sexta-feira, 19 de maio de 2017

Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I

1)
Encontramos educadores comprometidos, que se desdobram em prol da formação da criança, por percebê-la na sua singularidade e tratá-la como criança que é, e não como o adulto que será, como cidadã, sujeito de direitos, ainda que nem todos possuam essa compreensão a respeito da infância. Mas, por outro lado, não se pode negar que há uma série de elementos inibidores do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas abaixo e considere aquelas que apresentam esses elementos.
I - Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina na sala de aula.
II – Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.
III – A conduta de alguns alunos, a estrutura organizacional da escola e a sobrecarga de trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I.
  • b)
    II.
  • c)
    I e II.
  • d)
    II e III.
  • e)
    I, II e III.
    Alternativa assinalada
2)
O desenvolvimento do potencial criativo das crianças no contexto escolar depende de vários fatores como: atuação do professor, atuação do próprio aluno, organização do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as características do ensino criativo, considerando V para verdadeiras e F para falsas:
() O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.
() O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.
() As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e também no bem-estar do outro.
() O professor, em sua prática, deve impor às crianças propostas de atividades, sem que haja realização de intervenções de sua parte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, F.
  • b)
    F, V, F, V.
  • c)
    F, V, V, F.
  • d)
    V, V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • e)
    F, F, F, V.
3)
A mobilização para atividades educativas diversificadas configuram-se em características peculiares ao ensino criativo. Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar, são eles:

Alternativas:
  • a)
    Limite de tempo; sobrecarga de trabalho com provas e planos de aulas e problemas de saúde.
  • b)
    O medo de experiências novas; o arrependimento de não ter realizado nova tentativas e a frustração quanto aos erros.
  • c)
    A diversidade cultural; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Falta de motivação; indisciplina constante e atitudes descompromissadas.
  • e)
    Clima de sala de aula; indisciplina constante e sobrecarga de trabalhos com provas e planos de aula.
4)
Interprete a afirmativa abaixo:
"Quando pensamos em criatividade como potencial humano, devemos considerar que o local mais apropriado para o desenvolvimento desse potencial ‘deveria’ ser a instituição de ensino básico infantil."
A palavra ‘deveria’ aparece em destaque porque:

Alternativas:
  • a)
    A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.
  • b)
    O núcleo de convivência que permite à criança o desenvolvimento da criatividade é apenas a educação infantil.
  • c)
    A criança já chega na escola com percepção crítica dos fenômenos sociais e científicos, por isso não precisam ser mais estimuladas.
  • d)
    A escola não tem como função contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
  • e)
    Muitas vezes a escola poda a criatividade da criança levando-a a reproduzir coisas, falas e situações.
    Alternativa assinalada
5)
O próprio contexto educacional vem negligenciando a criatividade e o ambiente que favorece o desenvolvimento do potencial criativo na criança. O sistema de ensino, com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino. Por outro lado, nem mesmo um sistema engessado tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno. Sobre o papel e responsabilidade do professor quanto ao estímulo do desenvolvimento da criatividade na criança é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Deve proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.
  • b)
    Deve trabalhar com modelos prontos motivando a reprodução.
  • c)
    Deve construir práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, para que expressem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Deve facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.
  • e)
    Deve trazer trabalhos prontos como desenhos estereotipados impressos apenas para colorir.

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