domingo, 4 de setembro de 2016

Filmes Especiais


Marcas do Destino (1985) –  O filme é baseado na história real de Roy L. “Rocky” Dennis, um menino que sofria de displasia craniodiafisária, uma doença óssea extremamente rara que causa deformação facial e a redução da expectativa de vida.  Com a ajuda do amor descompromissado e a inabalável determinação de sua mãe, Rocky enfrenta a dor, a solidão e os preconceitos para emergir como um extraordinário jovem que se torna uma inspiração para seus colegas e professores.

marcasdodestino
Colegas (2012) – Stallone , Aninha  e Márcio eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para pessoas com síndrome de Down. Certo dia, surge a ideia de realizar o sonho individual de cada um, e para isso,  fogem com  o carro do jardineiro. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia sai à procura dos fujões, delegando para o trabalho,  dois policiais trapalhões. Os jovens, que só querem realizar  seus sonhos, estão dispostos a viver uma grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.
36253_210x280
Vermelho Como o Céu  (2006) – O filme se passa na década de 1970. Mirco  é um menino que vive na Toscana e tem  10 anos, ele é apaixonado por cinema. Entretanto, após um acidente perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal,  é enviado para um instituto que atende deficientes visuais. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar histórias sonoras.
images
O Homem Elefante (1980) – A história real de John Merrick,  cidadão da Inglaterra nos idos de 1870, portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla já registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação fez com que passasse toda a sua vida sendo exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente acreditavasse que tinha deficiência intelectual pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível e agradável. Porém,  membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por curiosidade e não faziam questão nenhuma de trata-lo com dignidade. O médico sensibilizou a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para o resto da vida.
Filem O Homem Elefante
filme O homem Elefante
Como as estrelas no céu, cada criança é especial (2007) – O filme é indiano e com longa duração. Conta a história emocionamte de Ishaan Awathi, um menino de 9 anos que sofre com dislexia e já repetiu uma vez por não conseguir ler e escrever. Ele não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção. Por conta da dislexia, Ishaan sofre  na escola e em casa, pois para o pai o problema de Ishaan é falta de disciplina. Matriculado num orfanato, o menino perde totalmente o interesse pelas pessoas e pela arte (ele adora desenhar)
Tudo começa a mudar quando um professor substituto de artes (que também é dislexo) percebe que o comportamneto de Ishaan não é normal. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro pra ele, o que o leva a colocar em prática um plano de resgatar o menino.
como estrelas no céu, toda  criança é especial
Como as Estrelas no Céu, Cada Criança é Especial
Amor Verdadeiro (2005) – O filme conta uma história sensível estrelada por Andie MacDowell. Andie é Rachel Simon, uma fotógrafa de moda famosa em Nova York .Quando seu pai morre, precisa aprender a enfrentar  problemas familiares que sempre tentou esquecer. Agora, Rachel deve voltar para seu passado e começar a conhecer melhor sua  irmã com deficiência intelectual. A  irmã vivia sozinha sob a vigilância do pai mas agora Rachel,  se vê sem saber o que fazer e sem meios de  sustentá-la. Com o tempo, as duas passam a se conhecer e uma ligação que sempre esteve escondida nasce entre elas. Ao mesmo tempo, Rachel percebe que sua irmã criou uma família que realmente se importa com ela em suas viagens diárias de ônibus. A trama revela muita sensibilidade ao contar uma história de tolerância e passa uma mensagem positiva sobre a amizade e o amor entre familiares e estranhos.
Mônica e David (2010) – Documentário sobre o 1º ano de casamento de  Mônica e David, ambos com Síndrome de Down. O filme mostra a expectativa do casal e o apoio das famílias. Visite o site (em inglês):


