terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Polícia Civil prende assaltante de carros que agia com menor na cidade

Nesta terça-feira (10) quatro pessoas foram levadas para a delegacia da Polícia Civil do Ouro Preto  em Petrolina, Sertão Pernambucano, supeitas de comporem uma quadrilha. Com elas foram apreendidas quase três quilos de maconha pronta para o consumo, oito gramas de cocaína, um simulacro de pistola 380 e produtos de assaltos, como aparelho de som automotivo e um dos carros que são acusados de roubar.
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Material apreendido pela Polícia Civil em Petrolina (Foto: Divulgação / Polícia Civil)Material apreendido pela Polícia Civil em Petrolina (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Toda investigação começou quando dois menores, um deles de 17 anos, foram apreendidos com um carro roubado em Jutaí, povoado próximo a Lagoa Grande, nessa segunda-feira (09). A partir de então a Polícia Civil conseguiu chegar ao bairro Jardim Guararapes, Zona Oeste da cidade, onde prendeu um acusado de assalto de 18 anos, uma mulher que portava cocaína e mais doiss homens que foram encaminhados para a delegacia para averiguação.
Segundo a Polícia Civil, o menor de 17 anos e o acusado de assalto, praticavam roubo de carros em Petrolina abordando as vítimas em uma moto “cinquentinha”. Em menos de 10 dias os dois conseguiram roubar três carros na cidade.
Os menores apreendidos foram liberados na noite dessa segunda-feira. A mulher, recebeu um Termo Circunstancial de Ocorrência e foi liberada. Os dois homens levados na incursão desta tarde prestaram depoimentos e foram dispensados. Já o acusado de assaltos e também de tráfico de drogas em função da quantidade encontrada com ele, permanece na delegacia e posteriormente será encaminhado para o presídio Edvaldo Gomes.

Facas, celulares e drogas são apreendidos no Presídio de Salgueiro

Material aprrendido durante vistoria no Presídio de Salgueiro (Foto: Divulgação / Polícia Militar de Salgueiro)Material apreendido durante vistoria no Presídio de Salgueiro (Foto: Divulgação / Polícia Militar de Salgueiro)

Facas, tesouras, celulares, maconha, cocaína, garrafas de cachaça artesanal, entre outros materiais foram apreendidos nesta terça-feira (10), nos pavilhões do Presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, durante uma vistoria. A operação foi feita em conjunto com agentes penitenciários, o Comando da Polícia Militar de Salgueiro, Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Entre os materiais apreendidos estão 43 facas, 16 celulares, 13 carregadores, seis baterias, 131 papelotes de maconha, 76 papelotes de cocaína, 26 barrotes de madeira, 18 litros de cachaça artesanal, nove tesouras, 334 gramas de maconha, 54 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Participaram da ação 40 Policiais Militares e 20 agentes penitenciários.
Segundo o diretor do presídio, Carlos Acácio, essa é a terceira vistoria realizada dentro de cinco dias. “Essa ação faz parte da nossa rotina, mas hoje contamos com a presença da Polícia Militar. Fazemos esse trabalho pelo menos duas vezes na semana, porque assim evitamos até que um presidiário possa usar esses materiais para escavar uma parede, ou fazer um túnel para uma possível fuga. Nossas vistorias são para impedir este tipo de situação”, esclarece.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, atualmente o Presísio de Salgueiro conta com 666 presos, mas tem capacidade para 176 detentos.

Todo o material apreendido na vistoria foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Salgueiro.

10 dicas para administrar melhor seu negócio



São Paulo - Pequenas empresas que adotam padrões de gestão têm maior lucro, são menos endividadas e investem mais. É o que mostra um estudo feito pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Segundo a pesquisa, as empresas que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela FNQ, registraram margem Ebtida de 19,9% em 2009 contra 14,6% das que não adotam o modelo. Elas também apresentaram menor nível de endividamento total sobre o patrimônio líquido (107% contra 116%) e aumentaram seus investimentos em 11,4% no ano – contra 8,2% de aumento registrado nas demais empresas do mesmo segmento de atuação.

