domingo, 5 de fevereiro de 2017

MOLDES ALFABETO MINÚSCULO E MAIÚSCULO PARA IMPRIMIR

Tamanho - folha de ofício 



























Molde alfabeto minúsculo

























MOLDES INDIVIDUAIS NÚMEROS PARA IMPRIMIR

Molde numerais












MOLDES DAS VOGAIS PARA IMPRIMIR



Vogais grandes de EVA com moldes

MOLDES DE NÚMEROS PARA IMPRIMIR

moldes numeros oito e nove

molde números seis e sete


molde números quatro e cinco

moldes números 2 e 3

moldes Números zero e um

Av 2 - Didática na Educação Básica (Pós)

1)
Quando pensamos o planejamento da metodologia do trabalho, estamos nos referindo à:
I. Estratégias mais adequadas para cada grupo;
II. Planejamento cooperativo;
III. Rotinas e regras de convivência;
IV. Formas de trabalho individual e em grupo, coletivas.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:

Alternativas:
  • a)
    Somente II está correta.
  • b)
    I e III estão incorretas.
  • c)
    Todas estão incorretas.
  • d)
    II, III e IV estão corretas.
  • e)
    Todas estão corretas.
    Alternativa assinalada
2)
Os objetivos de ensino podem ser denominados de específicos: alcançados em curto prazo, portanto, menores e mais concretos; e gerais: alcançados em longo prazo, portanto, mais amplos e abstratos.
Marque a resposta correta que contém um exemplo de objetivo específico e geral respectivamente: 

Alternativas:
  • a)
    Desenvolver visão crítica acerca do papel docente na sociedade - Comparar planos de curso, unidade e aula.
  • b)
    Identificar as espécies animais - Transformar realidades sociais e construir um mundo mais justo e melhor para vivermos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Diferenciar as doenças sexualmente transmissíveis - Identificar as formas de prevenção.
  • d)
    Desenvolver a consciência acerca da importância da cidadania planetária - Diferenciar os tipos de poluição e de lixo.
  • e)
    Descrever as técnicas de ensino - Listar os tipos de instrumentos de avaliação.
3)
Ensinar exige respeito à autonomia e ao saber do educando; exige criticidade, disponibilidade ao diálogo, bem como o reconhecimento e a assunção da identidade cultural (FREIRE, 1996).
Fundamentado na perspectiva libertadora da educação, os conteúdos de ensino são trabalhados em sala de aula de forma:

Alternativas:
  • a)
    Fragmentada.
  • b)
    Contextualizada.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Racional.
  • d)
    Filosófica.
  • e)
    Universalista.
4)
O Planejamento faz com que o homem organize sua ação para obter o resultado desejado. Portanto, é a base para a ação sistemática educativa. Para que haja efetiva aprendizagem, o professor deve preparar sua aula baseado num conjunto de procedimentos ligados diretamente à sua competência técnica e ao seu compromisso. Dentre essas ações que demonstram saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador, podemos citar:
I. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos;
III. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado;
IV. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo;
V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.
Assinale a alternativa correta, referente às ações citadas:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    I e V estão corretas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Somente II está incorreta.
  • d)
    I, III e IV estão corretas.
  • e)
    II e V estão corretas.
5)
A avaliação precisa adquirir sua real importância no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são:
(  ) Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados;
(  ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado;
(  ) Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem;
(  ) Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua;
(  ) Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    V, F, V, V, V.
  • b)
    V, F, F, F, V.
  • c)
    F, V, V, F, V.
  • d)
    F, V, V, V, F.
    Alternativa assinalada
  • e)
    V, V, V, F, F.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira (27), a abertura de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar. São 300 vagas

governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira (27), a abertura de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar. São 300 vagas disponíveis para o posto de soldado. As inscrições terão início na segunda-feira (30) e seguem até 26 de março. Elas custam R$ 129,60 e poderão ser feitas pelo http://www.upenet.com.br/ da Universidade de Pernambuco (UPE).

A seleção pública terá validade de dois anos, a contar da data da primeira homologação do seu resultado final, a ser publicado no Diário Oficial do Estado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período. Das 300 vagas oferecidas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência, em conformidade com as legislações em vigor.

O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência deverá, no ato de inscrição, declarar a sua condição, a espécie e o grau de deficiência, sob pena de não concorrer às vagas reservadas.

Todos os candidatos devem possuir escolaridade de ensino médio completo.

Salário

O aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças recebe, durante o período de curso, a 'Bolsa-Auxílio de Formação Profissional' no valor de R$ 970,42. O concluinte do Curso de Formação e Habilitação de Praças, quando nomeado Militar do Estado na graduação de Soldado Bombeiro Militar,vai receber como soldo R$ 2.319,88.

O regime jurídico de trabalho, após a posse no cargo de Soldado Bombeiro Militar, será o estatutário, em conformidade com as normas contidas na Lei Estadual nº 6.783, de 16 de outubro de 1974.

Etapas

O concurso terá duas etapas. A primeira será executada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe), por meio da Comissão de Concursos (Cocupe). Ela é subdividida em quatro fases: prova de conhecimentos gerais, com 80 questões, teste de aptidão física, avaliação psicológoica e avaliação médica.

Os testes de conhecimentos gerais e a redação serão aplicados em 28 de maio deste ano. O resultado dos testes sairá em 22 de junho. As provas de aptidão física terão vários exercícios que deverão ser cumpridos pelos candidatos, em caráter eliminatório. São eles: flexão de braços na Barra Fixa, natação de 50 metros, corrida de 50 metros, salto horizontal estático, flexão do abdômen e Corrida de 2.400 metros.


A segunda etapa é o curso de formação de habilitação de praças, a ser ministrado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O treinamento terá duração de seis meses. As datas de divulgação do resultado final e de convocação para o curso de formação ainda serão definidas.