFORMAÇÕES
Na mata Atlântica existem 1.361 espécies da fauna brasileira, com 261 espécies de mamíferos, 620 aves, 200 répteis e 280 anfibios. Várias espécies da fauna são bem conhecidas pela população, tais como o mico-leão-dourado.
Responda com base na informação:
a)      Quantas espécies da fauna brasileira há na Mata Atlântica?
b)      Há mais espécies de repteis ou de anfíbios na Mata Atlântica?
c)      Qual a espécie que há em maior número?
d)     Vamos construir um gráfico de colunas para representar as espécies da fauna brasileira:









































































































 Avaliação 5 º ano
Sondagem

1. Marque o resultado de 156:6
(A) 21
(B)  25
(C)  26
(D) 259

2. No número 25.437, o valor relativo do algarismo 5 é
(A) 5
(B)  50
(C)  500
(D) 5000

3. Tânia tem que pagar uma conta de R$ 42,80 e outra no valor de R$ 9,60. Quanto Tânia gastará?
(A) R$33,20
(B)  R$52,40
(C)  R$133,40
(D) R$138,80

4. Num auditório há 25 fileiras com 12 cadeiras e 16 fileiras com 15 cadeiras. Quantas pessoas cabem sentadas no auditório?
(A) 510
(B)  525
(C)  530
(D) 540

5. O resultado da operação 3.400 -2.123 é
(A) 1.387
(B)  1.323
(C)  1.287
(D) 1.277

6. Um armazém vendeu 648 caixas de bananas. Cada caixa continha 53 bananas. Quantas bananas vendeu ao todo?


(A) 34.344
(B)  2.118
(C)  58.201
(D) 36.252




Saresp matemática ( aplicar como simulado) 






sábado, 11 de fevereiro de 2017

CURSO DE ESPAÑOL ONLINE - 2º TESTE MÓDULO 1

1) Complete las siguientes oraciones utilizando el verbo en tiempo futuro

1. Si tu padre se entera se _________muy furioso.
2. la policía no _________probar nada sin pruebas.
3. Nuestra profesora _____ los exámenes el próximo lunes.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 ponte – puede – corregir

 pondrá – podrá – corregirá

 poner – puede – corrige

2) Diga de las siguientes frases o palabras cuales corresponden con las actividades industriales:

1. Electrónica e tecnología
2. Bienes automotrices
3. Cosméticos

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas II

 Todas

 I – II

3) De las siguientes frases o palabras diga cuales corresponden a las actividades de inmobiliaria y alquiler.

1. edificabilidad
2. banco
3. escritura Pública

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas III

 I – III

 Apenas II

4) De las siguientes frases o palabras diga cuales corresponden a las actividades de inmobiliaria y alquiler.

1. condominios
2. derecho de usufructo
3. cambio de divisas

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 I – II

 Apenas I

 Apenas III

5) Diga de las siguientes oraciones cuales están correctas

1. Yo escucho a los vecinos discutir.
2. Nosotros dicen que mañana habrá huelga.
3. Alguien llama a nuestra puerta.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 I – III

 Apenas II

 II – III

6) Diga de las siguientes frases o palabras cuales corresponden a las actividades financieras dentro de los negocios:

1. Relaciones bancarias
2. orientaciones al cliente
3. rentabilidad de balance

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas I

 I – III

 Apenas III

7) Diga de las siguientes frases y palabras cuales corresponden a las actividades de comunicación 

1. emisor
2. referente
3. cliente

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 I – II

 Apenas II

 Apenas III

8) Diga de las siguientes oraciones cuales son verdaderas:

1. El Canal de comunicación es por donde se envía el mensaje
2. Emisor es quien recibe el mensaje
3. receptor es quien envía el mensaje

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas I

 II – III

 Apenas III

9) Complete las siguientes oraciones con frases o palabras relacionadas con los empresarios de éxitos en los negocios.

