sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Era Vargas - Exercícios

  1. A Era Vargas é o período da história nacional em que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas. A alternativa que corresponde corretamente à data do período citado é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: 1930-1945
  2. Vargas chegou ao poder por meio de diversas conspirações, após sua derrota nas Eleições de 1930 para o candidato:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Júlio Prestes
  3. A tomada do poder por Vargas e o consequente fim da República Oligárquica é geralmente denominada:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Revolução de 30
  4. Uma característica próxima e marcante do período conhecido como Era Vargas é perceptível ao analisarmos o seguinte aspecto:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A centralização da política na figura do presidente, principalmente nos anos finais do período, o que lembrava características de regimes totalitários europeus.
  5. Um marco importante durante o Governo Constitucional foi a 3ª Constituição Brasileira, na qual ficaram garantidos direitos essenciais para o pleno exercício da democracia. Qual dos direitos abaixo implica diretamente na ruptura com a República Oligárquica?
    Sua resposta: 
    Resposta correta: Voto secreto
  6. A Lei de Nacionalização do Trabalho, instituída logo após a tomada do poder por Vargas, dizia que as fábricas deveriam ter 2/3 de trabalhadores nacionais. Tal lei beneficiava o regime varguista, uma vez que
    Sua resposta: 
    Resposta correta: evitava a propagação de ideias de caráter revolucionário, como o anarquismo e o comunismo, com a limitação da presença de imigrantes.
  7. O pretexto para a implementação do Estado Novo resulta na divulgação do Plano Cohen, anterior a ele um episódio que possivelmente ajudou a propagar a necessidade de uma ruptura democrática foi:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A Intentona Comunista de 1935
  8. A Consolidação das Leis Trabalhistas foi um marco da Era Vargas que ocorreu durante:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: O Estado Novo
  9. A entrada do Brasil no conflito que marcou o século XX exerceu grandes impactos dentro da sociedade brasileiras. Entre os afetados estão os chamados Soldados da Borracha, que tinha como objetivo
    Sua resposta: 
    Resposta correta: garantir matéria-prima para os Aliados durante a campanha do Brasil no conflito.
  10. A alternativa que melhor descreve o fim da Era Vargas é:
    Sua resposta: 
    Resposta correta: A contradição existente entre o combate às ditaduras fascistas europeias e a vivência de um regime semelhante em território nacional.

Av 2 - Políticas Públicas da Educação de Surdos no Contexto da Inclusão

1) O Brasil, a partir deste documento, reforça sua adoção ao paradigma da inclusão e confirma os instrumentos normativos internos e internacionais, para efetivação dos direitos educacionais constitucionalmente consagrados. À qual documento o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Ordem Nacional da Educação Inclusiva e Educação Especial na Educação Infantil.
  • b)
    Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Política de Reabilitação para Surdos e Mudos do Brasil.
  • d)
    Decreto de Lei para Educação Especial.
  • e)
    Política Nacional de Inclusão Educacional.
2)
Leia e analise as afirmações abaixo e indique (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Seguindo a lógica da inclusão, o aluno surdo deve "correr" para se homogeneizar aos alunos ditos normais.
( ) Os sistemas educacionais, neles compreendido todo ambiente de formação e educação do aluno surdo, não devem atender às especificidades de cada um no desenvolvimento do processo educacional.
( ) O currículo da escola inclusiva, para além do uso e ensino da língua de sinais e da língua portuguesa, precisa contemplar também as experiências visuais e a disponibilidade de livros didáticos acessíveis.
( ) Na escola inclusiva, garante-se o oferecimento da Libras para a comunidade escolar, favorecendo a interação entre alunos surdos e ouvintes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – V.
  • b)
    V – V – F – V.
  • c)
    V – F – V – F.
  • d)
    F – F – V – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    V – V – F – F.
3)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve, além de integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família, atender às necessidades específicas das pessoas do público-alvo da educação especial, bem como, ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. Sobre o AEE, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Consiste em uma série de atividades multiprofissionais e multidisciplinares que visam atender as demandas de toda a comunidade estudantil e garantir o melhor desempenho daquele alunado.
  • b)
    O AEE ocorre somente com o custeio de ONG"s ou em escolas particulares, por isso, representa, ainda, uma forma desigual de tratamento entre alunos com dificuldades de aprendizagem, pois não garantem inclusão.
  • c)
    Consistente no conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente e prestados de forma complementar à formação dos alunos no ensino regular.
    Alternativa assinalada
  • d)
    O AEE é um serviço prestado às escolas por empresas de consultoria, visando tornar a escola mais acessível, porém tal serviço foca-se apenas nas estruturas físicas e não garante mudanças pedagógicas.
  • e)
    O AEE consiste no conjunto de atividades direcionadas aos não surdos. Tais atividades objetivam proporcionar uma gama diferenciada de experiências e vivências que sensibilize os não surdos para a inclusão dos surdos.
4)
Como é conhecido o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa, delegado pelo MEC, nos termos da Portaria Normativa de 08/10/2010?

