domingo, 18 de junho de 2017

VELOZES FURIOSOS 7 DUBLADO EM PORTUGUÊS E ESPAÑOL

Velozes e Furiosos 8 Em inglês Filme em Português Brasileiro

Ser Simplesmente Amigo

 Amizade não se explica. Amigos sempre sabem quando serão amigos, pois compartilham momentos juntos, dão forças; estão sempre lado a lado, nas conquistas e nas derrotas, nas horas boas e nas difíceis.

Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito, mas abrir mão de vez em quando. Amizade é como ter um irmão que não mora na mesma casa. É compartilhar segredos e emoções. É compreensão, é diversão. É contar com alguém sempre que precisar. É ter algo em comum, é saber que se tem mais em comum do se imagina. É sentir saudade. É querer dar um tempo. É dar preferência. É bater um ciúme.

Amizade que é amizade nunca acaba, mesmo que a gente cresça e apareçam outras pessoas no nosso caminho, porque amizade não se explica, ela simplesmente existe! Dê valor a suas amizades.

Muito obrigada por sua amizade! Muito, muito obrigada mesmo pela sua amizade, do fundo do coração!

O Vingador Filme com Vin Diesel l

Vivendo o Sonho Gol 2 Filme Dublado

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1) O que é um Ponto de Articulação?

Alternativas:
  • a)
    É o local onde pesquisadores se encontram para articularem as novas formas de expressão e comunicação por intermédio dos sinais.
  • b)
    É o ponto no qual precisamos parar, refletir e iniciar um processo de articulação para que as questões deem andamento.
  • c)
    É um ponto onde se consegue articular bem, de forma gestual e precisa, o que se pretende expressar.
  • d)
    É um local no qual se articulam questões de comunicação e interpretação.
  • e)
    É um parâmetro que está relacionado ao local onde o sinal é sinalizado no corpo do emissor.
    Alternativa assinalada
2)
Assim como as CM foram sendo acrescentadas, as combinações dos demais parâmetros também vão sendo acrescidos com a inovação da língua, o mesmo ocorre nas línguas orais, com o ponto e o modo articulatório. Quanto à dominância, quando houver diferentes CMs, como devemos proceder com as mãos?

Alternativas:
  • a)
    As mãos devem se movimentar lentamente para que o conteúdo a ser expressado possa ser compreendido facilmente.
  • b)
    A mão ativa deve produzir o movimento e a mão passiva, servir de apoio.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A mão direita precisa ficar parada, enquanto a mãe esquerda se articula.
  • d)
    Gesticulam-se as duas mãos em tempos diferentes.
  • e)
    As mãos precisam fazer diferentes gestos para comunicar a mesma coisa.
3)
Sobre o tema Configuração de Mão, leia e analise o trecho abaixo:
Cada Configuração de Mão, criada por Ferreira-Brito, assume posições e formas diferentes, sendo algumas com os dedos ____________________ e outras com os dedos __________________.
Assinale a alternativa cujas palavras indicadas completam as lacunas acima corretamente:

Alternativas:
  • a)
    Apontados; dobrados.
  • b)
    Fechados; estendidos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Em movimento; parados.
  • d)
    Gesticulando; estáticos.
  • e)
    Imóveis; móveis.
4)
Outra característica importante para descrever o movimento é a sua velocidade, que pode carregar algumas variáveis durante a realização do sinal. Quais são essas variáveis?

Alternativas:
  • a)
    Velocidade, força, tensão e tração.
  • b)
    Potencialidade, envergadura, velocidade, capacidade.
  • c)
    Tensão, retenção, continuidade e refreamento.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Retração, ação, força e longitude.
  • e)
    Uniformidade, elasticidade, vigor e potencialidade.
5)
Leia e analise as duas afirmações abaixo:
1ª – Em LIBRAS, o Ponto de Articulação de alguns sinais está próximo ao corpo.
PORQUE
2ª – Em LIBRAS, alguns sinais necessitam do uso de Expressões Faciais.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:
  • a)
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • b)
    As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • d)
    A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e)
    As duas afirmações são falsas.

