domingo, 5 de fevereiro de 2017
Av 2 - Didática na Educação Básica (Pós)
1)
Quando pensamos o planejamento da metodologia do trabalho, estamos nos referindo à:
I. Estratégias mais adequadas para cada grupo;
II. Planejamento cooperativo;
III. Rotinas e regras de convivência;
IV. Formas de trabalho individual e em grupo, coletivas.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:
Alternativas:
- a)Somente II está correta.
- b)I e III estão incorretas.
- c)Todas estão incorretas.
- d)II, III e IV estão corretas.
- e)Todas estão corretas.Alternativa assinalada
2)
Os objetivos de ensino podem ser denominados de específicos: alcançados em curto prazo, portanto, menores e mais concretos; e gerais: alcançados em longo prazo, portanto, mais amplos e abstratos.
Marque a resposta correta que contém um exemplo de objetivo específico e geral respectivamente:
Alternativas:
- a)Desenvolver visão crítica acerca do papel docente na sociedade - Comparar planos de curso, unidade e aula.
- b)Identificar as espécies animais - Transformar realidades sociais e construir um mundo mais justo e melhor para vivermos.Alternativa assinalada
- c)Diferenciar as doenças sexualmente transmissíveis - Identificar as formas de prevenção.
- d)Desenvolver a consciência acerca da importância da cidadania planetária - Diferenciar os tipos de poluição e de lixo.
- e)Descrever as técnicas de ensino - Listar os tipos de instrumentos de avaliação.
3)
Ensinar exige respeito à autonomia e ao saber do educando; exige criticidade, disponibilidade ao diálogo, bem como o reconhecimento e a assunção da identidade cultural (FREIRE, 1996).
Fundamentado na perspectiva libertadora da educação, os conteúdos de ensino são trabalhados em sala de aula de forma:
Alternativas:
- a)Fragmentada.
- b)Contextualizada.Alternativa assinalada
- c)Racional.
- d)Filosófica.
- e)Universalista.
4)
O Planejamento faz com que o homem organize sua ação para obter o resultado desejado. Portanto, é a base para a ação sistemática educativa. Para que haja efetiva aprendizagem, o professor deve preparar sua aula baseado num conjunto de procedimentos ligados diretamente à sua competência técnica e ao seu compromisso. Dentre essas ações que demonstram saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador, podemos citar:
I. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos;
III. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado;
IV. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo;
V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.
Assinale a alternativa correta, referente às ações citadas:
Alternativas:
- a)Todas estão corretas.
- b)I e V estão corretas.Alternativa assinalada
- c)Somente II está incorreta.
- d)I, III e IV estão corretas.
- e)II e V estão corretas.
5)
A avaliação precisa adquirir sua real importância no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são:
( ) Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados;
( ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado;
( ) Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem;
( ) Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua;
( ) Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas:
- a)V, F, V, V, V.
- b)V, F, F, F, V.
- c)F, V, V, F, V.
- d)F, V, V, V, F.Alternativa assinalada
- e)V, V, V, F, F.
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira (27), a abertura de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar. São 300 vagas
O governo de Pernambuco
publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira (27), a abertura de concurso
público para o Corpo de Bombeiros Militar. São 300 vagas disponíveis para o
posto de soldado. As inscrições terão início na segunda-feira (30) e seguem até
26 de março. Elas custam R$ 129,60 e poderão ser feitas pelo http://www.upenet.com.br/ da Universidade de Pernambuco
(UPE).
A seleção pública terá validade de dois anos, a contar da data da
primeira homologação do seu resultado final, a ser publicado no Diário Oficial
do Estado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período. Das 300
vagas oferecidas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência, em
conformidade com as legislações em vigor.
O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas para pessoas com
deficiência deverá, no ato de inscrição, declarar a sua condição, a espécie e o
grau de deficiência, sob pena de não concorrer às vagas reservadas.
Todos os candidatos devem possuir escolaridade de ensino médio completo.
Salário
O aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças recebe, durante o
período de curso, a 'Bolsa-Auxílio de Formação Profissional' no valor de R$
970,42. O concluinte do Curso de Formação e Habilitação de Praças, quando
nomeado Militar do Estado na graduação de Soldado Bombeiro Militar,vai receber
como soldo R$ 2.319,88.
O regime jurídico de trabalho, após a posse no cargo de Soldado Bombeiro
Militar, será o estatutário, em conformidade com as normas contidas na Lei
Estadual nº 6.783, de 16 de outubro de 1974.
Etapas
O concurso terá duas etapas. A primeira será executada pelo Instituto de
Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe), por meio da Comissão de
Concursos (Cocupe). Ela é subdividida em quatro fases: prova de conhecimentos
gerais, com 80 questões, teste de aptidão física, avaliação psicológoica e
avaliação médica.
Os testes de conhecimentos gerais e a redação serão aplicados em 28 de
maio deste ano. O resultado dos testes sairá em 22 de junho. As provas de
aptidão física terão vários exercícios que deverão ser cumpridos pelos
candidatos, em caráter eliminatório. São eles: flexão de braços na Barra Fixa,
natação de 50 metros, corrida de 50 metros, salto horizontal estático, flexão
do abdômen e Corrida de 2.400 metros.
A segunda etapa é o curso de formação de habilitação de praças, a ser
ministrado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O treinamento terá duração
de seis meses. As datas de divulgação do resultado final e de convocação para o
curso de formação ainda serão definidas.
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