Alternativas:
  • a)
    PROLIBRAS.
    Alternativa assinalada
  • b)
    ENAC.
  • c)
    ENALIBRAS.
  • d)
    CPTI.
  • e)
    Pro-ENAC.
5)
Complete as lacunas a seguir:
Para os fins do Atendimento Educacional Especializado é mister ainda a introdução de conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas ________________ e o desenvolvimento de aprendizagem _______________ e ________________ necessária para que possam ocorrer mudanças neste atendimento.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Ações; continuada; progressiva.
  • b)
    Intensões; focada; orientada.
  • c)
    Falas; especial; inclusiva.
  • d)
    Práticas; participativa; colaborativa.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Turmas; coletiva; individual.

Av 1 - Políticas Públicas da Educação de Surdos no Contexto da Inclusão

1)
Leia e analise o trecho:
"Na perspectiva da educação inclusiva, a _______________ é inserida e definida como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza _______________ e realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE - de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos com necessidades especiais, superando-se antigas concepções segregacionistas, ______________ e clínico-patológicas".
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

Alternativas:
  • a)
    Formação complementar; cronogramas; inclusivas.
  • b)
    Educação especial; recursos; assistencialistas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Capacitação profissional; tarefas; separatistas.
  • d)
    Formação educacional; conteúdos; solidárias.
  • e)
    Educação permanente; meios; informativas.
2)
Leia e analise as duas afirmativas abaixo:
1ª – No cenário da Educação Inclusiva, já não basta a igualdade de oportunidades formalmente reconhecidas nos dispositivos legais.
PORQUE
2ª – A produção de projetos pedagógicos sob este viés objetiva a promoção da consubstanciação de seus direitos nas práticas e ambientes escolares, eliminando as barreiras ao seu desenvolvimento escolar, cultural e social e propiciando de fato o exercício da cidadania.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:
  • a)
    As duas afirmações são verdadeira e a segunda justifica a primeira.
    Alternativa assinalada
  • b)
    As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • c)
    A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa.
  • d)
    A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • e)
    As duas afirmações são falsas.
3)
Inaugurando uma nova ordem constitucional, sob os ideais da democracia, a Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Em relação à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar:
I. Promove o bem de todos sem preconceitos ou quaisquer formas de discriminação.
II. Preceitua nossa Carta Magna sua orientação à luz do princípio dos direitos do homem.
III. Todos são iguais perante a lei, garantindo-se exclusivamente aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
São corretas apenas as afirmações:

Alternativas:
  • a)
    I.
  • b)
    I; II.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II.
  • d)
    I; II e III.
  • e)
    III.
4)
Este estatuto reafirmou direitos e princípios da educação constitucionalmente consagrados, tipificou atos de infração, dentre outros. À qual Estatuto a afirmação se refere?

Alternativas:
  • a)
    Estatuto do Idoso.
  • b)
    Estatuto da Infância e Juventude.
  • c)
    Estatuto Social.
  • d)
    Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Estatuto do Aluno e Ética Escolar.
5)
O direito à universalização do ensino com a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, organizada na forma de pré-escola, ensino fundamental e ensino médio foi garantido em qual lei?

Alternativas:
  • a)
    Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003.
  • c)
    Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.
  • d)
    Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
  • e)
    Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Saudade é a memória que não morre

A saudade é o que fica daquilo que partiu, daquilo que já não é mais. Saudade é ausência, é o sentimento de vazio que fica daquilo que se foi. Mas às vezes, a saudade é um vazio tão grande que ocupa muito espaço dentro do coração, e aperta tanto o peito que acaba transbordando e escorrendo pelos olhos,

Se sentimos saudades de algo ou de alguém é porque o objeto da saudade nos trouxe felicidade, foi algo ou alguém que amamos. Por isso a saudade dói. A saudade é a insistência da memória de manter vivo, presente e perto de nós o que já não temos. A saudade faz o ponto final virar uma vírgula na vida.