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Fonologia e Sinais do Contexto Familiar e Educacional

1)
A Língua Brasileira de Sinais é atualmente denominada LIBRAS. Em que ano ela passou a ser denominada assim?

Alternativas:
  • a)
    1823.
  • b)
    1940.
  • c)
    2015.
  • d)
    1993.
    Alternativa assinalada
  • e)
    1968.
2)
Leia e analise o trecho abaixo:
Para soletrar as letras com as mãos, devemos soletrar em velocidade ________________, formando as palavras com clareza. Entre as letras soletradas em cada palavra, devemos ________________ curta ou mover a mão _______________ para o lado esquerdo, como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o lado.
Assinale a alternativa que completa as lacunas respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    Rápida; pular; direita.
  • b)
    Intermediária; descansar; esquerda.
  • c)
    Devagar; acelerar; direita.
  • d)
    Lenta; respirar; esquerda.
  • e)
    Normal; dar pausa; direita.
    Alternativa assinalada
3)
Sobre algumas regras da sinalização em LIBRAS, leia e analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Para sinalização do horário é realizado movimento rotacional.
( ) É importante lembrar que dizemos 14h00 ou16h00, nunca mencionamos o período – manhã, tarde ou noite.
( ) Na LIBRAS ocorre, em alguns casos, a incorporação de movimento, da repetição para destacar uma informação.
( ) A LIBRAS tem regras gramaticas próprias, assim como as outras línguas.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta, em ordem:

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – F.
  • b)
    V – F – V – F.
  • c)
    V – F – V – V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    V – V – V –V.
  • e)
    F – F – F – F.
4)
O que são Sinais Compostos?

Alternativas:
  • a)
    São sinais cujas características são demarcadas conforme a configuração do tipo de gesto ou aceno.
  • b)
    São aqueles que precisam de duas bases de sinais preexistentes para então criar um novo sinal.
    Alternativa assinalada
  • c)
    São caracterizados por sua base que se diferencia dos demais devido ao fator de complexidade intrínseco ao tipo de sinal realizado.
  • d)
    São formas e expressão complexas que demonstram um maior entendimento do sentimento que pretende ser expresso.
  • e)
    São expressões duplas ou múltiplas cujas bases se duplicam.
5)
Em relação as Configurações de Mão (CM), considere as afirmações a seguir:
I. As Configurações de Mão de uma das mãos não pode ser diferente da outra mão configurada.
II. Ferreira-Brito (1995) foi uma das primeiras linguistas que destacou os cinco parâmetros da LIBRAS.
III. A configuração da mão pode ser mantida constante durante a articulação de um sinal.
Estão CORRETAS somente as afirmações: 

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II.
  • c)
    II e III.
    Alternativa assinalada
  • d)
    I e III.
  • e)
    III.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Comidas tipicas do São João

Em junho, iniciam as Festas Juninas, muito tradicionais no Brasil. Conhecida também como festa de São João, teve origem na Europa como uma festa pagã, em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas.
Na Idade Média, a festa se tornou parte do calendário cristão e uma festa da Igreja Católica em homenagem aos três santos: Santo Antônio (13 de junho, mas as comemorações já acontecem no dia 12), conhecido pelo santo do casamento, São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) com simpatias e pedidos feitos aos santos para realizarem seus sonhos.
No Brasil, as comemorações foram trazidas pelos portugueses, durante o período colonial. Foi dessa tradição religiosa que surgiram os principais símbolos da festa junina, provenientes de várias culturas (europeia, indígena e africana) e a valorização da vida no campo, fato que prevaleceu devido a organização da sociedade até o século 20.
As festas com barraquinhas, chamadas de quermesses, se tornaram populares em alguns locais com alimentos vendidos e consumidos nas festas para arrecadar fundos para a igreja. Além da barraquinhas, brincadeiras diversas são realizadas, tais como leilões, pescaria, argolas, tiro ao alvo, pau-de-sebo, catar amendoim, etc.

Festas Juninas pelo Brasil

De acordo com a região em que são feitas, elas adquirem tradições diferenciadas. Em alguns estados brasileiros, por exemplo, as festividades chegam a durar o mês todo, principalmente nas cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que ganharam o título de maior São João do Mundo. Ao viajar para Caruaru, os turistas encontrarão a Vila do Forró, uma cidade com casas coloridas, estabelecimentos comuns de cidade pequena, atores que encenam o dia a dia da população e o maior cuscuz do mundo.
Na região norte, as comunidades tem o costume de homenagear os seus santos e padroeiros desde o mês de junho até dezembro. As festas que se destacam são as juninas que possuem fogueiras, mastros, comida, danças e muito mais. Além dela, principalmente, em Belém, Parintins e Manaus, as apresentações folclóricas do boi-bumbá também ganham destaque no mês, com as disputas dos grupos do Boi Caprichoso e Garantido.
Na região sudeste, as festas são feitas no interior, mas atualmente, as tem sido realizadas em clubes, pelas ruas e também nas escolas. Em São Paulo, os principais atrativos são as festas de peão e os rodeios.
As danças típicas para festa junina mais populares são a quadrilha, fandango, bumba meu boi, lundu e cateretê.
Além de toda a história, a festa possui como maior característica as comidas típicas, que tem forte participação, principalmente do milho devido a proximidade da colheita do grão, mas também de outros pratos deliciosos com variações e ingredientes regionais como pinhão e castanhas.

Principais Comidas Típicas de Festa Junina

♦ Pamonha  Curau  Cuscuz  Canjica  Bolo de milho  Pipoca  Arroz doce  Caldos (Caldo Verde ou Feijão)  Cocada  Pé de moleque  Paçoca  Pinhão Cozido  Amendoim doce  Maçã-do-amor  Bolo de fubá.
Ingredientes mais utilizados
- Milho;
- Arroz;
- Coco;
- Amendoim;
- Maçã.

Pratos Típicos de Festa Junina

Pamonha

A famosa pamonha pode ser consumida em qualquer período do ano, mas são nos dias de festa junina que ela faz muito sucesso. Doce ou salgada, com temperos diversos como pimenta, queijo ou linguiça calabresa é só escolher. A receita é feita com um dos principais ingredientes utilizados para a criação de diversas comidas, o milho.

Cuscuz

Também feito com milho ou farinha de tapioca, o cuscuz é um prato popular, principalmente no nordeste, e não faz sucesso apenas em festas juninas. Existem diversas variações do prato, por exemplo, em São Paulo, os paulistas consomem o cuscuz paulista.

Pipoca

A pipoca são grãos de milho estourados na panela e é um dos itens que não pode faltar na festa junina e pode ser servida doce ou salgada.

Arroz Doce

O arroz doce é um receita criada com arroz e leite, muito tradicional, e pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.

Maçã do Amor

A maçã do amor é um doce típico romântico bem simples, sendo o tradicional mergulhado na calda de açúcar. Foi criada pelo espanhol Antonio Farre Martinez e patenteada em 1959. Surgiram novas variações da maçã com calda de chocolate, granulado e outras delícias. Até a uva do amor foi incluída na história.

Bolos Diversos

O bolo de fubá é um dos mais requisitados nessas comemorações, ele é produzido com milho e pode ser consumido com uma xícara de café. Outros tipos são o Bolo de Aipim, Milho e Mandioca.

Cocada

Com diversos sabores, a cocada é um doce de festa junina, feito com coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, durante a preparação, pode-se acrescentar polpa de frutas.

Canjica

A canjica, também chamada de mingau de milho branco ou curau, é um prato popular feito com leite comum ou leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar.

Pé de Moleque

O pé de moleque é um doce feito com amendoim, leite e calda de açúcar. Ele surgiu no século XVI e é muito tradicional no estado de Minas Gerais.

Curau de Milho

O curau ou canjica nordestina (nome comum no nordeste) é uma receita popular nas festas e é muito simples de fazer.

Outras Comidas Populares

Baião de Dois  Biscoitos de Polvilho  Churrasquinho  Doces (Banana, Abóbora, Coco, Manjar, Quindim, Doce de Batata Doce)  Milho Assado ou Cozido  Maria Mole  Suspiro  Rosquinhas de São João.

