quinta-feira, 25 de maio de 2017

Ângulos

Todo ângulo possui dois lados um vértice. Os lados são as semi-retas que determinam. O vértice é a origem comum dessas semi-retas.
O ângulo convexo, de vértice O e lados , é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.

Observe agora dois casos em que as semi-retas de mesma origem estão contidas na mesma reta. Nesses casos, formam-se também ângulos.
  • As semi-retas  coincidem. Temos aí o ângulo nulo e o ângulo de uma volta.

  • As semi-retas  não coincidem. Temos aí dois ângulos rasos ou de meia-volta.
Podemos, então, estabelecer que:
Ângulo é a região do plano limitada por duas semi-retas que têm a mesma origem.
MEDIDA DE UM ÂNGULO
A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º.
Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida. Cada um desses ângulos representa um ângulo de 1º grau (1º).

Para medir ângulos utilizamos um instrumento denominado transferidor. O transferidor já vem graduado com divisões de 1º em 1º. Existem dois tipos de transferidor: Transferidor de 180º e de 360º.
O grau compreende os submúltiplos:

  • O minuto corresponde a  do grau. Indica-se um minuto por 1'.
1º=60'
  • O segundo corresponde a  do minuto. Indica-se um segundo por 1''.
1'=60''
Logo, podemos concluir que:
1º = 60'.60 = 3.600''
Quando um ângulo é medido em graus, minutos e segundos, estamos utilizando o sistema sexagesimal.
Como medir um ângulo, utilizando o transferidor
Observe a seqüência

  • O centro O do transferidor deve ser colocado sobre o vértice do ângulo.
  • A linha horizontal que passa pelo centro deve coincidir com uma das semi-retas do ângulo .
  • Verificamos a medida da escala em que passa a outra semi-reta .
Leitura de um ângulo
Observe as seguintes indicações de ângulos e suas respectivas leituras:
15º (lê-se "15 graus'')
45º50' (lê-se ''45 graus e 50 minutos'')
30º48'36'' (lê-se ''30 graus, 48 minutos e 36 segundos'')
Observações
Além do transferidor, existem outros instrumentos que medem ângulos com maior precisão. Como exemplos temos oteodolito, utilizado na agrimensura, e o sextante, utilizado em navegação.
A representação da medida de um ângulo pode também ser feita através de uma letra minúscula ou de um número.

Um ângulo raso ou de meia-volta mede 180º.
ângulo de uma volta mede 360º.
Questões envolvendo medidas de ângulos
Observe a resolução das questões abaixo:

  • Determine a medida do ângulo AÔB na figura:
Solução 
Medida de AÔB = x
Medida de BÔC = 105º
Como m ( AÔC) é 180º, pois é um ângulo raso, temos:
m (AÔB) + m (BÔC) = m (AÔC)
x + 105º = 180º
x = 180º - 105º
x = 75º
Logo, a medida de AÔB é 75º.

  • Determine a medida do 6angulo não-convexo na figura:
Solução
Verificamos que o ângulo não-convexo na figura (x) e o ângulo convexo (50º) formam, juntos, um ângulo de uma volta, que mede 360º. Assim:

