sexta-feira, 19 de maio de 2017

Brasil vive novo momento de incerteza política

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Um ano depois do afastamento de Dilma Rousseff, o Brasil vive um novo momento de incerteza política. Caso Michel Temer não renuncie, o presidente ainda pode perder o cargo por três vias. Então, poderiam acontecer eleições diretas ou indiretas; entenda:

Entenda a seguir o que pode acontecer:

·  Temer é investigado em um inquérito. Nesta fase, são colhidos depoimentos e provas pela Procuradoria Geral da República
·   Se as investigações coletarem elementos suficientes de provas, Temer pode ser alvo de uma denúncia.
· A denúncia é encaminhada pela Procuradoria ao Supremo, mas, como se trata do presidente, a abertura de processo precisa ser autorizada pela Câmara dos Deputados.
·  Na Câmara, a continuidade da ação precisa ser aprovada por dois terços dos deputados (ou seja, 342 dos 513)
·  Se aprovada, o presidente pode ser julgado pelo Supremo. Se não, o procedimento é encerrado.
· O STF decide, então, se aceita ou não a denúncia. Se sim, começa a fase de processo penal e Temer é afastado do cargo por 180 dias. Nessa fase, são ouvidas testemunhas, apresentadas provas e também ouvido o depoimento do agora réu
·  Se não houver julgamento em 180 dias, cessa o afastamento provisório do presidente
· Se ao fim desse processo for confirmada a culpa, Temer é afastado definitivamente, perde seus direitos políticos e pode até ser preso, se a pena pelo crime for a de prisão. Segundo a Constituição, assume interinamente o presidente da Câmara, que deve convocar eleições indiretas, a serem feitas pelo Congresso, em 30 dias
· Se não for confirmada a culpa, o processo é encerrado e Temer continua como presidente. Durante a investigação e eventual denúncia, a Procuradoria também pode entender que não houve crime e arquivar o caso

Investigação
 O pedido de abertura de inquérito foi feito após um dos donos do grupo JBS, Joesley Batista, dizer em delação à Procuradoria-Geral da República (PGR) que, em março deste ano, gravou o presidente dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo".
A delação de Joesley e de seu irmão, Wesley Batista, foi homologada por Fachin, segundo informações do Supremo nesta quinta. Pela Constituição, o presidente da República só pode ser investigado por atos cometidos durante o exercício do mandato e com autorização do STF. Os fatos narrados por Joesley Batista na delação foram, segundo ele, cometidos em março deste ano, quando Temer já ocupava a Presidência.
Temer afirmou nesta quinta (18) que "a situação de dubiedade não pode persistir por muito tempo". "Se foram rápidas nas gravações clandestinas, não podem tardar nas investigações e na solução respeitantemente a essas investigações", disse o presidente. "No Supremo, mostrarei que não tenho nenhum envolvimento com esses fatos. Não renunciarei. Repito: não renunciarei. Sei o que fiz e sei a correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro."
 Impeachment
Após a divulgação da reportagem, foram apresentados oito pedidos de impeachment de Temer ao Congresso Nacional. Os pedidos precisam ser analisados pelo presidente da Câmara, que é quem autoriza a abertura de investigação. Caso algum deles seja aceito, o trâmite será o mesmo enfrentado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que foi julgada pelo Senado.
Cassação da chapa
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda tramita o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, cujo julgamento será retomado no dia 6 de junho. Na ação, apresentada à Justiça Eleitoral pelo PSDB em dezembro de 2014 – dois meses depois da derrota nas urnas do candidato do partido, Aécio Neves –, os tucanos acusaram a chapa de ter cometido abuso de poder político e econômico por, supostamente, ter recebido dinheiro de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Atualmente, o PSDB integra a base do governo Temer. Um dos ministros, Bruno Araujo (Cidades), no entanto, anunciou nesta quinta que vai deixar o cargo.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Av2 - PED - Lic - Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade

1)
Sobre o planejamento de aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão.
Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra. (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).
De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:
I - Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto.
II - Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento.
III - Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda.

Alternativas:
  • a)
    Somente I e II estão corretas
  • b)
    Somente I e III estão corretas.
  • c)
    Somente II e III estão corretas.
  • d)
    Somente I está correta.
  • e)
    Somente II está correta.
    Alternativa assinalada
2)
No Brasil, a Educação Física escolar apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Após passado um tempo da utilização da Educação Física nas escolas, nas décadas de 60 e 70, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas?

