São Paulo - Pequenas empresas que adotam padrões de gestão
têm maior lucro, são menos endividadas e investem mais. É o que mostra um
estudo feito pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade
(FNQ).
Segundo a pesquisa, as empresas que utilizam o Modelo de
Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ, registraram margem Ebtida de
19,9% em 2009 contra 14,6% das que não adotam o modelo. Elas também
apresentaram menor nível de endividamento total sobre o patrimônio líquido
(107% contra 116%) e aumentaram seus investimentos em 11,4% no ano – contra
8,2% de aumento registrado nas demais empresas do mesmo segmento de atuação.
“A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no
mercado. Ao identificar suas principais necessidades, a empresa consegue adotar
um sistema que aprimore sua gestão, aumente sua competitividade e proporcione
mais chances de sucesso”, destaca o diretor executivo da FNQ, Ricardo Correa.
Confira a seguir 10 dicas do executivo para administrar melhor seu negócio,
aumentando suas chances de sucesso
1. Faça um planejamento estratégico
Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa,
levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores,
colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. “Isso
permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua
continuidade”, garante Correa. Não basta fica só no planejamento. O próximo
passo é criar planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos
necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas
e estratégias.
2. Promova melhorias contínuas
Inovar nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão
é um passo fundamental para garantir o crescimento do negócio. Ouça as
contribuições de colaboradores e busque informações no mercado – as fontes
podem ser outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa e
associações, entre outras. “A implantação de um programa permanente de melhoria
e busca pela excelência contribui para o aumento da competitividade da
empresa”, ressalta Correa.
3. Controle o desempenho
A criação de indicadores e metas que permitam controlar as
principais atividades e analisar o desempenho do negócio é essencial para
garantir uma boa gestão. “Reuniões regulares com os dirigentes da organização
são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas
corretivas, quando necessário”, aponta o diretor da FNQ. Os indicadores e metas
devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção,
vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.
4. Não descuide das finanças
Fique de olho no fluxo de caixa e tenha sempre um plano
orçamentário para, no mínimo, um ano. Correa ressalta que essa é “uma boa
estratégia para assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de
materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do
investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços,
produção e entrega”.
5. Organize as informações
Informações necessárias para a execução das atividades da
empresa, análise e condução dos negócios devem ser organizadas em um sistema
padronizado, que inclua ferramentas e tecnologias eficazes para atender as
necessidades dos colaboradores. “A empresa deve compartilhar as informações a
fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e
documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em
caso de substituição de profissionais”, recomenda Correa.
6. Fique de olho na concorrência
Obtenha regularmente informações comparativas de outras
empresas do mesmo segmento. “Essa prática é funcional para estimular as
organizações a adotarem novas práticas e métodos de melhoria dos serviços,
produtos e processos”, explica o diretor da FNQ.
7. Ouça os clientes
Organizar a carteira de clientes, agrupando-os por perfis
similares, permite ao empreendedor identificar melhor suas necessidades e
formatar serviços e produtos mais adequados para atendê-los. “Considerando as
diferenças de cada cliente, é possível divulgar e oferecer produtos e serviços
no canal mais adequado para atingi-los e despertar o interesse”, explica
Correa. Promover avaliações periódicas de satisfação e criar canais adequados
para ouvir as reclamações e sugestões também é importante. “É a melhor forma de
identificar oportunidades de melhoria”, diz o especialista.
8. Gerencie os colaboradores
Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores,
deixando clara a participação de cada um para o sucesso do negócio. Também é
importante oferecer capacitação aos colaboradores, criando planos de
treinamento. “A organização deve ajudar a desenvolver as habilidades e
conhecimentos dos colaboradores para exercer as atividades diárias”, afirma.
9. Promova a qualidade de vida
Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos
colaboradores, oferecendo benefícios adicionais aos exigidos por lei, como
confraternizações e áreas de lazer. “Criar um ambiente mais participativo e
agradável é essencial para proporcionar motivação para a realização do
trabalho”, diz Correa.
10. Invista em responsabilidade social e ambiental
“Mais do que nunca, é importante estar atento ao consumo consciente, com o uso
controlado de água, energia elétrica e papel, bem como o descarte correto de
sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e
embalagens”, afirma Correa. Prestar atenção aos danos que as atividades e
instalações da empresa causam ao meio ambiente é essencial. Promova também
ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores. “Dessa
forma, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentado da organização e
do país”, destaca o executivo.