x + 50º = 360º
x = 360º - 50º
x = 310º
Logo, o valor do ângulo não-convexo é 310º.
Como construir um ângulo utilizando o transferidor
Observe a seqüência utilizada na construção de um ângulo de 50º:
  • Traçamos uma semi-reta .
  • Colocamos o centro do transferidor sobre a origem da semi-reta (A).
  • Identificamos no transferidor o ponto (C) correspondente à medida de 50º.
  • Traçamos a semi-reta , obtendo o ângulo BÂC que mede 50º.
Os ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º são ângulos especiais.
Eles podem ser desenhados com esquadro.
TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
Como vimos, quando trabalhamos com medidas de ângulos, utilizamos o sistema sexagesimal.
Observe nos exemplos como efetuar transformações nesse sistema:
  • Transforme 30º em minutos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
30º = 30 . 60'= 1.800
'Logo, 30º = 1.800
  • Transforme 5º35' em minutos.
Solução
5º = 5 . 60' = 300'
300' + 35'= 335'
Logo, 5º35'= 335'.
  • transforme 8º em segundos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
8º = 8 . 60'= 480
'Sendo 1'= 60'', temos:
480'= 480 . 60'' = 28.800''
Logo, 8º = 28.800''.
  • Transforme 3º35' em segundos.
Solução
3º = 3 . 60'= 180'
180' + 35' = 215'
215' . 60'' = 12.900''
Logo, 3º35'= 12.900''
  • Transforme 2º20'40'' em segundos.
Solução
2º = 2 . 60' = 120'
120' + 20' = 140'
140'. 60''= 8.400''
8.400'' + 40'' = 8.440''
Logo, 2º20'40'' = 8.440''
Transformando uma medida de ângulo em número misto
  • Transforme 130' em graus e minutos.
Solução
  • Transforme 150'' em minutos e segundos.
Solução
  • Transforme 26.138'' em graus, minutos e segundos.
Solução

Medidas fracionárias de um ângulo
  • Transforme 24,5º em graus e minutos.
solução
0,5º = 0,5 . 60' = 30'
24,5º= 24º + 0,5º = 24º30'
Logo, 24,5º = 24º30'.
  • Transforme 45º36' em graus.
solução
60' 
36'  
x = 0,6º (lê-se ''seis décimos de grau'')
Logo, 45º36'= 45º + 0,6º = 45,6º.
  • Transforme 5'54'' em minutos.
Solução
60'' 1'
54''  x  
x = 0,9' ( lê-se ''nove décimos de minuto'')
Logo, 5'54'' = 5'+ 0,9'= 5,9'
OPERAÇÕES COM MEDIDAS DE ÂNGULOS
Observe alguns exemplos de como adicionar medidas de ângulos:
Adição
  • 30º48' + 45º10'
  • 43º18'20'' + 25º20'30''
  • 10º36'30'' + 23º45'50''

Simplificando 33º81'80'', obtemos:

Logo, a soma é 34º22'20''.
Subtração
Observe os exemplos:

  • 70º25' - 30º15
  • 38º45'50'' - 27º32'35''
  • 90º - 35º49'46''
 
  • 80º48'30'' - 70º58'55''
Observe que:

Logo, a diferença é 9º 49'35''.

Multiplicação por um número natural
Observe os exemplos:

  • 2 . ( 36º 25')
  • 4 . ( 15º 12')
  • 5 . ( 12º36'40'')

Logo, o produto é 63º3'20''.
Divisão por um número natural
Observe os exemplos:

  • ( 40º 20') : 2
  • ( 45º20' ) : 4
  • ( 50º17'30'' ) : 6


ÂNGULOS CONGRUENTES
Observe os ângulos abaixo:

Verifique que AÔB e CÔD têm a mesma medida. Eles são ângulos congruentes e podemos fazer a seguinte indicação:

Assim:

Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida.
Propriedades da Congruência 
  • Reflexiva: 
  • Simétrica: 
  • Transitiva: 
  • ÂNGULOS CONSECUTIVOS
    Observe a figura:

    Nela identificamos os ângulos AÔC, CÔB e AÔB.
    Verifique em cada uma das figuras abaixo que:
    Os ângulos AÔC e CÔB possuem:
    Vértice comum: O
    Lado comum: 
    Os ângulos AÔC e AÔB possuem:
    Vértice comum: O
    Lado comum: 
    Os ângulos CÔB e AÔB possuem:
    Vértice comum: O
    Lado comum: 
    Os pares de ângulos AÔC e CÔB, AÔC e AÔB, CÔB e AÔB são denominados ângulos consecutivos.
    Assim:
    Dois ângulos são consecutivos quando possuem o mesmo vértice e um lado comum.
  • ÂNGULOS ADJACENTES
    Observe os exemplos de ângulos consecutivos vistos anteriormente e verifique que:
    Os ângulos AÔC e CÔB não possuem pontos internos comuns
    Os ângulos AÔC e AÔB possuem pontos internos comuns
    Os ângulos CÔB e AÔB possuem pontos internos comuns

    Verifique que os ângulos AÔC e CÔB são consecutivos e não possuem pontos internos comuns. Por isso eles são denominados ângulos adjacentes. 
    Assim:
    Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.