Bebidas de Festa Junina

As principais receitas de bebidas são o quentão e o vinho quente. O quentão é uma bebida feita, geralmente com açúcar, gengibre, canela, cravos da índia, cascas de laranja, água e pinga. De acordo com as regiões, a receita poderá sofrer modificações específicas dos costumes dos estados. Com a disseminação da cachaça pelo interior do país, essa bebida quente tornou-se ideal para os invernos. Há estados que consomem o quentão com a canela em pó, outros com canela em pau e limão. Já o vinho quente, pode ser feito com frutas picadas (como maçã), açúcar, canela, cravo, vinho e água.

O que é festa junina no Brasil?

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabemos que, além daquilo que tipifica tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas), há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro. Mas quais são as raízes das festas juninas?
Os pesquisadores especializados em festividades e rituais costumam apontar as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Os povos que habitavam as regiões campestres, na antiguidade ocidental, prestavam homenagens a diversos deuses aos quais eram atribuídas as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, tais ritos (que possuíam caráter de festividade) eram executados durante a passagem do inverno para o verão, que, no centro-sul da Europa, acontece no mês de junho.
Esses rituais implicavam o acendimento de fogueiras e de balões (semelhantes aos que hoje são feitos com papel de seda), entre outros modos de comemorações, como danças e cânticos. Na transição da Idade Antiga para a Idade Média, com a cristianização dos romanos e dos povos bárbaros, essas festividades passaram a ser assimiladas pela Igreja Católica, que, como principal instituição do período medieval, soube também diluir o culto aos deuses pagãos do período junino e substituí-los pelos santos.
A religiosidade popular absorveu de forma muito profunda essa mistura das festividades pagãs com a doutrina cristã. Nas regiões do Sul da Europa, sobretudo na Península Ibérica, onde o catolicismo desenvolveu-se com muita força no fim da Idade Média, essas tradições tornaram-se plenamente arraigadas. Com a colonização do Brasil pelos portugueses a partir do século XVI, as festividades juninas aqui foram se estabelecendo, sem maiores dificuldades, e ganhando um feitio próprio.
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas (como a pamonha), as danças, o uso de instrumentos musicais (como a viola caipira) nas festas, etc., tudo isso reflete milênios de tradições diversas que se imbricaram.

Plano de Aula Cores em Libras

  • Associar as cores com o sinal em Libras
  • Ampliar o vocabulário  escrito e sinalizado em Libras.


Número de Aulas: 3 aulas (50 minutos)

Metodologia:

1ª Aula:


O professor iniciará a aula apresentando imagens/vídeos em que as crianças podem visualizar imagens que demonstre as cores e já ir trabalhando os sinais das respectivas Cores em Libras.
Após apresentar as imagens e dos sinais, é importante que o docente promova um momento em que as crianças possam experimentar articular as mãos para executar os sinais das Cores. 




OBS: É importante que seja afixado na sala de aulas Cartazes com as Cores em Libras



A utilização de vídeos é de suma importância, pois auxiliará na melhor memorização dos Sinais das Cores.

2ª Aula:

O docente dará continuidade a aula, relembrando os sinais realizados na aula anterior.  O professor mostrará uma cor e solicitará que as crianças executem os sinais referentes as cores. 

Nesse momento é de fundamental importância a utilização de jogos e brincadeiras envolvendo as cores, exemplo: Jogo da Memória, Boliche das Cores e uma outra atividade que poderá ser realizada, é a brincadeira "Na casa certa". O professor fará alguns círculos grandes pelo corredor/ pátio da escola com giz e definirá juntamente com as crianças uma cor para cada círculo e na hora do comando - exibição do sinal da cor em um cartaz, as crianças deverão se dirigir para o círculo com a cor correspondente.



3ª Aula:


Para finalizar o conteúdo, é importante a proposição de atividades escritas, como as que sugerimos logo abaixo. Nessas atividades, as crianças poderão sistematizar o que aprenderam nesta proposta de aula.






Recursos:

  • Cartazes;
  • Jogos diversos;
  • Televisão / DVD 
  • Lápis de Cor


Avaliação:

Os alunos serão avaliados do decorrer do desenvolvimento das atividades.