 O Guardião de Memórias (2008) –  A história do filme passa em 1964, quando  Dr. David Henry teve um casal de filhos gêmeos. Ele separou a menina  de seu irmão para esconder de sua esposa que a filha tinha Síndrome de Down. Entregou a garotinha aos cuidados de uma enfermeira, para que ela levassa a um orfanato mas esta fica desconfortável com o lugar e resolve adotar a menina. David corta todo o contato com ela e concentra-se nos cuidados da esposa e filho . Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e David vive o declínio  da família sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.
Autismo – O Musical (2007) – O documentário “Autismo – O Musical”  foi idealizado pela mãe de uma criança autista, Elaine Hall. São seis meses de gravações do trabalho desenvolvido por ela e uma equipe com cerca de 22 crianças portadoras de autismo, num projeto intitulado:  Miracle Project. Juntos, eles criam e encenam um musical.
 As Cores das Flores –  É um curta de 4 minutos que conta a história de um menino cego que tem o desafio de escrever uma redação sobre as cores das flores.
Na Ponta dos Pés (2003). Steven  e Carol formam um casal feliz. O relacionamento entra em crise quando ela diz que está grávida. Steven pede que a namorada faça um aborto e ela não entende porquê. Steven não contou  que descende de uma família de anões.
Nada que eu ouça (Sweet Nothing in My Ear – 2008). Este filme conta a história de um garoto que fica surdo na infância e da luta entre seus pais, sobre a possibilidade de um implante coclear. Os pais, Laura e Dan,  são felizes no casamento mas a sua relação começa a mudar quando seu único filho, Adam, tem a oportunidade de realizar um implante para ouvir novamente. Laura, que também é deficiente auditiva vê a cirurgia como algo desnecessário já que o filho sempre lidou bem com a deficiência e é feliz assim. Dan, por outro lado, que concordou com a esposa a princípio, começa a perceber que com a cirurgia seu filho poderia recuperar sua audição e viver uma vida mais normal. O caso vai parar nos tribunais.
Os Pássaros (For the Birds – 2008). Essa animação é uma sugestão de atividade em sala de aula, com crianças menores. Só tem 3 minutos e está num DVD lançado pela PIXAR, com outros desenhos…nesse, o passarinho pousa num fio de luz, onde é rejeitado pelos demais passarinhos por ser diferente deles. É uma maneira divertida de falar de inclusão e ser facilmente compreendido.

BRUNO ( 2000). Outra ótima sugestão para assistir com os alunos em sala de aula. Também não aborda o tema da deficiência mas a tolerância, a discriminação e a inclusão do garoto Bruno que vive com sua mãe e tem o estranho hábito de usar vestidos. Ele estuda numa escola católica onde seus colegas de classe caçoam dele por causa do seu tamanho e por causa de sua inteligência. Bruno não é afeminado, nem tem inclinações homossexuais apenas admira grandes personalidades da história que usam (e usaram) essa vestimenta. Ele quer ser como eles! Vale também, fazer um paralelo da vida de Bruno com as relações familiares (avó, pai e mãe) e de sua melhor amiga, uma menina que usa fantasias masculinas e é um tanto agressiva conforme seus motivos.
MONSTROS (Freaks – 1932). O filme tem uma história um tanto “clichê” , com moral da história e tudo,  mas tem a participação de atores com deficiência, apresentadas como “aberrações” num circo (lembre que por décadas as pessoas com deficiência eram realmente apresentadas em circos nessas condições) . Na época, o filme sofreu muitas criticas negativas, tendo cenas cortadas e apresentações proibidas em vários países. Vale muito a pena assistir!