    Observação:
    Duas retas concorrentes determinam vários ângulos adjacentes. Exemplos:
  • BISSETRIZ DE UM ÂNGULO
    Observe a figura abaixo:
     m ( AÔC ) = m (CÔB ) = 20º
    Verifique que a semi-reta  divide o ângulo AÔB em dois ângulos ( AÔB e CÔB ) congruentes.
    Nesse caso, a semi-reta  é denominada bissetriz do ângulo AÔB.
    Assim:
    Bissetriz de um ângulo é a semi-reta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes.
    Utilizando o compasso na construção da bissetriz de um ângulo
    Determinação da bissetriz do ângulo AÔB.
    • Centramos o compasso em O e com uma abertura determinamos os pontos C e D sobre as semi-retas , respectivamente.
    • Centramos o compasso em C e D e com uma abertura superior à metade da distância de C a D traçamos arcos que se cruzam em E.
    • Traçamos , determinando assim a bissetriz de AÔB.

    ÂNGULO AGUDO, OBTUSO E RETO
    Podemos classificar um ângulo em agudo, obtuso ou reto.
  • Ângulo agudo é o ângulo cuja medida é menor que 90º. Exemplo:
  • Ângulo obtuso é o ângulo cuja medida é maior que 90º. Exemplo:
  • Ângulo reto é o ângulo cuja medida é 90º. Exemplo:
RETAS PERPENDICULARES
As retas r e s da figura abaixo são concorrentes e formam entre si quatro ângulos retos.
Dizemos que as retas r e s são perpendiculares e indicamos:
Observação
Duas retas concorrentes que não formam ângulos retos entre si são chamadas de oblíquos. Exemplo:
ÂNGULOS COMPLEMENTARES
Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo:
Verifique que:
m (AÔB) + m (BÔC) = 90º
Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são complementares.
Assim:
Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90º.
Exemplo:

Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º.
Dizemos que o ângulo de 42º é o complemento do ângulo de 48º, e vice-versa.
Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado.

Medida do ânguloComplemento
x90º - x
Exemplo:
  • Qual a medida do complemento de um ângulo de 75º?
Solução
Medida do complemento = 90º - medida do ângulo
Medida do complemento = 90º - 75º
Medida do complemento = 15º
Logo, a medida do complemento do ângulo de 75º é 15º.
Observação:
Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de complementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes complementares.


ÂNGULOS SUPLEMENTARES
Observe os ângulos AÔB e BÔC na figura abaixo:
As semi-retas  formam um ângulo raso.
Verifique que:
m ( AÔB ) + m (BÔC) = 180º
Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e BÔC são suplementares. Assim:
Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 180º.
Exemplo:
Os ângulos que medem 82º e 98º são suplementares, pois 82º + 98º = 180º.
Dizemos que o ângulo de 82º é o suplemento do ângulo de 98º, e vice-versa.
Para calcular a medida do suplemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 180º e a medida do ângulo agudo dado.

Medida do ânguloSuplemento
X180º - X
Exemplo:
  • Qual a medida do suplemento de um ângulo de 55º?
Solução
Medida do suplemento = 180º - medida do ângulo
Medida do suplemento = 180º - 55º
Medida do suplemento = 125º
Logo, a medida do suplemento do ângulo de 55º é 125º.
Observação:

Os ângulos XÔY e YÔZ da figura ao lado, além de
suplementares, são também adjacentes. Dizemos que esses ângulos são adjacentes suplementares.