Alternativas:
  • a)
    Condicionamento Físico
  • b)
    Ginástica.
  • c)
    Dança.
  • d)
    Jogos e brincadeiras.
  • e)
    Esporte.
    Alternativa assinalada
3)
Realizar o planejamento é essencial para a atuação do professor. Planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. Marque verdadeiro ou falso em relação as sentenças e assinale a alternativa que apresenta essas etapas.
( ) O conteúdo a ser aplicado e a descrição das atividades.
( ) As atividades que vai aplicar e as formas de avaliação.
( ) Os objetivos que pretende alcançar e a forma de avaliação.
( ) O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que pretende alcançar.

Alternativas:
  • a)
    F – F- F- V
    Alternativa assinalada
  • b)
    F – F – V- V
  • c)
    F – V- V- V
  • d)
    F – V- F- V
  • e)
    V – F- V- F
4)
A Educação Física como concebemos hoje tem suas raízes na Europa, fim do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996).
SOARES , C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade.Rev. Paul. Educ. Fís.,São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.
Com base nesta temática, analise as sentenças:
I - Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.
II - A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral.
III - Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições.
Assinale a alternativa que possui a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    Somente I e II estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Somente I e III estão corretas.
  • c)
    Somente II e III estão corretas.
  • d)
    Somente III está correta.
  • e)
    Somente II está correta.
5)
Desde a pré-história o homem sempre buscou compreender sua motricidade e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, analise as sentenças, classifique-as quanto verdadeiras ou faltas no que se refere ao enfoque dado à Educação Física na sociedade ocidental grega, e assinale a alternativa correta
( ) A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo.
( ) O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico.
( ) As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura, em que a utilizavam como forma de proporcionar espetáculo à população.
( ) O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado, por força da Igreja.

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – F
  • b)
    V – F – F – F
  • c)
    F – V – F – F
    Alternativa assinalada
  • d)
    F – F- V – V
  • e)
    V – F – V – F

domingo, 14 de maio de 2017

SER MÃE

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Ser mãe não é apenas trocar fraldas, aquecer mamadeiras ou lutar com as papinhas. Isso é apenas o começo; é nesse momento que uma mãe se dá conta de que é capaz de fazer qualquer coisa pelo seu filho.
Ser mãe significa mudar a sua vida, seu tempo, seu pensamento, dar todo o seu coração, seu amor para levar seus filhos adiante e ensiná-los a viver.
Significa ter uma razão de ser para o resto da vida; querer aproveitar e viver ao máximo cada momento. Ter sentimentos contraditórios ao ver  os filhos crescendo, sentindo alegria e saudade à medida que avançam ao longo da vida.
Se existe um amor real e sincero é o amor de mãe. É eterno e infinito. Na realidade, ser mãe significa seguir os passos desses pequenos professores, seus filhos, até que se tornem adultos. Mesmo sem saber, eles nos ensinam a amar incondicionalmente.
Ser mãe significa nunca mais estar só no pensamento. Uma mãe sempre pensa por dois: por ela e pelos seus filhos. Uma mãe se sente afortunada, porque sabe que eles são o seu maior tesouro.
A maternidade não traz só alegrias, mas também muito choro e aflição. Muitas noites sem dormir, preocupações sem fim, correr atrás dos filhos, inventar mil maneiras de camuflar verduras e peixes, suportar e tolerar brigas com toda a paciência do mundo.
Ser mãe não é só trocar fraldas

O que uma mãe faz pelos seus filhos

Dói muito para uma mãe dizer não aos seus filhos, desafiá-los, vê-los cair, abandonar seus sonhos ou desperdiçar suas capacidades. Mas ela também quer que eles aprendam a importância dos limites. Seus filhos a respeitarão mais se acreditarem que ela deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento.
Uma mãe não pode viver pelos filhos, mas partilha tudo com eles. Portanto, uma mãe tenta, a cada dia, costurar asas enormes e rápidas que lhes permitam voar muito mais alto.
Uma mãe quer “tudo de bom” na vida dos seus filhos, mas também quer que aprendam a navegar em alto mar enfrentando as tempestades. Sabe que seus filhos devem aprender a caminhar sozinhos e evoluir com seus erros e acertos.
Elas conhecem melhor do que ninguém os defeitos de seus filhos, mas os aceitam e não os escondem. Sabem se eles estão bem só com o olhar, porque as mães são especialistas em detectar as emoções.
Uma mãe carrega uma carga muito pesada sobre seus ombros. Sente-se culpada e responsável pelos problemas dos filhos. Provavelmente sacrifica seus objetivos, aspirações ou a sua vida por eles, o que faz das mães as pessoas mais generosas do mundo.
Quando seus filhos acordam à noite com febre, quando querem enfrentar o mundo e superar todos os obstáculos, incentivá-los a seguir em frente e, acima de tudo protegê-los, é o que faz das mães o maior exemplo de coragem e amor.

As mães são as pessoas mais fortes do mundo, pois sua fraqueza é seu ponto forte e isso incendeia a cada dia o seu coração e a sua vontade de viver.

O que é ser mãe?

PROCURAÇÃO
























Embora quase todo mundo saiba o que é uma procuração, pouca gente não se complica na hora de fazer uma: "Quais poderes eu posso atribuir? O que eu escrevo na procuração? Será que a procuração pode ser particular, ou deve ser pública? Onde consigo uma procuração pública?". Vamos responder estas e outras dúvidas no post de hoje!


1) O QUE É UMA PROCURAÇÃO?


Procuração é o ato de se atribuir poderes de representação. Ela serve como autorização, para que uma pessoa atue em nome de outra em certas tarefas.  

No dia-a-dia, a procuração é entendida como o "instrumento do mandato". Explico: instrumento é a ferramenta, o meio pelo qual se coloca em prática o contrato de mandato. E mandato é um tipo de contrato, em que uma pessoa obriga-se a praticar atos jurídicos por conta de outra pessoa. Exemplo: José confere poderes de representação a Maria, para que Maria alugue uma casa em nome de José. 

Uma boa procuração deverá ter: os nomes completos das pessoas envolvidas, seus endereços de domicílio, profissões, RG e CPF, a menção ao lugar e à data onde os poderes serão passados, os objetivos da atribuição de poderes e a descrição exata desses poderes.

ATENÇÃO. Aqui vai um recadinho aos entendedores do Direito: em termos de direito material, representação é diferente de mandato, que são diferentes de procuração. Eu sei disso! Mas...para não confundir a cabeça dos não-advogados, simplifiquei os conceitos, tentando não perder muito da essência dos institutos. Se quiser saber exatamente a natureza jurídica de cada instituto, leia Orlando Gomes, Washington de Barros Monteiro, Caio Mário, Silvio Rodrigues e cia. 


2) QUEM PODE PASSAR E RECEBER UMA PROCURAÇÃO?


Quem passa a procuração é chamado de "mandante" ou "outorgante". É a pessoa que atribui os poderes. Podem ser:
  1. pessoas capazes acima de 18 anos;
  2. pessoas relativamente incapazes (maiores de 16 e menores de 18 anos, alcoólatras, viciados, pessoas com desenvolvimento mental incompleto e pródigos), desde que assistidos (tutor, curador) e somente por procuração pública;
  3. pessoas cegas e analfabetas, desde que por procuração pública; e
  4. maiores de 16 e menores de 18 anos, sem assistência de pais ou responsáveis, para abrir ação na Justiça do Trabalho ou dar queixa na polícia. 
Quem recebe os poderes de representação é chamado de "mandatário", "outorgado" ou "procurador". É a pessoa que recebe os poderes para realizar determinada tarefa. Podem ser:
  1. pessoas capazes acima de 18 anos;
  2. maiores de 16 e menores de 18 anos (o mandante não terá como ser ressarcido, se ocorrer algum dano pela escolha do menor de 18 anos); e
  3. falidos.


3) QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROCURAÇÃO?


A procuração pode ser:
  • ESCRITA: se a procuração for particular, poderá ser escrita à mão ou digitada; se for pública, será digitada pelo próprio tabelião de notas;
  • VERBAL: a procuração falada só ocorre na forma particular e não é muito usada. Veja: Caio passa uma procuração falada a Rodrigo, para que Rodrigo feche um negócio com Juliana em nome de Caio. Como Juliana terá certeza de que Rodrigo está mesmo fazendo tudo em nome de Caio, se não existe nada escrito que comprove? Por essa falta de segurança, a procuração falada não é indicada;
  • PARTICULAR: a procuração particular é feita pela própria pessoa que passará seus poderes a alguém. Ela poderá ser escrita de próprio punho ou digitada, mas ambas devem ser assinadas. Há pessoas que exigem o reconhecimento de firma nessas procurações particulares o que, aliás, é até recomendado, por ser mais seguro. Mas, de qualquer forma, a procuração particular também poderá valer sem o reconhecimento da assinatura de quem atribuiu os poderes; 
  • PÚBLICA: é feita em qualquer tabelionato de notas. O tabelião receberá as pessoas interessadas em passar e receber os poderes, indicará a melhor forma de redação e digitará um modelinho de documento. Depois da leitura do modelinho, as pessoas poderão aprová-lo e, isso acontecendo, o tabelião liberará a procuração na hora. Óbvio que o cartório cobrará uma taxa por esse serviço. Serão geralmente feitas procurações públicas nos negócios que exigirem formalidades legais. Exemplos: em compra e venda de imóvel de valor superior a 30 salários mínimos, negócios realizados com pessoas cegas, procurações entre marido e mulher etc;
  • CONJUNTA: mais de uma pessoa receberá os poderes de representação, mas elas não poderão podem agir separadamente;  
  • SOLIDÁRIA: mais de uma pessoa receberá os poderes de representação, e cada uma delas poderá agir separadamente, independentemente da ordem na sequência de nomeação;
  • FRACIONÁRIA: mais de uma pessoa receberá os poderes, mas cada pessoa receberá um conjunto específico de tarefas, de modo que cada uma agirá somente dentro desses limites individuais;
  • SUBSTITUTIVA: mais de uma pessoa receberá os poderes, mas elas somente irão agir obedecendo a ordem da sequência de nomeação. Exemplo: Pedro fará tal coisa. Se Pedro não fizer, então Maria poderá fazer;
  • JUDICIAL:  é passada ao advogado, para ser usada em processos na Justiça. É possível atribuir poderes básicos (ad judicia - fazer carga do processo no cartório, fazer petições etc) e, além deles, outros poderes (ad judicia et extra - receber citação, fazer confissão, reconhecer o pedido da parte contrária, firmar acordo, desistir da ação, renunciar ao direito que embasa a ação, receber e dar quitação, firmar compromisso, levantar valores etc); ou
  • PARA ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS: pode ser pública ou particular e é usada para administração de atos de dia-a-dia. Exemplos: para retirada de exame em laboratório; para assinar contrato de aluguel de casa; para abrir conta corrente em nome de outra pessoa; para administrar imóveis alugados etc. Aliás, é muito comum aquela procuração com "poderes gerais" ou "plenos poderes". Estas procurações permitirão atos de administração ordinária, mas não darão poderes ilimitados. Ou seja, ainda dependerão de autorização do outorgante os atos para firmar acordos, vender, comprar, alugar, prestar garantias etc.
ATENÇÃO. Dependendo do tipo de tarefa, a procuração poderá ser onerosa: aquele que atribuiu os poderes poderá pagar uma retribuição à pessoa que realizará as tarefas. Como esse pagamento depende de um acordo entre as pessoas envolvidas, para evitar problemas, é melhor que tudo isso esteja bem escrito na própria procuração. 


4) QUANDO POSSO USAR UMA PROCURAÇÃO?


São infinitos os casos, mas darei alguns exemplos. Você poderá usar procuração para: 

  • comprar e vender imóveis;
  • alugar imóveis;
  • comprar e vender carros;
  • fazer doações;
  • contratar consórcios;
  • abrir, movimentar e fechar contas em bancos;
  • abrir e fechar empresas;
  • administrar negócios particulares ou em empresas;
  • casar;
  • pedir o divórcio;
  • pedir a guarda de um filho;
  • reconhecer um filho;
  • transcrever o registro de uma criança em cartório;
  • rescindir contratos de trabalho;
  • receber salário, pensões e outras verbas, alimentares ou não;
  • renunciar à herança;
  • habilitar-se em inventário; e
  • obter 2ª via de carteira de habilitação, RG, CPF, carteira de trabalho etc.

5) QUANDO NÃO POSSO USAR UMA PROCURAÇÃO? 


A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos, vendidos, renunciados etc. 

Veja alguns exemplos de atos que não poderão ocorrer por procuração: 
  • fazer testamento;
  • exercer cargo público;
  • prestar serviço militar;
  • abrir mão da integridade física (doação de órgãos); e
  • renunciar a direitos de imagem (reality shows).

6) COMO COLOCO FIM A UMA PROCURAÇÃO?


A procuração termina nas seguintes situações:


  • REVOGAÇÃO: a pessoa que passa a procuração declara que deseja parar de atribuir poderes. As pessoas envolvidas com eventuais negócios deverão ser avisadas;
  • RENÚNCIA: a pessoa que aceita os poderes atribuídos pela procuração declara que deseja interromper o recebimento desses poderes. Se a renúncia do procurador gerar danos a quem lhe atribuiu esses poderes, deverá pagar por eles; 
  • CONCLUSÃO DO NEGÓCIO: acontece quando a procuração tiver poderes atribuídos para uma certa tarefa. Feita essa tarefa, a procuração termina;
  • TÉRMINO DO PRAZO: acontece quando a atribuição de poderes é feita por um certo período. Passado esse prazo, a procuração termina; e
  • MORTE, INTERDIÇÃO OU MUDANÇA DE ESTADO: a morte de quem atribui ou recebe os poderes põe fim à procuração. O mesmo acontece quando uma das pessoas envolvidas na procuração é interditada (por impedimento mental, por exemplo) ou muda de status civil (divórcio, por exemplo). 

ATENÇÃO 1. O ideal é fazer uma procuração com prazo determinado e descrevendo  exatamente qual(is) a(s) tarefa(s) a ser(em) realizada(s). Exemplo: "Nomeio Mauro para comprar o carro modelo X, da marca Y, placa XXX-0000, do então proprietário fulano, residente e domiciliado na Rua tal, conferindo-lhe tão somente os poderes específicos e suficientes para realizar tal ato, no período de tantos dias". Veja que, quando mais específico(a) você for, mais segura será a procuração. 

ATENÇÃO 2. Se você realmente não puder evitar a chamada "procuração com plenos poderes", passe-a somente a uma pessoa de extrema confiança!

sexta-feira, 12 de maio de 2017

No todo es fácil - Nem tudo é fácil

Es difícil hacer a alguien feliz, así como es fácil hacer triste.
Es difícil decir que te amo, así como es fácil no decir nada
Es difícil valorar un amor, así como es fácil perderlo para siempre.
Es difícil agradecer por el día de hoy, así como es fácil vivir un día más.
Es difícil ver lo que la vida trae de bueno, así como es fácil cerrar los ojos y atravesar la calle.
Es difícil convencerse de que si es feliz, así como es fácil encontrar que siempre falta algo.
Es difícil hacer que alguien sonríe, así como es fácil hacer llorar.
Es difícil ponerse en lugar de alguien, así como es fácil mirar al propio ombligo.
Si usted se equivocó, pida disculpas ...
¿Es difícil pedir perdón? ¿Pero quién dijo que es fácil ser perdonado?
Si alguien se equivocó con usted, perdónale ...
¿Es difícil perdonar? ¿Quién dijo que es fácil arrepentirse?
Si usted siente algo, diga ...
¿Es difícil abrirse? Pero quien dijo que es fácil encontrar
¿Alguien que quiera escuchar?
Si alguien se queja de usted, oiga ...
¿Es difícil oír ciertas cosas? ¿Quién dijo que es fácil oírte?
Si alguien te ama, amarlo ...
¿Es difícil entregarse? ¿Pero quién dijo que es fácil ser feliz?
No todo es fácil en la vida ... Pero, con certeza, nada es imposible
Necesitamos creer, tener fe y luchar para que no sólo soñamos,
Pero también hacemos todos esos deseos, realidad!

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. 
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia. 
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua. 
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo. 
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar. 
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo. 
Se você errou, peça desculpas... 
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? 
Se alguém errou com você, perdoa-o... 
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender? 
Se você sente algo, diga... 
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar 
alguém que queira escutar? 
Se alguém reclama de você, ouça... 
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz? 
Nem tudo é fácil na vida... Mas, com certeza, nada é impossível 
Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, 
Mas também tornemos todos esses desejos, realidade!

Silabário Complexo