Há saudades que se podem matar, há outras que são capazes de nos fazer morrer. Mas a saudade é sempre uma memória de amor que não morre.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mensagem ao melhor amigo

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Difícil querer definir amigo.
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Amigo é mais que um ombro amigo, é mão estendida, mente aberto, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.
É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo “por vir”. É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.
Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de Chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.
Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenas bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.
Amigo é aquele que te puxa à orelha quando é necessário, é aquele que te dá broncas quando vê que realmente você precisa... Não passa a mão na sua cabeça quando você está errado... E sim, aquele que ampara você de todos os sentidos para que ajude você segui em frente.
Olhos… Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que te diz “eu te amo” sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama “e ponto”. É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

A importância das redes sociais na minha vida (deixo link's abaixo), Inscreva-se, siga-me, curta, compartilhe.

As redes sociais mudaram a forma como relaciono com o mundo. Foram as interações sociais na pré-história que proporcionaram ao ser humano a evolução de sua espécie e, consequentemente, de seu modelo de comunicação.
Das redes sociais primitivas à tecnologia que temos atualmente, vieram o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, entre outras, que são sites de redes sociais.
E estes sites de redes sociais formaram a vanguarda que alterou conceitos enraizados, entre eles a separação abismal entre emissor e receptor de informações, presente historicamente em modelos tradicionais de comunicação social.
A internet evoluiu a relação entre veículos de comunicação, marcas e consumidor (seja consumidor de informação ou de produtos). A massa sem rosto para a qual eram direcionadas campanhas de publicidade e marketing hoje tem rosto, nome e é cada vez mais heterogênea. Não se pode separar mais os indivíduos da massa.
Ou seja, a formação de opinião hoje em dia não vem mais exclusivamente de veículos de comunicação. O estilo de vida de grupos de pessoas com interesses semelhantes não vem mais exclusivamente de marcas de moda, por exemplo.
As pessoas que eram antes meros receptores passivos de informação hoje estão se tornando – ou já se tornaram – formadores de opinião, utilizando plataformas como blogs, perfis no Twitter, ou simplesmente interagindo em páginas de empresas, marcas, políticos e artistas, por exemplo.

Como as marcas estão se posicionando nesta nova realidade

Analisando este cenário de mudança comportamental, o investimento em internet é o que mais cresce no setor publicitário.
De acordo com pesquisa de mercado da Nielsen, divulgada em janeiro deste ano, a propaganda na web apresentou crescimento de 32,4% em 2015, no mundo todo.
Comparativamente, a televisão recebeu 58% do valor total investido, mas a internet tem um nível muito maior de crescimento e a expectativa é que mantenha um nível de investimento e presença cada vez maior.
Não é à toa que o Facebook, por exemplo, divulgou que seu lucro líquido no quarto trimestre de 2013 foi de US$ 523 milhões, US$ 459 milhões a mais em comparação ao mesmo período de 2012.
Estes números demonstram que campanhas de marketing digital e links patrocinados em sites de redes e mídias sociais, como Facebook, LinkedIn e YouTube, por exemplo, e sites buscadores, como Google e Bing, entre outros, deixaram de ser uma aposta, para ser fundamentais em estratégias de publicidade e marketing.
Paralelamente a isso, a integração entre mídias vem ganhando cada vez mais força, como, por exemplo, quando uma campanha utiliza recursos midiáticos que se complementam. Quem nunca reparou em anúncios na televisão exibidos com cortes, com uma chamada para o YouTube ou para o site da empresa? “Assista ao vídeo completo na internet”.
Um exemplo recente é a campanha em vídeo da Nike, que tem até a participação especial do Hulk em uma lúdica partida de futebol envolvendo os melhores jogadores da atualidade. E já há empresas que investem mais em anúncios no Facebook do que em campanhas em jornais impressos.

Como medir o resultado de campanhas nas redes sociais?