1. El empresario de éxito no debe dar_______ en sus planteamientos.
2. El empresario de éxito debe establecer el ________ de actividades.
3. La ________ debe ser parte de sus objetivos.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 caminos – lineamientos – enfermería

 rodeos – cronograma – capacitación

 caramelos – conflicto – capacitación

10) Complete las siguientes oraciones con frases o palabras relacionadas con los empresarios de éxitos en los negocios.

1. _________ es una característica fundamental para el éxito.
2. la __________es parte del ciclo del éxito.
3. la ___________ es una característica para el optimismo.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 agilidad – conformismo – capacidad

 tolerancia – creatividad – habilidad

 mentira – anormalidad – jefatura

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

RIFA EM PROL FORMATURA EM PEDAGOGIA 2017.2

Gente eu criei uma RIFA EM PROL DE MINHA FORMATURA, quem puder e quiser participar pode entrar nesse link abaixo

http://www.rifatudo.com.br/rifa-formatura-pedagogia

CURSO DE ESPAÑOL PARA LOS NEGOCIOS

1) Complete la siguiente oración utilizando el pretérito perfecto.

1. _________ jugado al beisbol.
2. ¿__________ comido ya?
3. Todos los periódicos han ___________ la misma noticia.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Nosotros – él – publican

 Hemos – habéis – publicado

 Tengo – estamos – hecho

2) Complete las siguientes oraciones utilizando el pretérito perfecto

1. ¿Qué nota ______ sacado en el examen?
2. El árbitro ha __________ el final del primer tiempo.
3. esta mañana he _________ un café y una tostada

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Podremos – anular – estudiamos

 Tenemos – pita – comentados

 Has – pitado – desayunado

3) Diga de las siguientes frases las que corresponden a los cierres en una reunión de negocios.

1. Ya en realidad nosotros tenemos.
2. tenemos que cerrar el tema para avanzar en los acuerdos.
3. ¿Hay algún otro tema para analizar?

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas II

 Apenas III

 II – III

4) Diga de las siguientes frases o palabras cuales corresponden a lenguaje para mantener una reunión en el tiempo previsto

1. Nos estamos quedando sin tiempo.
2. Puedes entrar para hablar alguna cosa.
3. Nosotros estamos retrasados con respecto al tiempo de la reunión.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Apenas I

 I – III

 Apenas II

5) Diga de las siguientes frases o palabras las que corresponden a viajes de negocios y turismo:

1. ¿Qué tipo de tarjeta de crédito usted usa?
2. El motor está trabado.
3. ¿A qué hora es el desayuno?

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 I – III

 Apenas II

 Apenas I

6) Complete las siguientes oraciones utilizando vocabulario relacionado a temas de viajes de negocios y turismo.

1. Vamos al aeropuerto, que nuestro ________ sale a las 11:00 de la mañana.
2. las tarifas de ese hotel siempre incluyen el _____________
3. Es mejor hacer la _________ en el hotel, que por teléfono.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 Vuelo – desayuno – reservación

 Vuelo – reservación – desayuno

 Yate – merienda – construcción

7) De las siguientes frases o palabras diga cuales son del vocabulario relacionado con las actividades del sector empresarial e comercial:

1. creatividad innovadora 
2. sectores emergentes 
3. programas de comunicación 

Diga la respuesta correcta:

 Apenas III

 I – II

 Apenas II

8) Complete las siguientes palabras utilizando la J o G

1. Me__illa
2. desaho__o
3. E__océntrico

Diga la respuesta correcta:

 J – J – G

 J – G – G

 G – J – G

9) Complete las siguientes oraciones utilizando vocabulario relacionado a las actividades de ventas y compras:

1. los _____ más efectivos siempre están motivados.
2. ¿Cuáles son los _________ de riesgo de los compradores?
3. la confianza es algo presente en la mente de los _______.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 mecánicos – techos – cucarachas

 bancos – negocios – compradores

 comerciantes – factores – compradore

10) Complete las siguientes oraciones utilizando vocabulario relacionado a las actividades de ventas y compras:

1. los compradores y vendedores tienen capacidad para ___________.
2. Siempre es necesario _______ la oferta del cliente.
3. la oferta siempre debe de estar ___________.