“A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no mercado. Ao identificar suas principais necessidades, a empresa consegue adotar um sistema que aprimore sua gestão, aumente sua competitividade e proporcione mais chances de sucesso”, destaca o diretor executivo da FNQ, Ricardo Correa.

Confira a seguir 10 dicas do executivo para administrar melhor seu negócio, aumentando suas chances de sucesso

1. Faça um planejamento estratégico
Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. “Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade”, garante Correa. Não basta fica só no planejamento. O próximo passo é criar planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias.

2. Promova melhorias contínuas
Inovar nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão é um passo fundamental para garantir o crescimento do negócio. Ouça as contribuições de colaboradores e busque informações no mercado – as fontes podem ser outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa e associações, entre outras. “A implantação de um programa permanente de melhoria e busca pela excelência contribui para o aumento da competitividade da empresa”, ressalta Correa.

3. Controle o desempenho
A criação de indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho do negócio é essencial para garantir uma boa gestão. “Reuniões regulares com os dirigentes da organização são fundamentais para mensurar os resultados obtidos e tomar medidas corretivas, quando necessário”, aponta o diretor da FNQ. Os indicadores e metas devem contemplar as principais áreas da empresa, entre elas finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes, colaboradores e questões ambientais.
 
4. Não descuide das finanças
Fique de olho no fluxo de caixa e tenha sempre um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Correa ressalta que essa é “uma boa estratégia para assegurar a disponibilidade de recursos para a compra de materiais e serviços, o pagamento de funcionários e despesas, além do investimento em equipamentos para comercialização, prestação de serviços, produção e entrega”.

5. Organize as informações
Informações necessárias para a execução das atividades da empresa, análise e condução dos negócios devem ser organizadas em um sistema padronizado, que inclua ferramentas e tecnologias eficazes para atender as necessidades dos colaboradores. “A empresa deve compartilhar as informações a fim de permitir a execução adequada das funções. Quando registradas e documentadas, essas informações possibilitam a continuidade das atividades em caso de substituição de profissionais”, recomenda Correa.

6. Fique de olho na concorrência
Obtenha regularmente informações comparativas de outras empresas do mesmo segmento. “Essa prática é funcional para estimular as organizações a adotarem novas práticas e métodos de melhoria dos serviços, produtos e processos”, explica o diretor da FNQ.

7. Ouça os clientes
Organizar a carteira de clientes, agrupando-os por perfis similares, permite ao empreendedor identificar melhor suas necessidades e formatar serviços e produtos mais adequados para atendê-los. “Considerando as diferenças de cada cliente, é possível divulgar e oferecer produtos e serviços no canal mais adequado para atingi-los e despertar o interesse”, explica Correa. Promover avaliações periódicas de satisfação e criar canais adequados para ouvir as reclamações e sugestões também é importante. “É a melhor forma de identificar oportunidades de melhoria”, diz o especialista.

8. Gerencie os colaboradores
Defina claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, deixando clara a participação de cada um para o sucesso do negócio. Também é importante oferecer capacitação aos colaboradores, criando planos de treinamento. “A organização deve ajudar a desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores para exercer as atividades diárias”, afirma. 

9. Promova a qualidade de vida
Adote ações que garantam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, oferecendo benefícios adicionais aos exigidos por lei, como confraternizações e áreas de lazer. “Criar um ambiente mais participativo e agradável é essencial para proporcionar motivação para a realização do trabalho”, diz Correa.

10. Invista em responsabilidade social e ambiental
“Mais do que nunca, é importante estar atento ao consumo consciente, com o uso controlado de água, energia elétrica e papel, bem como o descarte correto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens”, afirma Correa. Prestar atenção aos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente é essencial. Promova também ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores. “Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentado da organização e do país”, destaca o executivo.

 

8 dicas para melhorar o desempenho da sua empresa nas mídias sociais



 mídias sociais_redes sociais_marketing_engajamento (Foto: Shutterstock)
Quando se fala em redes sociais, é difícil se manter sempre atualizado. Com plataformas surgindo a todo o momento e usuários curiosos por novos tipos de interação, as marcas precisam se esforçar para seguir tantas tendências.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios consultou três especialistas no assunto para ajudar o empreendedor a posicionar seu negócio no mundo digital: Edney Souza, Leslie Orsioli, e Marcelo Salgado. Eles deram dicas de estratégias de interação e marketing em diversas redes sociais.

1. Vai entrar numa rede nova? 
Antes de entrar em uma rede social, o empreendedor deve avaliar se o público de sua empresa está nela. E depois, se a presença da marca naquele ambiente vai atender às necessidades do público-alvo. Se a decisão for por entrar na mídia social, ele deve, então, manter-se ativo. Uma regra básica é tentar preservar a interação com o cliente na plataforma em que a discussão começou, a menos que seja necessário fornecer dados sigilosos.

2. Novas plataformas, novas estratégias.
Hoje, o empreendedor deve estar pronto para desenvolver estratégias de marketing que sejam mais abrangentes. Além de se preocupar com as mídias sociais – como Facebook, Twitter e Google + –, é importante estar atento a outras plataformas. Para diversificar o conteúdo, vale a pena investir no YouTube, em blogs, no Tumblr e em aplicativos, como WhatsApp e Snapchat (em que a interação pode ser feita por meio do disparo de mensagens para listas de clientes, por exemplo).


3. Sua empresa é de nicho? 
Se a sua marca trabalha com casamentos, moda, decoração e beleza, por exemplo, certamente sua estratégia não pode ignorar o Pinterest. Viagem e turismo? Instagram não pode faltar. Quando se tem um produto específico, é importante identificar onde seu público está e estreitar laços para investir em ações focadas.

4. De olho na qualidade. 
Criar materiais que transmitam credibilidade ao cliente da marca e saber otimizar buscas no Google devem ser prioridades do empreendedor. Além de investir em publicidade ou anúncios pagos, é importante adotar estratégias de SEO para melhor a presença em buscas orgânicas. Para isso, o bom conteúdo é a melhor estratégia.

5. Amplie o alcance de sua página no Facebook. 
No caso do Facebook, é importante criar conteúdos com potencial de viralização e compartilhamento. Muitas empresas não têm essa percepção e não investem em material que se aplica ao dia a dia das pessoas.

6. Vale a pena pagar? 
Investir em mídia sempre pode ser um ótimo recurso quando há conteúdo de qualidade a ser divulgado e com alta possibilidade de compartilhamento. Se você produziu uma excelente notícia, por que não fazê-la chegar a um número maior de pessoas? É em torno disso que o Facebook vem trabalhando sua estratégia. Desde que a decisão de comprar anúncios seja bem planejada (e posteriormente, justificada em relatórios de performance), a estratégia de promover conteúdo em mídias sociais pode ser um bom investimento.

7. Está lá? Interaja! 
Se sua marca está numa rede social, interaja com os usuários independentemente de sexo ou idade. Toda interação é humana e dos dois lados deve haver alguém disposto a conversar sem preconceitos. Quem define como o usuário vai ser, acaba errando. Não existe uma regra de comportamento. Quem tem mais de 50 anos não necessariamente escreve de maneira séria, não abrevia palavras ou deixa de usar emoticons. O importante é não ficar calado.

8. Comportamento nas redes. 
Mais do que uma questão de linguagem, o comportamento do público reflete sua faixa etária. Os jovens, por exemplo, interagem com mais frequência nas mídias sociais, mas com propósitos diferentes de seus pais ou avós. Acostumados a compartilhar mais conteúdo, em geral, eles usam as redes para manter contato com seus amigos. Enquanto isso, a audiência mais madura sente maior necessidade de se expressar quando o assunto envolve reclamações sobre produtos e serviços ou atenção na busca por informações. Identificar o comportamento do seu público é essencial para interagir da melhor forma.