A maior vantagem do marketing digital, ou internet marketing, é o poder de mensuração de campanhas e análise de ROI (retorno sobre o investimento).
Metas de conversão
Ao definir os objetivos de um website, é possível cadastrá-los como metas no Google Analytics, possibilitando a verificação da origem de uma venda de produto, por exemplo, entre outras informações relevantes.
Conversões assistidas
Também é possível saber por quais mídias o internauta passou antes de fazer uma compra ou efetuar determinado objetivo, caso não tenha realizado a conversão em uma primeira visita.
URLs parametrizadas
Por intermédio do Google URL Builder, e possível criar parâmetros nas URLs utilizadas em campanhas específicas, a fim de analisar dados no Google Analytics separadamente por cada campanha (anúncios em redes sociais, e-mail marketing etc.).
Utilizar ferramentas de análise e mensuração é fundamental para obter bons resultados em campanhas de marketing digital, pois desta forma é possível saber que ações oferecem melhor retorno, assim como é essencial antes da implementação das atividades operacionais a definição de objetivos, estratégia e planejamento.
Portanto, o melhor caminho a se seguir ao investir em campanhas de marketing na internet, seja você um empreendedor, um artista, um político, uma pequena empresa ou uma grande marca, é trabalhar com os seguintes passos:
  • Planejamento estratégico – que ações serão utilizadas para atingir os objetivos definidos
  • Atividades operacionais – execução das ações
  • Mensuração – medir os resultados de cada campanha
  • Análise – definir o retorno sobre o investimento das campanhas, o que deu certo e o que deu errado
  • Reciclagem – renovar a estratégia e otimizar as campanhas, de modo com que o negócio seja sustentável e ofereça rentabilidade e lucro

Mudança de comportamento dos usuários de redes sociais

A forma de consumo está mudando. Para conquistar o público almejado é preciso oferecer conteúdo de extrema qualidade, informativo, interativo, e não simplesmente bombardeá-lo com propagandas intrusivas e de serviços e produtos aleatórios.
A maior vantagem em campanhas nas redes sociais é a segmentação de público. Utilizando o Facebook. Por exemplo (links patrocinados no Facebook), 
Além disso, é possível entender o comportamento de sua audiência, saber em que horário há mais público online, filtrar que tipo de interação ele tem com sua página, classificar se os comentários são positivos, neutros ou negativos, e, em suma, entender como é a relação das pessoas com sua marca.
Análises como estas são fundamentais para se ter sucesso nas redes sociais e, o mais importante: gerar as desejadas conversões. O público das redes sociais não as utiliza mais apenas para se comunicar, distrair, divertir e jogar; ele também consome informação, serviços e produtos!
Espero que você tenha gostado do artigo, e, qualquer dúvida ou comentário, fique à vontade para participar.
Nos próximos artigos vou expor técnicas e novidades sobre a área de marketing digital, inclusive nas redes sociais. Fique ligado e até a próxima!






Instagram @durvalinacoelho

terça-feira, 18 de julho de 2017

Miguel Coelho assina decreto para gratuidade nas passagens de ônibus para idosos e pessoas com deficiência


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Um direito que havia sido retirado de milhares de idosos e pessoas com deficiência foi resgatado. O prefeito Miguel Coelho assinou, na manhã desta terça-feira (18), o decreto 076/2017. O documento garante a gratuidade no acesso ao transporte público coletivo em Petrolina para pessoas com idade acima de 65 anos e com deficiência.

O anúncio foi realizado durante a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Na ocasião, Miguel ressaltou o esforço da Prefeitura para garantir a devolução do direito da gratuidade à população após oito meses de suspensão. "Conversamos com todos os setores envolvidos e fizemos um esforço financeiro para mobilizar esses recursos e garantir esse compromisso nosso com quem mais precisa. Agora, é importante que todos ajudem a respeitar esse direito que beneficia tanta gente", afirmou o prefeito.

Para assegurar o acesso ao benefício, a Prefeitura investirá em média R$ 142 mil por mês. A fiscalização e o processo de implantação do passe livre para idosos e pessoas com deficiência serão feitos pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla). O cadastramento será iniciado já a partir da próxima semana pela Ammpla em local a ser anunciado.


  Ascom PMP

Assassinado no bairro KM-2 em Petrolina, no Sertão de PE

Um homem de idade não revelada foi assassinado na noite dessa segunda-feira (17) na Rua Paulo VI, no Bairro KM-2, na zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a polícia, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo.

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Petrolina. Até o momento, ninguém foi preso


Fonte Extraída: g1 petrolina