Diga la respuesta correcta siguiendo la secuencia:

 negociar – comenzar – en blanco

 negociar – individualizar – cuantificada

 amar – nadar – rotar

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Av 1 - Didática na Educação Básica

1)
Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, faz com que tenhamos melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz.
Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:

Alternativas:
  • a)
    Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
  • b)
    Formação do aluno que pensa individualmente, sem criticidade.
  • c)
    Minimizar as discriminações econômicas e sociais geradas fora da escola.
  • d)
    A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais e os conflitos dialeticamente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração.
2)
O trabalho sobre questões metodológicas do ensino demonstra a necessidade de o professor trabalhar com diversos tipos de métodos e técnicas de ensino a fim de formar cidadãos, leitores críticos, indivíduos participativos.
Em se tratando de tecnologia, o MEC disponibiliza um portal para apoiar o trabalho do professor através de aulas, vídeos, conteúdos multimídia, links e materiais didáticos, o PORTAL DO PROFESSOR.
Qual das alternativas abaixo contém o objetivo maior que justifica a criação desse portal?

Alternativas:
  • a)
    Favorecer a rapidez no planejamento das aulas.
  • b)
    Contribuir com o processo de formação continuada do professor.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Contribuir com a gestão dos diretores na investigação do trabalho dos professores.
  • d)
    Minimizar a desmotivação dos docentes.
  • e)
    Aprofundar os conhecimentos sobre informática dos docentes.
3)
Leia o trecho a seguir sobre Planejamento, um importante momento da organização do trabalho pedagógico na Educação Básica:
"O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30)".
Assinale a alternativa correta em relação ao planejamento:

Alternativas:
  • a)
    O planejamento ocorre no início do ano letivo e os professores são orientados a elaborar seus planos de ensino, porém isso deve ocorrer num único momento. Revisões e adaptações sempre que necessárias podem ser realizadas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O planejamento é um documento da escola e não dos professores, deve seguir todas as orientações da LDB e os PCNs.
  • c)
    O planejamento ocorre somente no início do ano letivo e os professores tem total liberdade para elaborar seus planos de ensino, porém sem que ocorram mudanças e alterações no decorrer do ano.
  • d)
    O planejamento é voltado somente para a organização dos conteúdos básicos do currículo adotado.
  • e)
    O planejamento é coletivo, realizado no início do ano, porém o registro dos planos de ensino é individual e segue à risca aquilo que o gestor/diretor determina.
4)
Assinale a alternativa que contêm os níveis de Planejamento de Ensino corretas:

Alternativas:
  • a)
    Plano de Ensino; Avaliação diagnóstica; Recuperação contínua e Recuperação final.
  • b)
    Planejamento do Sistema de Educação; Projeto Político-Pedagógico; Planejamento Curricular; Plano de Curso, Unidade e Aula; Projetos de Ensino; Planejamento Setorial.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Avaliação da Aprendizagem; Plano de Ação, Projeto Político-Pedagógico; Gestão de Pessoas.
  • d)
    Gestão de Recursos disponíveis; Planejamento do Sistema de Educação; Plano de Aula e Recuperação.
  • e)
    Projeto Político Pedagógico; Lei de Diretrizes e Bases; Parâmetros Curriculares Nacionais.
5)
Tendo como base a Taxonomia de Bloom, imagine uma atividade de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental que trabalhe com estudo de Ortografia. As habilidades que serão desenvolvidas nesta sequência didática são:
I. Inferir a partir do contexto as regras ortográficas;
II. Compreender as regularidades ortográficas e a existência de irregularidades ortográficas em Língua Portuguesa;
III. Identificar diferenças entre discurso direto e indireto;
IV. Recorrer às regras para resolução de dúvidas ortográficas.
Assinale a alternativa correta em relação às habilidades corretas:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Somente III está correta.
  • c)
    I, III e IV estão corretas.
  • d)
    Somente IV está correta.
  • e)
    I, II e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada