terça-feira, 29 de agosto de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Por gentileza conferir antes do envio
1-e, 2-b, 3-a, 4-a, 5-e

1)   Em uma das etapas do processo seletivo, o selecionador pode utilizar _______________, onde as situações são estruturadas para acontecer em grupo. As pessoas participam desempenhando um papel, cumprindo uma tarefa, relacionando-se com outros candidatos, discutindo e debatendo, sempre com propósitos já estabelecidos pelo selecionador. O objetivo é identificar comportamentos que preencham os requisitos para a escolha do candidato.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
·         a) provas técnicas.
·         b) testes psicológicos.
·         c) testes práticos.
·         d) entrevistas.
·         e) dinâmicas de grupo.
2)   Os seres humanos são seres sociais, visto que interagem constantemente e em diversos ambientes e um deles é o de trabalho. Sabendo disso, analise a seguinte situação: Maria trabalha em uma empresa em que a maioria dos funcionários é homem. Desde que começou a trabalhar é constantemente humilhada por um dos seus chefes, sendo chamada de incompetente dentre outras coisas. Em toda reunião que participam juntos, quando Maria vai começar a falar ele a interrompe e impõe sua fala para mostrar que é ele que sabe e que somente ele pode opinar sobre tudo.
Com base, nessa situação assinale a alternativa correta:

Alternativas:
·         a) Esse chefe está fazendo o marketing pessoal da Maria.
·         b) Esse chefe está realizando assédio moral com Maria.
·         c) Esse chefe está sendo solidário com Maria.
·         d) Esse chefe está sendo apenas mal educado com a Maria.
·         e) Esse chefe não está humilhando a Maria, já que ela é sua amiga.
3)   Leia atentamente a seguinte definição: "Conjunto de ações que focam o desenvolvimento das habilidades e a busca de conhecimentos favoráveis à conquista ou à manutenção de uma colocação no mercado de trabalho" (CINTRA; CIZOTO, 2015, p. A definição anterior diz respeito a uma importante noção trazida à tona, especialmente, devido às novas configurações do mundo do trabalho.

Sabendo disso assinale a alternativa a que ela se refere:
Alternativas:
·         a) Empregabilidade.
·         b) Proatividade.
·         c) Globalização.
·         d) Competência.
·         e) Carreira.
4)   Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I - Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II - O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III - Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV - Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V - Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
·         a) II e V.
·         b) I, III e V.
·         c) I, II e V.
·         d) III, IV e V.
·         e) II, III, IV e V.
5)   Para o candidato iniciar o processo, é importante investir na elaboração de um bom currículo, para que ele possa favorecer seu ingresso na organização.
Tendo como base este trecho e os conceitos estudados sobre currículo, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I.O currículo deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências, ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída.
PORQUE
II. É um documento em que deve conter claramente seus objetivos, dando destaque para seu potencial, além de dados pessoais, objetivo, formação acadêmica, resumo das qualificações, experiência profissional, cursos.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:
·         a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
·         b) A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
·         c) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
·         d) As asserções I e II são proposições falsas.
·         e) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Av2 - Ser Social - Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

1) D, 2) B, 3) C, 4) A e 5) D POR GENTILEZA CONFIRA ANTES DO ENVIO


1)
Os Serviços da Proteção Social Especial da Política de Assistência Social, destinam-se a pessoas que se encontram em situação de risco, devido ao abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos. Na proteção social especial, há dois níveis de complexidade: média e alta. Não faz parte dos Serviços da Média Complexidade:

Alternativas:
  • a)
    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • b)
    Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • c)
    Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
  • d)
    Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
  • e)
    Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
2)
A assistência social ganhou o status de política social na Constituição Federal de 1988. De lá para cá muitas outras normativas foram implantadas na perspectiva da construção desta política. Quais são os documentos que correspondem com a trajetória da Política de Assistência Social?

Alternativas:
  • a)
    Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • b)
    Lei Orgânica de Assistência Social e SUAS;
  • c)
    LOAS e Lei de diretrizes e Bases da Educação;;
  • d)
    • Lei de Certificações das Entidades Beneficentes e LOS;
  • e)
    • Lei Orgânica da Saúde e ECA;
3)
O movimento que iniciou nos finais da década de 1970 e início da década de 80, paralela a outros movimentos, formado primeiramente por trabalhadores da saúde, que reivindicava a construção de uma nova política de saúde verdadeiramente democrática e universal, foi denominado de:

Alternativas:
  • a)
    Movimento pela Constituinte;
  • b)
    Movimento pela Lei Orgânica da Saúde;
  • c)
    Movimento da Reforma Sanitária;
  • d)
    Movimento pelo Sistema Único de Saúde;
  • e)
    Movimento pela Seguridade Social;
4)
Complete a lacuna:
No Brasil, jamais chegou a constituir-se o ______________. Isto porque, ao mesmo tempo, o sistema econômico brasileiro caracterizou-se pela interferência do Estado como agente econômico sobre as formas essenciais de acumulação, realizando com o fundo público os investimentos essenciais ao desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Estado de Bem-Estar Social;
  • b)
    Território;
  • c)
    Estado Liberal;
  • d)
    Estado Democrata;
  • e)
    República;
5)
A saúde como direito social é recente na história brasileira, é datada da Constituição Federal de 1988, inserido no artigo 6º, juntamente com os demais direitos fundamentais do ser humano. Qual a principal mudança que a última Constituição provocou na saúde?

Alternativas:
  • a)
    Centralizou a política;
  • b)
    Privatizou as estruturas;
  • c)
    Tornou política pública;
  • d)
    Universalizou o direito;
  • e)
    Exigiu contribuição;

Av1 - Ser Social - Serviço Social na Área de Saúde, Previdência Social e Assistência Social

1)
O benefício previdenciário concedido às pessoas que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, como a efetiva exposição a agentes químicos, físicos, biológicos ou à associação de agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos, dependendo do fator de risco envolvido, é:

Alternativas:
  • a)
    Aposentadoria por tempo de Contribuição;
  • b)
    Auxilio Doença;
  • c)
    Aposentadoria Especial;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Aposentadoria por Invalidez;
  • e)
    Pensão por Morte;
2)
O Seguridade Social nos moldes como temos atualmente refere ao processo de construção de conquistas e perdas ao longo do século XX que culminou na Constituição Federal de 1988. Em qual Constituição foi a primeira a estabelecer o custeio tríplice da Previdência Social, com a participação do Estado, dos empregadores e dos empregados:

Alternativas:
  • a)
    A Carta magna de 1891;
  • b)
    A Carta Magna de 1934;
    Alternativa assinalada
  • c)
    A Carta magna de 1946;
  • d)
    A Carta Magna de 1967;
  • e)
    A Carta Magna de 1988;
3)
No Governo de Getúlio Vargas, a partir de 1930, a organização do sistema previdenciário passou a ser não mais por empresa como era anteriormente, mas por categoria profissional. Como passou a chamar esse novo sistema?

Alternativas:
  • a)
    Institutos de Aposentadoria e Pensão – IAPs;
    Alternativa assinalada
  • b)
    Caixa de Aposentadoria e Pensão – CAPs;
  • c)
    Legião Brasileira de Aposentadoria – LBA;
  • d)
    Instituto Nacional de Previdência Social – INPS;
  • e)
    Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
4)
Política de Seguridade Social têm como objetivo o amparo aos cidadãos brasileiros em momentos de dificuldades, especialmente em momentos como nascimento, morte, doenças e desempregos. As políticas que fazem parte da Seguridade Social são:

Alternativas:
  • a)
    Trabalho, Educação e Previdência social;
  • b)
    Saúde, Educação e Trabalho;
  • c)
    Educação, Trabalho e Moradia;
  • d)
    Saúde, Previdência e Assistência Social;
    Alternativa assinalada
  • e)
    Trabalho e Assistência aos desamparados;
5)
A seguridade social, nos moldes como temos atualmente, foi constituída na última Carta Magna. Nela o Estado é responsabilizado pela proteção social a todos os cidadãos brasileiros. Diferente da anterior que protegia apenas aqueles vinculados ao sistema previdenciário. Onde é registrado este conjunto de direitos de proteção?

Alternativas:
  • a)
    Capítulo dos Direitos Sociais;
  • b)
    Capítulo da Organização dos Poderes
  • c)
    Capítulo da Ordem Social, entre os artigos 194 a 204;
    Alternativa assinalada
  • d)
    Capítulo dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;
  • e)
    Capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais;

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Av2 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

CONFERI ANTES DO ENVIO

1)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. O Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários, são instâncias colegiadas na qual seus eleitos representam a comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, é Correto afirmar, que o Grêmio Estudantil:

Alternativas:
  • a)
    Possibilita aos alunos da escola, participação de maneira organizada e compreensão sobre as adversidades da vida.
  • b)
    Assegura defesa dos interesses e das necessidades ligadas especificamente à direção do espaço educativo.
  • c)
    Desarticula-se das demais instâncias colegiadas por reivindicar benefícios próprios, ligados aos alunos.
  • d)
    Instrumentaliza os alunos à reproduzirem o "controle social e político, através do movimento estudantil.
  • e)
    Pode contribuir para o fortalecimento das decisões orçamentárias na escola, com responsabilidade sobre os gastos financeiros.
2)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 pelo MEC, por meio do INEP. No que se refere à avaliação; o IDEB combina dois indicadores:
I)Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicando sua relação com o Ensino Médio,
II) Sistema de Avaliação indicada pelos professores de cada escola para seus alunos da Educação Básica,
III)Desempenho dos estudantes – avaliado pela Prova Brasil, nas áreas de língua portuguesa e matemática,
IV)Programa Internacional de Avaliação de alunos – PISA, padronizada e aplicada anualmente pelo MEC,
V)Fluxo escolar que consiste em passagem dos alunos pelas séries/ano, sem reprovação por meio do Programa Educacenso,
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
3)
Para o pedagogo é considerado pertinente saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:

Alternativas:
  • a)
    Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam. 
  • b)
    A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso. 
  • c)
    O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.
  • d)
    A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva. 
  • e)
    Os membros do conselho são eleitos para manipular, pois tornam-se instrumento de legitimação de decisões autoritárias.
4)
A Avaliação institucional, bem como a avaliação educacional, quando bem empregadas, contribuem para o redirecionamento da prática. Dando sequência, realize a leitura do enunciado indicado logo abaixo e, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, surgiu da necessidade de se analisar _____________do processo de avaliação nacional, bem como ____________ligadas à educação básica. A cada dois anos,________ é aplicada aos alunos de escolas da rede pública que frequentam do 5º ao 9º ano. Além de avaliar o processo de construção do __________; consegue detectar _____________de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela educação básica. 

Alternativas:
  • a)
    especificidades,dificuldades,conhecimento,Prova Brasil,resultados,
  • b)
    Prova Brasil,resultados, dificuldades, especificidades, conhecimento,
  • c)
    Prova Brasil,dificuldades, especificidades, conhecimento, resultados,
  • d)
    resultados, especificidades, Prova Brasil, conhecimento, dificuldades,
  • e)
    dificuldades, especificidades, conhecimento, Prova Brasil,resultados,
5)
Com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala no Brasil a partir de 1985, começou-se a pensar na elaboração de pesquisas que conseguissem apresentar através de dados estatísticos o desempenho dos alunos, além de oferecer subsídios para o monitoramento das políticas públicas ligadas à educação. Nessa perspectiva, um dos grandes equívocos sobre avaliação é utilizar-se da mesma para punir os desinteressados ou beneficiar os "bons" alunos ao classificá-los. Ainda sobre avaliação torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A nota ou conceito deve ser o único objetivo da avaliação, por expressar apenas o nível de aproveitamento escolar do aluno.
  • b)
    A avaliação cumpre papel pedagógico e didático, de diagnóstico e de controle frente à instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  • c)
    A nota ou conceito de uma avaliação acaba por se traduzir em resultado/produto, diante do processo de ensino e aprendizagem.
  • d)
    A avaliação serve para descobrir quem sabe tudo o que foi ensinado ou apenas expor publicamente quem nada aprendeu.
  • e)
    A avaliação ajuda a analisar os processos que fazem parte da ação docente, bem como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.