Cresce o número de casos de dengue em Petrolina, no Sertão de PE

Dengue (Foto: Reprodução/GloboNews)Dengue
Em Petrolina-PE, no Sertão pernambucano, houve um aumento de 133% nos casos de dengue, em relação ao ano passado. Em janeiro de 2014, a Secretaria de Saúde da cidade registrou seis casos da doença. Enquanto que este ano, o número subiu para 14 casos confirmados.
O aposentado Acindino Malaquias de Souza toma todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, Aedes aegypti. No quintal da casa dele, as garrafas estão emborcadas e a caixa d´água tampada. “O primeiro cuidado é não deixar vasos com a boca para cima, a caixa bem coberta, tampa de garrafa e essa é a prevenção que a gente faz para evitar a epidemia na nossa casa e dos vizinhos”.
Apesar de tantos cuidados, a dengue ainda é motivo de alerta. No ano passado, foram confirmados no município 791 casos de dengue. A coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Petrolina, Silvana Mudo, fala sobre os fatores que resultaram no aumento. “Quando comparado o ano passado nos temos um aumento, mas é esperado porque estamos no verão. Um período que tem a maior chance de reprodução do mosquito. Mas estamos na média do Brasil, 57,2% de aumento do número de casos registrados”, explica.
Para conter a proliferação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde reforça os cuidados que se devem tomados para evitar a proliferação do mosquito. “Desde o ano passado a gente vem identificando as ações, temos um plano de dengue e outro para a Chikungunya. Nos dias 'D' tem sido feito uma intensificação e os agentes continuam fazendo visita nas casas e fazendo tratamento quando é identificado foco nas residências”, conta.
Além do monitoramento feito felo município, a população pode tomar alguns cuidados. “Cada família pode tirar 15 minutos semanais para fazer uma inspeção dentro de casa, fechando as caixas de água, evitando pneus, acúmulo de água parada em recipientes como vasilhas de plantas e outros”, alerta.

Filho tenta matar mãe com facão e é preso em Petrolina, PE


Mãe informou que o filho é usuário de drogas e teria se descontrolado.
Ele foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina.
Uma tentativa de homicídio foi registrada na última segunda-feira (9) na Rua do Colibri no bairro Dom Avelar, Zona Leste de Petrolina,  no Sertão pernambucano. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), um homem de 36 anos tentou matar, com um facão, a mãe de 58 anos e duas crianças.
Segundo a PM, a mãe informou que o filho é usuário de drogas e teria se descontrolado. Ele foi preso e conduzido a para 1º Delegacia de Polícia Civil de Petrolina para que fossem tomadas as providências legais.

Aberta seleção para professores do Prolinfo da UPE em Petrolina, PE

Upe Petrolina (Foto: Isabella Ornellas/G1) UPE Petrolina 
Estão abertas as inscrições para professores-estagiários do Programa de Línguas (Prolinfo) da Universidade de Pernambuco (UPE). Existem vagas para Petrolina, no Sertão pernambucano. Os interessados devem cadastrar o currículo gratuitamente no site do Programa.
De acordo com o coordenador geral do Prolinfo, Carlos Silva, podem se candidatar estudantes de  graduação ou pós-graduação em línguas estrangeiras. “Em Petrolina, podem participar da seleção alunos dos cursos de Inglês, Espanhol e Português. Os selecionados vão atuar de 1º de março até 30 de novembro”, explicou. Segundo o coordenador, o número de vagas varia de acordo com a quantidade de turmas. “Primeiro precisamos fechar as turmas para depois contratar os professores. Mas pela procura, pode-se estipular que sejam selecionados sete estagiários”, afirmou.
A inscrição para o próximo ano letivo, que inicia em março, pode ser feita até o final de fevereiro. Os candidatos não convocados vão integrar o cadastro de reserva. O processo seletivo começa com a análise do currículo dos estudantes e segue com uma entrevista para avaliar o domínio da linguística, ou seja, ouvir, falar, ler e escrever no idioma proposto. Os escolhidos passam ainda por um treinamento, além de acompanhamento durante todo o período letivo.
Os professores-estagiários recebem uma bolsa que varia de acordo com o número de turmas assumidas. A bolsa, por turma, tem valor de R$ 130 e cada turma tem carga horária de três horas semanais. As inscrições para preenchimento de cadastro de reserva são recebidas durante todo o ano.

Cartão Natal