O PRIMEIRO DA CLASSE (2007?) –  Esse filme é baseado na história real  do professor  Brad Cohen, diagnosticado com SINDROME DE TOURETTE. É um dos melhores filmes (na minha opinião!) para uma discussão bacana sobre inclusão, pois consegue abordar as diferentes relações: familiar,  escolar,  social, de trabalho,  amorosa… uma observação muito válida é a cena em que o diretor chama Brad para conversar e expor seu comportamento aos colegas da escola.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE

O meu foi com sucesso, mas, é possível que tenha erros, não esta confiável o meu sistema, por isso confira antes do envio


Questão 1

Nota: Não gerada
O Sistema de Avaliação da Educação Básica, SAEB, é uma avaliação externa, em larga escala, que visa conhecer o sistema educacional brasileiro. De seus conhecimentos sobre o SAEB, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Além de coletar dados sobre a qualidade da educação, procura conhecer as condições internas e externas do processo de ensino e aprendizagem.
( ) Além da avaliação educacional aplicam-se questionários relativos às condições físicas da escola e dos recursos que ela dispõe.
( ) Visa discriminar o sistema educacional brasileiro em suas condições indesejáveis e delimitar fatores que possam interferir no desempenho do aluno.
( ) O SAEB, junto à Prova Brasil, compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Alternativas

  • 1 -
    F, F, V, V.
  • 2 -
    V, V, F, V.
  • 3 -
    F, V, V, F.
  • 4 -
    V, F, F, V.
  • 5 -
    V, V, V, V.

Sua resposta

4 -
V, F, F, V.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sobre ele, assinale as sentenças, a seguir, que representam funções e objetivos do INEP, em seguida, marque a alternativa correta:
I.Tem como missão promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro.
II.Tem como objetivo subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade.
III.Tem como foco desviar ações de políticas públicas para a educação, desamparados por parâmetros de uma educação de qualidade.
IV.Tem como meta produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Alternativas

  • 1 -
    I e II apenas.
  • 2 -
    II, III e IV apenas.
  • 3 -
    I, II e IV apenas.
  • 4 -
    III e IV apenas.
  • 5 -
    I e IV apenas.

Sua resposta

4 -
III e IV apenas.

Questão 3

Nota: Não gerada
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação externa em larga escala que visa realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro. Sobre o SAEB, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    As avaliações do Saeb identificam as escolas com maior desempenho educacional e que, por conseguinte, serão beneficiadas por recursos provindos de fonte estatal, além dos estabelecidos por lei.
  • 2 -
    As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal.
  • 3 -
    As avaliações do Saeb ocorrem a cada cinco anos, sendo aplicadas em amostra de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
  • 4 -
    As avaliações do Saeb ocorrem a cada três anos a todos os alunos da Educação Básica e visam a proficiência em Matemática e em Língua Portuguesa, especificamente a leitura.
  • 5 -
    As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por redes de ensino público de cada cidade do país.

Sua resposta

2 -
As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal.

Questão 4

Nota: Não gerada
As avaliações em larga escala influenciam diretamente no desenvolvimento do trabalho das escolas brasileiras. O Sistema Nacional de Avaliação Educacional brasileiro, especificamente no que se refere à Educação Básica, compõe-se de quais avaliações?

Alternativas

  • 1 -
    SINAES.
  • 2 -
    ENADE.
  • 3 -
    SAEB, ENEM e Prova Brasil.
  • 4 -
    SINAES e ENADE.
  • 5 -
    SAEB e ENCCEJA.

Sua resposta

3 -
SAEB, ENEM e Prova Brasil.

Questão 5

Nota: Não gerada
A Provinha Brasil visa a utilização dos resultados obtidos para intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização. Sobre a Provinha Brasil, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Não visa a melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
( ) Avalia o nível de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.
( ) Diagnostica possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
( ) Busca o investimento em medidas que distorçam o aprendizado.
( ) Visa o desenvolvimento de ações para o fortalecimento das distorções verificadas.

Alternativas

  • 1 -
    F, F, V, V, V.
  • 2 -
    V, V, F, F, V.
  • 3 -
    F, V, V, F, F.
  • 4 -
    F, V, V, V, F.
  • 5 -
    V, V, F, F, F.

Sua resposta

3 -
F, V, V, F, F.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE

O meu foi com sucesso, mas, é possível que tenha erros, não esta confiável o meu sistema, por isso confira antes do envio.

Questão 1

Nota: Não gerada
Criado na década de 1990, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala muito utilizada. Qual a sua função?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso ao ensino superior exclusivamente de Instituições Particulares.
  • 2 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas de pós-graduação oferecidos pelo Governo Federal.
  • 3 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É utilizado para conferir título de conclusão dessa modalidade de ensino a todos os alunos do 3º ano.
  • 4 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.
  • 5 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a cursos tecnológicos exclusivamente de Instituições Particulares.

Sua resposta

4 -
Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala que visa avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Sobre o ENEM, analise as sentenças, a seguir, como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
( ) Foi criado em 1998 com a proposta de se tornar uma avaliação nacional do ensino médio no Brasil. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismos de seleção para o ingresso no ensino superior.
( ) É aplicada obrigatoriamente a todos os alunos no ano de conclusão do Ensino Médio. Permite controlar o número de alunos que concluem a Educação Básica por ano e a qualidade da formação oferecida pelo sistema público.
( ) É elaborado com base em uma perspectiva disciplinar de Ensino Médio, isto é, de grades disciplinares. Dessa forma, cada questão tem o objetivo de compreender o conhecimento do aluno dentro de uma área específica. 

Alternativas

  • 1 -
    V, F, F, F.
  • 2 -
    V, V, V, F.
  • 3 -
    F, F, F, F.
  • 4 -
    V, V, F, F.
  • 5 -
    V, V, V, V.

Sua resposta

4 -
V, V, F, F.

Questão 3

Nota: Não gerada
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Além desse objetivo, quais sentenças a seguir, também apresentam objetivos e metas do ENADE.
I. Os cursos de graduação são divididos em três áreas de conhecimento que são avaliadas a cada três anos. 
II. Como o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENADE é facultativo aos alunos de graduação. 
III. Avalia o desempenho dos estudantes de graduação com base nos conteúdos previstos nas suas diretrizes curriculares. 
IV. Avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Alternativas

  • 1 -
    I e III apenas.
  • 2 -
    I, III e IV apenas.
  • 3 -
    II e III apenas.
  • 4 -
    I, II e IV apenas.
  • 5 -
    III e IV apenas.

Sua resposta

2 -
I, III e IV apenas.

Questão 4

Nota: Não gerada
O PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em que participam mais de trinta países e que tem influenciado as políticas educacionais mundiais. Qual a sua finalidade?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países subdesenvolvidos, visando angariar recursos para suas populações.
  • 2 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país do continente americano, visando melhorar as condições de estudo destes ótimos alunos.
  • 3 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.
  • 4 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país que compõe a Eurásia, visando melhorar as condições de estudo dos alunos que vivem em pobreza extrema.
  • 5 -
    Avaliar e comparar a cada cinco anos conhecimentos, habilidades e competências escolares produzidas por alunos na faixa etária dos 10 anos ao redor do mundo.

Sua resposta

3 -
Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.

Questão 5

Nota: Não gerada
A avaliação institucional constitui a autoavaliação ou avaliação interna da unidade escolar e tem como fim nortear ações futuras com vistas à implementação e aprimoramento do ensino. Além disso, pode-se afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A Avaliação Institucional deve relegar a participação da comunidade escolar no processo educacional e desresponsabilizar os envolvidos nas decisões escolares.
  • 2 -
    A Avaliação Institucional deve acobertar as fragilidades da escola e esquivar-se de alternativas para enfrentá-las, alimentando a tomada de decisão, de autoconhecimento, exercício da autonomia e identidade escolar.
  • 3 -
    A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.
  • 4 -
    A Avaliação Institucional deve discriminar os parâmetros a serem mensurados, classificando a participação de todas as instâncias e atores do processo escolar.
  • 5 -
    A Avaliação Institucional deve descaracterizar o currículo da escola, as instalações e outros elementos da escola como os gestores e dirigentes, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade escolar em geral.

Sua resposta

3 -
A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.

domingo, 28 de agosto de 2016

A amizade é

A amizade é um amor que nunca morre. 
A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,
alguns descobrem, mas poucos reconhecem. 
A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível 
A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas,
de estarmos abertos a todas as perguntas. 
A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram
coisas maravilhosas com você. 
A esperança é um empréstimo pedido à felicidade. 
A felicidade não é um prêmio, e sim uma conseqüência,
a solidão não é um castigo, e sim um resultado. 
A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la. 
A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga. 
A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você. 
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos. 
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar. 
A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento. 
A persistência é o caminho do êxito. 
A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros. 
A SOLIDÃO É UMA GOTA NO OCEANO QUE SÓ OLHA PARA SI MESMA... UMA GOTA QUE NÃO SABE QUE É OCEANO... 
Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura... 
A tua única obrigação durante toda a tua existência
é seres verdadeiro para contigo próprio.
A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar. 
A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga. 
A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém
que nunca vai descobrir. 
A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si.
Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros. 
Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante. 
Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer. 
Amigo é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você! 
Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados... 
Amigo é aquele que, a cada vez, nos faz entrever
a meta e que percorre conosco um trecho do caminho
Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os.
Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas... 
Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coração!!! 
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. 
Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado. 
Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior
homem do mundo morreu de braços abertos. 
Elogie os amigos em público, critique em particular. 
Errar é humano, perdoar é divino. 
Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz. 
Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens! 
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Texto: Érico Veríssimo

AV 2 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

CORRIGIR ANTES DO ENVIO, AS MINHAS FORAM SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
Sobre a Web 2.0, considere as seguintes afirmativas:
I) É um ambiente restrito, no qual a publicação e agilidade no armazenamento de textos e ficheiros é complexa e pouco acessível.
II) O principal objetivo é tornar o ambiente on-line mais dinâmico, por isso as páginas da internet passaram a ter uma configuração diferenciada, agora mais atraentes.
III) Caracteriza a sociedade da autoria, (co)autoria, (co)produção e compartilhamento com outras pessoas que participam da cibercultura.
IV) É um ambiente social, porém de difícil fácil acesso às pessoas. Nesse espaço, cada sujeito seleciona e controla a informação, conforme suas necessidades e interesses.
Estão CORRETAS somente as afirmações:

Alternativas

  • 1 -
    I, III e IV.
  • 2 -
    I, III e IV.
  • 3 -
    II e III.
  • 4 -
    I, II, III e IV.
  • 5 -
    II e IV.

Sua resposta

3 -
II e III.

Questão 2

Nota: Não gerada
Sobre o tema BLOGS, considere as questões abaixo e indique (V) para as verdadeiras e (F) para asfalsas:
( ) Criado no final da década de 1940, por John Burger.
( ) É como se fosse um diário na web, com links para outros sites.
( ) Seus posts estão organizados das informações mais antigas para as mais recentes.
( ) Qualquer assunto pode ser conteúdo de um blog. Neste ambiente é possível incluir vídeos, desenhos, figuras, músicas e outros links que se fizerem pertinentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    F – V – F – V.
  • 2 -
    F – F – V – V.
  • 3 -
    V – F – F – V.
  • 4 -
    V – V – V – F.
  • 5 -
    V – F – V – V.

Sua resposta

1 -
F – V – F – V.

Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa correta. Qual a vantagem do Google® Docs para a educação em sala de aula?

Alternativas

  • 1 -
    Favorece a autoavaliação por parte do aluno, porque é preciso revisar o que se sabe, tendo em vista compartilhar esse conhecimento em vídeo com outras pessoas.
  • 2 -
    Do ponto de vista de uma pedagogia mais ativa e construtivista, este recurso pode também ser uma ótima forma de colocar o aluno na posição de produtor, construindo e publicando ele os seus áudios.
  • 3 -
    Apresenta-se na forma de um diário, o qual todos os alunos podem ajudar a construir em um website, incentivando a coletividade.
  • 4 -
    Os diferentes áudios que apresenta permitem uma variedade de temas para serem discutidos em sala de aula.
  • 5 -
    Permite uma educação dialógica e interativa, pois seu formato está embasado no conceito de interatividade e colaboração, favorecendo o compartilhamento das informações e dos conhecimentos.

Sua resposta

5 -
Permite uma educação dialógica e interativa, pois seu formato está embasado no conceito de interatividade e colaboração, favorecendo o compartilhamento das informações e dos conhecimentos.

Questão 4

Nota: Não gerada
Leia e analise o trecho abaixo:
Criada em 1995 pelo professor Bernie Dodge, a _________________ consiste na utilização da internet de maneira que venha proporcionar a melhoria da_________________, ou seja, que seja favorecedora para atividades educativas. Permite a construção do conhecimento a partir da _________________ com outras pessoas, tendo relevância o trabalho em grupo.
Em seguida, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas acima:

Alternativas

  • 1 -
    Internet; educação; conversa.
  • 2 -
    Webquest; aprendizagem; interação.
  • 3 -
    Rede social Facebook; interação; fotografia.
  • 4 -
    Internet; nota; professora.
  • 5 -
    Agenda eletrônica; autoestima; vivência.

Sua resposta

2 -
Webquest; aprendizagem; interação.

Questão 5

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa cuja palavra que completa corretamente o trecho a seguir.
O contato dos indivíduos com bancos de dados, modelização digital, simulações interativas, assim como o uso da web, em geral e das redes sociais têm ocasionados impactos sobre a capacidade de aprendizagem social, com alterações no raciocínio, na memória, na capacidade de representação mental e percepção. Isso faz com que seja reconhecido que a sociedade em rede está se modificando a maioria de nossas capacidades:

Alternativas

  • 1 -
    Relacionais.
  • 2 -
    Emocionais.
  • 3 -
    Psíquicas.
  • 4 -
    Cognitivas.
  • 5 -
    Sensoriais.

Sua resposta

4 -
Cognitivas.

AV 1 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

OBSERVE AS SUAS RESPOSTAS ANTES DE ENVIAR, AS MINHAS FORAM SEM ERROS

Questão 1

Nota: Não gerada
Em que sentido olhar para as mídias no contexto da sala de aula pelo professor pode ser benéfico? Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    No sentido de promover que o desenvolvimento da aula seja mais fácil para o professor.
  • 2 -
    No sentido de permitir que a escola acompanhe o processo de globalização mundial das tecnologias e tornar a aula interessante para o aluno.
  • 3 -
    No sentido de dar ao aluno o tipo de informação que o interessa.
  • 4 -
    É benéfico para que a escola não fique atrasada tecnologicamente em relação as outras.
  • 5 -
    No sentido de rever o conhecimento que o aluno já detém com objetivo de ampliá-lo.

Sua resposta

2 -
No sentido de permitir que a escola acompanhe o processo de globalização mundial das tecnologias e tornar a aula interessante para o aluno.

Questão 2

Nota: Não gerada
As pessoas utilizam a tecnologia, ou seja, o computador ou o celular, para conectarem-se em rede, na qual há espaços de relacionamento virtual.
À que se refere a descrição acima? Assinale a resposta correta:

Alternativas

  • 1 -
    Cyberdating.
  • 2 -
    Virtual life.
  • 3 -
    Cyberrelationship.
  • 4 -
    Ciberespaço.
  • 5 -
    Novos ciberes.

Sua resposta

4 -
Ciberespaço.

Questão 3

Nota: Não gerada
Leia as duas afirmações abaixo:
1ª – O que antes era função exclusiva da escola, a transmissão cultural dos bens acumulados historicamente, hoje também ocorre a partir do avanço tecnológico.
PORQUE
2ª – Sabe-se que também é possível adquirir conhecimentos por meio dos recursos que facilitam a obtenção de novas informações, como a mídia.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas

  • 1 -
    A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • 2 -
    A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • 3 -
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • 4 -
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • 5 -
    As duas afirmações são falsas.

Sua resposta

3 -
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Questão 4

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa correta.
A leitura de um texto não linear (hipertexto) na tela do computador está baseada em indexações, conexões entre ideias e conceitos articulados por meio de links (nós e ligações) que conectam informações representadas em diferentes linguagens e formas tais como: 

Alternativas

  • 1 -
    Palavras, páginas, imagens, animações, gráficos, sons e vídeos.
  • 2 -
    As várias páginas de um mesmo site.
  • 3 -
    O Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • 4 -
    A leitura de um livro.
  • 5 -
    O ensino tradicional.

Sua resposta

1 -
Palavras, páginas, imagens, animações, gráficos, sons e vídeos.

Questão 5

Nota: Não gerada
Leia e analise o trecho exposto abaixo:
Em um papel mais ativo e participante, o aluno, no AVA, tem diferentes experiências, porque tem ações que realiza sozinho (________________), com o professor e com os seus colegas (_______________). Nesse contexto, os colegas e o professor são parceiros idôneos, dispostos a colaborar com sua aprendizagem. Estas interações (aluno-professor-alunos) conferem um pleno sentido _________________ no processo de aprendizagem.
Agora assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas acima:

Alternativas

  • 1 -
    Individuais; coaprendizagem; à aula expositiva.
  • 2 -
    Solitário; grupos; ao estudo dirigido.
  • 3 -
    Autodidata; grupais; ao conhecimento do professor.
  • 4 -
    Busca por conhecimento; equipes de trabalho; à autoconfiança.
  • 5 -
    Autoaprendizagem; interaprendizagem; à corresponsabilidade.

Sua resposta

5 -
Autoaprendizagem; interaprendizagem; à corresponsabilidade.

domingo, 21 de agosto de 2016

Oito dicas para ter um beijo mais quente

O primeiro beijo é determinante para o futuro da relação, sentenciou uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York. Sem falar que ele é um termômetro do relacionamento.
O estudo, conduzido por Rafael Wlodarski e publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, também conseguiu determinar que no auge da paixão, o beijo tem a função de atrair os parceiros e mantê-los juntos por mais tempo a fim de construir um vínculo amoroso mais estável. Mas não é tudo, esse carinho indispensável ainda é uma forma do casal se expressar sem palavras, de se conectar, trocar intimidades, provocar e excitar.
Não existe um manual do beijo perfeito, claro. Mas cada um pode encontrar o seu jeito de ter mais prazer liberando a imaginação
Não existe um manual do beijo perfeito, claro. Mas cada um pode encontrar o seu jeito de ter mais prazer liberando a imaginação. Algumas dicas ajudam… e inspiram o casal nesse objetivo.
“Antes dos lábios se encontrarem, pense num beijo gostoso; os movimentos são uma forma de dar e receber, assim como acontece no sexo”, dá o primeiro conselho a psicóloga Cecília Zylberstajn. Deixar o lado racional – e, em geral, crítico – de lado e sintonizar seus sentimentos mais instintivos também é importante, segundo a terapeuta. Outra coisa: em vez de imitar os beijos cinematográficos, descubra sua própria forma de beijar.
Agora, especialistas dão mais oito dicas quentes para você chegar no Dia dos Namorados beijando como nunca.
1 – Ative o sabor
Quem não se lembra da cena quente de “9 1/2 Semanas de Amor” (1986) na qual o ator Mickey Rourke oferece a Kim Bassinger um suculento morango? O filme é antigo mais a brincadeira proposta por ele ainda é poderosa. “Coloque-o na boca, divida com seu parceiro e encontrem os lábios um do outro. A fruta ativa os receptores do sabor doce na boca e estimula o paladar. Depois, é só partir para um beijo profundo e delicioso”, indica a sexóloga Carla Cecarello.
2 – Aumente as sensações
Um beijo quente envolve mais que a união de duas bocas. É excitante quando é longo e molhado. As línguas, soltas e relaxadas, devem ser exploradas. Posicionar os quadris junto aos do parceiro vai aumentar a intensidade das sensações.
3 – Descubra a rota do prazer
Comece com beijinhos em todo o rosto até encontrar os lábios, cheios de terminações nervosas, é a receita do êxtase. Use a ponta da língua para percorrer as linhas da boca, deixando-a bem molhada. Essa intimidade aproxima o casal e os estímulos vão deixar seus sentidos bem aguçados para um beijo quente.
4 – Surpreenda com novas sensações
É divertido introduzir um elemento surpresa no beijo, como uma bala de menta ou um cubo de gelo. “Isso aguça os sentidos de paladar e olfato”, recomenda a psicóloga Marina Vasconcellos. Elementos frios, combinados com seu hálito quente, proporcionarão uma sensação pulsante.
5 – Não fique só nos lábios
O beijo não é só gostoso nos lábios. Há partes do corpo que são igualmente receptivas, respondendo ao toque da boca com arrepios e uma sensação gostosa de excitação. Explore as terminações nervosas da pele e dê muitos beijos em todo o corpo do parceiro ou da parceira, começando da cintura para cima até chegar aos locais mais excitáveis como o pescoço, que, aliás, foi considerado um local prazeroso para 96% das mulheres entrevistadas por William Cane, autor do best-seller americano The Art of Kissing. Finalize essa excursão de descoberta do corpo do outro, passando os dedos suavemente e depois roçando, também bem de leve, os lábios na boca dele ou dela.