  • ÂNGULOS OPOSTOS PELO VÉRTICE
    Observe os ângulos AÔB e CÔD na figura abaixo:
    Verifique que:
    Nesse caso, dizemos que os ângulos AÔB e CÔD são opostos pelo vértice (o.p.v). Assim:
    Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semi-retas opostas aos lados do outro.
    Na figura abaixo, vamos indicar:
    Sabemos que:
    X + Y = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)
    X + K = 180º ( ângulos adjacentes suplementares)
    Então:
    Logo: y = k
    Assim:
    m (AÔB) = m (CÔD) AÔB  CÔD
    m (AÔD) = m (CÔB) AÔD  CÔB
    Daí a propriedade:
    Dois ângulos opostos pelo vértice são congruentes.

    Observe uma aplicação dessa propriedade na resolução de um problema:
  • Dois ângulos opostos pelo vértice têm medidas, em graus, expressas por x + 60º e 3x - 40º. Qual é o valor de x?
Solução:
x + 60º = 3x - 40º  ângulos o.p.v
x - 3x = - 40º - 60º
-2x = - 100º
x = 50º
Logo, o valor de x é 50º.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

É iniciada a campanha de doação de leite materno em Petrolina

Banco de Leite só consegue atender 60% da demanda (Foto: Felipe Gesteira/Jornal da Paraíba)


O Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, iniciou uma campanha para sensibilizar as mulheres, com o intuito de reforçar as doações de leite humano na cidade. A iniciativa também tem como objetivo promover debates sobre a importância do aleitamento materno.
De acordo com a coordenadora médica do Biama, Flávia Helena Cavalcanti, qualquer mulher que estiver amamentando, que tem excesso de leite, está saudável e não está tomando nenhum medicamento pode realizar o cadastro para se tornar uma doadora.
“Nós aqui do banco de leite estamos em campanha para que as mães que estão amamentando possam doar um pouquinho do seu leite, porque esse pouquinho que uma mãe doa para um bebê prematuro pode fazer a diferença na vida desses bebês. O leite materno, humano, ordenhado, pode salvar a vida de um bebê”, explica.
Para entregar a doação, as mães podem ir ao banco de leite, ou solicitar ao Biama o recolhimento em casa. “Quando ela se cadastrar como doadora, o profissional aqui do banco de leite ou o técnico, vai até a casa da mãe, coleta e traz, contribuindo para melhorar o estoque”, enfatiza Flávia.
Atualmente o estoque do Biama é de 10 litros, o que é suficiente apenas para 10 dias. “O estoque nosso está reduzido. O leite humano, que é um alimento precioso, ele só consegue atender a 60% das necessidades dos bebês prematuros que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como essa maternidade é de referência e aqui tem muitos bebês internados, a gente nunca consegue suprir essa necessidade”, ressalta a coordenadora.
De acordo com o Ministério da Saúde, para doar o leite é preciso ter cuidados higiênicos. É recomendado que as mães prendam os cabelos e protejam a boca e nariz com máscara ou pano. As mãos e braços devem ser lavados com sabão e os seios apenas com água. As mamas devem ser massageadas e as primeiras gotas de leite descartadas.
O frasco de vidro onde o leite será armazenado deve ser esterelizado. O recipiente deve ser colocado em uma panela com água fervendo. Depois da coleta o pote deve ser identificado com um etiqueta, com a data e hora da primeira coleta. Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com o Viama através do telefone (87) 3202.7002.

Homem mata outro a golpes de faca em Bebedouro Petrolina

Um homem assassinou outro a facadas no Perímetro de Irrigação Bebedouro, zona rural de Petrolina. O crime aconteceu no final da noite deste domingo (21), na Vila 60.
Segundo o 5ºBatalhão de Polícia Militar (BPM), o acusado – até o momento não identificado – matou Raimundo Jorge de Sales com dois golpes de faca. Uma testemunha relatou que a vítima bebia na residência do acusado, o qual teria ficado com ciúmes da esposa e cometido o crime.
O local foi isolado até a chegada de peritos do Instituto de Criminalística (IC), que removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre o paradeiro do criminoso. A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPC). As investigação continuam.

sábado, 20 de maio de 2017

A Saudade dói

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas. 
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.


Amor

"Amor"

El amor no llama dos veces
como hay muchos que lo dicen.
El amor llama tal vez miles
pero muy pocos lo perciben.

Y no es que sea insistente,
sencillamente es que quiere
bromear y hasta divertirse
a costillas de la gente.

El amor, nunca será adulto,
nunca será inteligente.
pues hasta ahora no se supo
de alguien que enamorarse puede
a voluntad, de quien le conviene.

La verdad es que en amor:
¡La voluntad no interviene!
El amor llega sin avisar,
y cuando uno cuenta se da,
como una dulce enfermedad,
¡En el corazón lo tiene!

Y cuantas, cuantas veces,
no lo sabemos valorar,
sentimos que como está
ya es de nuestra propiedad.
Que lo podemos descuidar.

¡HASTA QUE UN DÍA SE PIERDE!

Inscrito por:
Francisco C. J.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I

1)
Na Arte o conceito de criatividade é bastante presente pois é uma área de atuação na qual ela é bastante exigida, embora não seja restrita apenas a ela. Desse modo, de acordo com nosso material de estudo, assinale a alternativa correta quanto aos aspectos da criatividade:

Alternativas:
  • a)
    A criatividade é capacidade exclusiva de algumas pessoas que já nascem criativas.
  • b)
    Ser criativo estabelece uma relação com a área de atuação em arte, portanto pessoas criativas são artistas.
  • c)
    A criatividade pode ser exercitada e instigada, sendo assim, pode ser desenvolvida ao longo da vida.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Somente pessoas sensíveis e observadoras tem a capacidade de se tornar pessoas criativas.
  • e)
    Ser criativo é um dom, há pessoas que nascem para ser bailarinos, para ser músicos, para ser artistas plásticos e outros para serem professores.
2)
"Criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade; buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (TORRANCE, 1965).

Analise as alternativas abaixo e considere V para verdadeiras e F para falsas quanto à criatividade:
( ) É um direito de todos, promove autoconhecimento e a curiosidade, ela é potencial humano.
( ) Associa-se à capacidade imaginativa, sendo mediadora entre o real, o sonho e a fantasia.
( ) Em estudos recentes ela foi associada à loucura, porque a capacidade de criar se desenvolve em estado de loucura, real ou potencial e a criação artística relaciona-se diretamente ao estado psicótico do artista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    F, V, V.
  • b)
    V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • c)
    V, F, F.
  • d)
    F, V, F.
  • e)
    V, F, V.
3)
Todos os campos de atividade humana podem ser enriquecidos pelos processos criativos, tornando-se mais agradáveis, surpreendentes. Na verdade, a criatividade é responsável pelos avanços tecnológicos na história da humanidade. Conhecemos histórias de pessoas sensíveis, observadoras, com necessidade de encontrar soluções para resolver os problemas correntes. Analise as afirmativas abaixo sobre criatividade:
I - O conceito de criatividade, inicialmente, estava associado à loucura, por se tratar de algo que foge aos padrões socialmente aceitáveis.
II - O ato criador abrange a capacidade de compreender e associar as imagens, dando a elas significado, formando algo novo.
III - A criança expressa em suas ações o resultado de suas interações sociais e construções que o meio possibilita, por isso, a criatividade pode ser estimulada pelo professor desde a educação infantil.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:

Alternativas:
  • a)
    I e II.
  • b)
    I e III.
  • c)
    II e III.
  • d)
    I, II e III.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Apenas a III.
4)
A fonte da criatividade é a imaginação criadora, o indivíduo deve ser capaz de imaginar, criar, formar, eliminando qualquer hipótese de reproduzir relações conhecidas. Uma pessoa com perfil criativo tem como características:
I – Temer tentar coisas novas porque dependendo dos riscos que se corre podem afetar sua capacidade imaginativa.
II – Ser receptiva a novas ideias e gostar de experiências novas.
III – Usar constantemente seus sentidos, ser bastante observadora e estar sempre atenta ao que acontece ao seu redor.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A afirmativa I está correta e as afirmativas II e III estão incorretas.
  • c)
    A afirmativa II está correta e as afirmativas I e III estão incorretas.
  • d)
    A afirmativa III está correta e as afirmativas I e II estão incorretas.
  • e)
    A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III se complementam.
5)
Uma pessoa criativa apresenta várias características como: ser observadora, ser persistente, curiosa, confiante e flexível, dentre outras. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para uma pessoa observadora.

Alternativas:
  • a)
    É capaz de enfrentar os obstáculos sem desistir facilmente.
  • b)
    Capaz de aceitar e trabalhar ao mesmo tempo com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular.
  • c)
    Aparenta ser desorganizado contudo, dedica-se aos seus projetos com ordem e determinação.
  • d)
    Usa constantemente seus sentidos, sempre atento ao que acontece ao redor de forma consciente ou inconsciente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Possui habilidade em reduzir o número de possíveis soluções de um problema pela aplicação da lógica e conhecimento.

Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I

1)
Encontramos educadores comprometidos, que se desdobram em prol da formação da criança, por percebê-la na sua singularidade e tratá-la como criança que é, e não como o adulto que será, como cidadã, sujeito de direitos, ainda que nem todos possuam essa compreensão a respeito da infância. Mas, por outro lado, não se pode negar que há uma série de elementos inibidores do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas abaixo e considere aquelas que apresentam esses elementos.
I - Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina na sala de aula.
II – Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.
III – A conduta de alguns alunos, a estrutura organizacional da escola e a sobrecarga de trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I.
  • b)
    II.
  • c)
    I e II.
  • d)
    II e III.
  • e)
    I, II e III.
    Alternativa assinalada
2)
O desenvolvimento do potencial criativo das crianças no contexto escolar depende de vários fatores como: atuação do professor, atuação do próprio aluno, organização do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as características do ensino criativo, considerando V para verdadeiras e F para falsas:
() O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.
() O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.
() As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e também no bem-estar do outro.
() O professor, em sua prática, deve impor às crianças propostas de atividades, sem que haja realização de intervenções de sua parte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, V, F, V.
  • c)
    F, V, V, F.
  • d)
    V, V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F, F, F, V.
3)
A mobilização para atividades educativas diversificadas configuram-se em características peculiares ao ensino criativo. Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar, são eles:

Alternativas:
  • a)
    Limite de tempo; sobrecarga de trabalho com provas e planos de aulas e problemas de saúde.
  • b)
    O medo de experiências novas; o arrependimento de não ter realizado nova tentativas e a frustração quanto aos erros.
  • c)
    A diversidade cultural; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Falta de motivação; indisciplina constante e atitudes descompromissadas.
  • e)
    Clima de sala de aula; indisciplina constante e sobrecarga de trabalhos com provas e planos de aula.
4)
Interprete a afirmativa abaixo:
"Quando pensamos em criatividade como potencial humano, devemos considerar que o local mais apropriado para o desenvolvimento desse potencial ‘deveria’ ser a instituição de ensino básico infantil."
A palavra ‘deveria’ aparece em destaque porque:

Alternativas:
  • a)
    A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.
  • b)
    O núcleo de convivência que permite à criança o desenvolvimento da criatividade é apenas a educação infantil.
  • c)
    A criança já chega na escola com percepção crítica dos fenômenos sociais e científicos, por isso não precisam ser mais estimuladas.
  • d)
    A escola não tem como função contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
  • e)
    Muitas vezes a escola poda a criatividade da criança levando-a a reproduzir coisas, falas e situações.
    Alternativa assinalada
5)
O próprio contexto educacional vem negligenciando a criatividade e o ambiente que favorece o desenvolvimento do potencial criativo na criança. O sistema de ensino, com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino. Por outro lado, nem mesmo um sistema engessado tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno. Sobre o papel e responsabilidade do professor quanto ao estímulo do desenvolvimento da criatividade na criança é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Deve proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.
  • b)
    Deve trabalhar com modelos prontos motivando a reprodução.
  • c)
    Deve construir práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, para que expressem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Deve facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.
  • e)
    Deve trazer trabalhos prontos como desenhos estereotipados impressos apenas para colorir.

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