6 – Use a respiração para excitar
Deixe o outro à vontade para comandar alguns movimentos, siga-os e, depois, inverta e deixe que ele siga os seus. Outra dica é usar a sua respiração para deixar o parceiro excitado. Quando estiver no meio do beijo, respire com força e profundamente. Então, estreite-o mais ainda nos seus braços. Essa é a sugestão do livro “Dossiê do Beijo: 484 Formas de se Beijar”(Editora Catedral das Letras).
7 – Alterne os movimentos
Sugar devagar e dar leves mordidinhas nos lábios é uma receita tão antiga quanto o Kama Sutra. Alterne os movimentos deixando-os mais rápidos ou mais lentos, sempre com cuidado para não exagerar na intensidade da pressão dos dentes. Acompanhe o beijo com carinhos nas costas, nos braços e na nuca.
8 – Entenda a arte de beijar
Segundo o americano William Cane, autor do best-seller “The Art of Kissing”, há muitas formas de beijar, mas ele gosta particularmente do movimento “sugar o lábio”. Quer as coordenadas? Beije suavemente o lábio superior do parceiro, enquanto ele chupa de leve o seu lábio inferior. Depois inverta.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

6.770 pés de maconha, 11 mil mudas e 1t da erva são incineradas em Pernambuco

Pés de maconha são incinerados em PE (Foto:  Major André Luiz Cabral Bezerra/ Arquivo pessoal)
Policiais militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1º CIPM) e policiais federais da Delegacia de Salgueiro realizaram a 'Operação Ribeirinha' na Ilha da Panela em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. No local, foram erradicados 6.770 pés de maconha, 11 mil mudas e apreendidos 1.188,15 kg de erva pronta para o consumo, a quase 1 tonelada da droga foi acondicionada em 85 sacos.
Droga foi acondicionada em 85 sacos grandes e depois incinerada em PE (Foto: Major André Luiz Cabral Bezerra/ Arquivo pessoal)Droga foi acondicionada em 85 sacos grandes
e depois incinerada em PE (Foto: Major André
Luiz Cabral Bezerra/ Arquivo pessoal)
De acordo com o comandante da 1º CIPM em Belém de São Francisco, major André Luiz Cabral Bezerra, esta foi a maior apreensão este ano desse entorpecente no estado de Pernambuco. A operação começou na segunda-feira (15) e ainda sendo apresentada na Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão pernambucano.

A droga e os pés de maconha foram incinerados no local com a presença de um perito federal. Ninguém foi preso.


Fonte: Do G1 Petrolina

Quadro de medalhas - Rio 2016