segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

1)
Atualmente na escola pública a gestão pode ser entendida como um processo coletivo permeado pela dialogicidade. A dialogicidade possibilita aos colaboradores da instituição condições de trabalhar e expor suas ideias, criando um espaço no qual até os conflitos possam se dissipar. Ainda pautada nessas reflexões, é importante considerar que:
I) A gestão ultrapassa o conceito de administração, busca participação, trabalho em equipe, autonomia, valorização do humano e do sensível.
II) Liderar a gestão em uma instituição de ensino público, pressupõe que o diretor apoie uma equipe formada por pessoas com características diferentes.
III)Gestão escolar consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros com a finalidade de legitimar produção, produtividade e eficiência.
IV) É importante ao diretor dar autonomia e poder de decisão aos seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidade e compromisso.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas as proposições I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas a proposição IV está Correta,
  • e)
    Todas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
    Alternativa assinalada
2)
A educação que acontece na escola, ou seja a educação formal, unindo o processo de ensino e de aprendizagem deve partir da atitude investigativa do professor. Na LDB n.9394/96, consta que os professores tornam-se responsáveis pelo incentivo durante a construção do conhecimento de seus alunos. É atribuição do professor, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino no qual ele participa. Também consta que cabe ao professor preocupar-se com a elaboração e cumprimento do plano de trabalho docente, zelando inclusive pela aprendizagem dos alunos. Ainda no que se refere aquilo que consta na lei é importante destacar que cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Responsabilizar-se por todas atitudes ou comportamentos de indisciplina realizado pelos alunos em sala de aula, 
  • b)
    Participar integralmente na escola, dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e recuperação, 
    Alternativa assinalada
  • c)
    Planejar atividades interdisciplinares desmotivando os alunos a participarem de avaliações individuais,
  • d)
    Favorecer a evasão diante da demonstração de pouco interesse pelos estudos, dada pelos alunos,
  • e)
    Realizar o encaminhamento metodológico reforçando a consciência ingênua dos alunos e sua submissão. 
3)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, se tornou responsável pela estrutura de sustentação que auxilia na organização dos sistemas de ensino e funcionamento da educação escolar no Brasil. A LDB nº 9394/96 apresenta dentre seus objetivos a necessidade de organizar e orientar os fundamentos, princípios, finalidades e objetivos para a educação. Sobre a educação é importante confirmar que:
I) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Ensino Superior.
II) A educação infantil tem como finalidade complementar a ação da família, auxiliando no desenvolvimento integral da criança.
III) A educação inclusiva acolhe as crianças com idade escolar a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.
IV) A educação básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
V) É previsto que até a conclusão do ensino médio o aluno esteja habilitado para atuar em qualquer área profissionalmente.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e III estão Corretas,

  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II e IV, estão Corretas,

    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
4)
A legislação que regulamenta o sistema de ensino contribui para a estruturação de políticas educacionais que consigam dar conta das necessidades da escola. Política se refere a um plano, um programa que ajuda a definir como a educação deve orientar-se para assegurar aos alunos uma formação adequada às novas exigências sociais. 
Na sequência considere ( V ) para Verdadeiro e ( F) para Falso.
I) ( ) Importante considerar a lei como elemento que contribui para a existência social, favorecendo a alienação.
II) ( ) legislação implica em apropriação da realidade política por meio de imposição de regras tornadas exclusiva para os mais fracos.
III) ( ) toda pessoa obedece as leis pautada no ordenamento jurídico e legítimo, baseado no poder.
IV) ( ) A Constituição define a educação como dever do Estado e da família.
V) ( ) A LDB n. 9394/96, trata a organização da educação nacional definindo competências do Município, Estado e União.
Após análise podemos considerar que a letra____ é a correta:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – V – F
  • b)
    F – V – F – V – V
  • c)
    F – F – V – V – V
    Alternativa assinalada
  • d)
    F – F – V – V – V
  • e)
    V – V – F – F – F
5)
Os documentos da escola, são elaborados na tentativa de garantir a expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar que orienta a ação educativa. Além disso, tais documentos devem indicar a concepção de educação, os princípios constitucionais e a legislação que ampara o trabalho na escola. Dando sequência, relacione os documentos indicados na coluna, seguindo sua complementação mais coerente:
(1) Planejamento do trabalho docente,
(2) Regulamento Interno da escola,
(3) Projeto Político Pedagógico,
(4) Regimento Escolar,
( ) levantamento situacional, conceitual,operacional,
( ) descreve ação educativa da sala de aula,
( ) apresenta normas disciplinares aos alunos,
( ) estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar,
Após análise, é correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    3 – 1 – 2 – 4
    Alternativa assinalada
  • b)
    2 – 4 – 3 – 1
  • c)
    1 – 2 – 3 – 4
  • d)
    4 – 1 – 2 – 3
  • e)
    1 – 2 – 2 – 3

sábado, 16 de setembro de 2017

Morre o Jornalista Marcelo Rezende da TV Record

Resultado de imagem para Marcelo Rezende
Marcelo Rezende morreu neste sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas, que irradiou para o fígado. A informação foi confirmada pela RecordTV durante apresentação do programa "Cidade Alerta", que já foi comandado pelo apresentador. 

Jornalista Manteve Pensamento Positivo e Acreditou em Sua Cura.
Em suas postagens nas redes sociais, Marcelo dizia que já se sentia curado, graças à fé. "Muita gente vive de boato, e no meu caso até entendo, porque não é toda hora que temos uma informação. O câncer que eu tenho tem altos e baixos, é como uma montanha-russa, mas o importante é que eu estou firme. E aí a cura vai chegar. eu tenho certeza dela, porque Deus está comigo, Deus está contigo", comentou na ocasião. Nascido em 12 de novembro de 1951 no Rio de Janeiro, Rezende, além de ter cogitado voltar ao trabalho, fez planos para o futuro: "Cada momento que estou vivendo é um desafio. Tem horas que estou bem, tem horas que estou mal. Mas quando estou mal coloco minha cabeça em Deus. E eu tenho um objetivo. Na hora que eu superar, com a ajuda de Deus, tudo que estou passando, sei o que vou fazer da minha vida: ajudar cada vez mais aqueles que precisam, que não tem esperança, que buscam a cura e mostrar que o Espírito Santo está sempre presente na nossa vida. E nosso Pai há de cuidar de cada um. E é preciso ter fé."

Apresentador MOROU COM NAMORADA APÓS DESCOBRIR DOENÇA

Sempre muito discreto no que dizia respeito a sua vida pessoal, Rezende assumiu publicamente o namoro com Luciana Lacerda em junho deste ano. O casal, no entanto, estava junto desde fevereiro de 2016. Pai de quatro filhas e um filho, fruto de cinco relacionamentos diferentes, Marcelo passou a morar com a carioca, por quem foi homenageado com uma tatuagem, depois que descobriu a doença. Mãe da pequena Giovanna, ela mostrou apoio ao repórter, que ganhou também mensagens positivas de Geraldo Luís e Milton Neves.

LEMBRE A TRAJETÓRIA DE MARCELO

Marcelo Luiz Rezende Fernandes iniciou sua carreira nos anos 70. Com mais de 40 anos de experiência, o jornalista trabalhou no "Jornal dos Sports" e, em seguida, conseguiu uma recolocação, na "Rádio Globo". Logo depois, em 1972, o repórter foi convidado para trabalhar como copidesque no jornal "O Globo", onde ficou sete anos. Marcelo passou ainda pela revista paulistana "Placar", da Editora Abril. Lá, ele ficou oito anos e meio. Registro raro é sua participação no programa "Roda Viva", da TV Cultura. Em 1987, Rezende chegou à televisão, na área de esportes da Rede Globo. Em 1999, no "Linha Direta", horário nobre do canal, ele iniciou seu percurso como apresentador. No ano de 2010, na TV Bandeirantes, Rezende comandou o "Tribunal na TV". Depois de deixar a TV Globo, em 2002, passou por três emissoras: Record, Band e RedeTV, onde apresentou o telejornal "RedeTV! News". No "Cidade Alerta", da Record, ele conseguiu se manter na TV e popularizar-se com bordões como "Corta pra mim!" e "Bota exclusivo, minha filha, dá trabalho pra fazer". Por reestruturação na programação da emissora paulista, a primeira passagem dele pelo programa foi curta, entre 2004 e 2005. A segunda iniciou em junho de 2012.

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Utilizando as figuras em LIBRAS apresentadas abaixo, complete a frase com a ordem adequada do vocabulário:
"O ______________________ chegou muito ______________________ à ______________________.

Alternativas:
  • a)
    C, B, A
  • b)
    A, B, C
  • c)
    B, C, A
  • d)
    B, A, C
    Alternativa assinalada
  • e)
    A, C, B
2)
Das figuras abaixo apresentadas, quais se referem a uma profissão?

Alternativas:
  • a)
    B, D
    Alternativa assinalada
  • b)
    A, C
  • c)
    A, D
  • d)
    B, C
  • e)
    C, D
3)
Considerando os tipos de sentenças em LIBRAS, a qual tipo se refere a definição abaixo?
"Esse tipo de sentença se caracteriza pelo franzimento da testa e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima" (p.13)

Alternativas:
  • a)
    Negativa
  • b)
    Afirmativa
  • c)
    Interrogativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    Neutra
  • e)
    Exclamativa
4)
No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas são marcadas por termos como: quem, que, quando, qual. Em qual posição eles devem estar na frase?

Alternativas:
  • a)
    Início da frase
  • b)
    indiferente
  • c)
    após o sujeito
  • d)
    final da frase
    Alternativa assinalada
  • e)
    meio da frase
5)
O verbo direcional, em LIBRAS, reflete a ação verbal e parte do emissor em direção ao receptor. Este comportamento no uso do verbo está relacionado à concordância. Assinale a alternativa em que há outra definição correta para esta classe verbal:

Alternativas:
  • a)
    A direção do sinal parte do objeto (ponto inicial) para o sujeito (ponto final)
  • b)
    A direção do sinal é indiferente, desde que haja ponto inicial e ponto final
  • c)
    A direção do sinal é coincidente entre ponto inicial e final, independe do sujeito
  • d)
    A direção do sinal parte (ponto inicial) e terminal (ponto final) no objeto
  • e)
    A direção do sinal parte do sujeito (ponto inicial) para o objeto (ponto final)
    Alternativa assinalada

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Sabemos que verbos são representados por palavras que indicam uma ação ou acontecimento que se passa em um determinado tempo. Assim, podemos afirmar que em LIBRAS os verbos:

Alternativas:
  • a)
    São flexionados, assim como na língua portuguesa
  • b)
    Possuem afixos que indicam sua variabilidade
  • c)
    Não se flexionam e são indicados separadamente por outros elementos
    Alternativa assinalada
  • d)
    Variam em pessoa, modo e tempo através das flexões verbais
  • e)
    Não expressam um acontecimento representado no tempo
2)
Para traduzirmos uma determinada frase doa Língua Portuguesa para a LIBRAS, precisamos estar atentos às diferenças gramaticais existentes entre a língua de partida e a língua de chegada. Assim, uma das questões a serem observadas diz respeito ao uso de verbos, que diferentemente do português, em LIBRAS é caracterizado por:

Alternativas:
  • a)
    Flexão verbal a partir da conjugação em tempo, modo e pessoa
  • b)
    Uso de afixos que indicam a sua variabilidade de tempo e pessoa
  • c)
    Uso equivalente ao da língua portuguesa, sem variação gramatical
  • d)
    Construção de frases sem o uso de elementos verbais
  • e)
    Inflexão verbal, uso de advérbios de tempo e pronomes pessoais
    Alternativa assinalada
3)
Os verbos em LIBRAS podem ser classificados de diferentes formas, sendo estas:

Alternativas:
  • a)
    Sem e com concordância, espaciais e de negação
    Alternativa assinalada
  • b)
    Sem concordância, visuais e de negação
  • c)
    Espaciais, não espaciais e de afirmação
  • d)
    Sem e com concordância, visuais e de afirmação
  • e)
    Com concordância, de afirmação e negação
4)
Ao construirmos uma frase em LIBRAS podemos utilizar de categorias verbais diferentes. Analise a frase abaixo e indique a classificação adequada para o verbo destacado: "EU AVISAR VOCÊ SOBRE A PROVA"

Alternativas:
  • a)
    Sem concordância
  • b)
    Espacial
  • c)
    Visual
  • d)
    Com concordância
    Alternativa assinalada
  • e)
    De negação
5)
Em relação aos verbos classificados em LIBRAS como verbos com concordância podemos afirmar:
I.Possuem movimentos direcionais que permitem identificar sujeito e objeto
II.Sempre usam pronome pessoal para identificar sujeito e objeto
III.Não se flexionam em relação à pessoa, número e aspecto usam afixos
IV.Se flexionam em pessoa, número e aspecto sem incorporar afixos locativos
São corretas as afirmações:

Alternativas:
  • a)
    I, II e IV
  • b)
    I e IV
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    I, III e IV

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Av 2 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Você é professor de uma escola regular, que atende a alunos surdos e ouvintes. Um de seus alunos, Pedro, surdo profundo, tem apresentado grande dificuldade em relação ao conteúdo apresentado para a turma, demonstra dificuldade na compreensão de conceitos básicos, não realiza as atividades como deveria e isto é uma preocupação da família, que é ouvinte. Você observou que o mesmo, embora conte com a presença do intérprete na sala de aula, tem dificuldade em entendê-lo, visto que o conhecimento de LIBRAS de Pedro é precário. Os pais, ao te procurarem, solicitam que os oriente em como ajudá-lo a superar suas dificuldades e aprender melhor. Você, como educador preparado para atender a diversidade dos alunos os orienta a:

Alternativas:
  • a)
    Aceitar a dificuldade inerente à surdez, o surdo não aprende mesmo.
  • b)
    Procurar uma escola especial para que ele possa aprender apenas o básico
  • c)
    Desenvolver a LIBRAS, juntamente com a família, para dar suporte ao aprendizado
    Alternativa assinalada
  • d)
    Desenvolver a LIBRAS, independente da família, para que possa aprender
  • e)
    Procurar uma escola de surdos visto que seu desenvolvimento é diferente
2)
Para Vigotsky (1991) A linguagem se constrói por meio das vivências da criança com seu meio, assim como toda a aprendizagem". Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A criança surda sempre terá problema de aprendizagem, visto que não fala e portanto, não desenvolverá linguagem e pensamento.
  • b)
    A língua de sinais dará o aporte linguístico necessário para que a criança surda seu desenvolva seu pensamento e linguagem.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Não há necessidade da criança surda desenvolver uma língua para que possa
    desenvolver seu pensamento e assim aprender.
  • d)
    Os problemas de aprendizagem da criança surda decorrem do fato da Língua de
    Sinais não ser uma língua completa, mas apenas a sinalização do português.
  • e)
    Conforme afirma o Oralismo, a criança surda tem que falar, pois a Língua de Sinais não viabiliza o acesso ao pensamento e aprendizagem.
3)
A lei 10436/2002, conhecida como Lei de LIBRAS e regulamentada pelo decreto 5626/2005 possibilitou diversas ações em prol da comunidade surda. Entre elas é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Garante a aquisição de LIBRAS por todas as crianças surdas
  • b)
    Garante a oralidade a todas as crianças surdas
  • c)
    Não reconhece a singularidade do surdo na produção escrita
  • d)
    Não reconhece os direitos do surdo enquanto cidadão brasileiro
  • e)
    Garante critérios de avaliação diferenciados aos alunos surdos
    Alternativa assinalada
4)
O ensino do português como segunda língua para o surdo traz algumas especificidades, também observada no ensino de uma língua estrangeira. Dentre estas podemos citar:

Alternativas:
  • a)
    Diferenciação igualitária da produção escrita tanto no início como no final do processo de aquisição da segunda língua
  • b)
    b) Aquisição natural da língua sem dificuldade especifica no aprendizado mesmo considerando uma segunda língua
  • c)
    Construção caracterizada por uma interlíngua durante o percurso de aquisição, que se aproxima da língua aprendida ao final do processo
    Alternativa assinalada
  • d)
    Incapacidade do surdo em aprender uma segunda língua devido às suas dificuldades linguísticas inerentes à surdez
  • e)
    Construção caracterizada por um processo de falha na aquisição da segunda língua pelo surdo, visto sua deficiência de linguagem
5)
Paula tem 17 anos, é surda profunda bilateral, não desenvolveu a fala e utiliza apenas LIBRAS na sua comunicação, língua que aprendeu aos 10 anos de idade. Seus pais desconhecem esta língua, mantendo uma comunicação restrita com a filha, apenas através de mímicas e de alguns sinais por eles criados. Marcos, seu colega de escola da mesma idade, é filho de pais surdos, e aprendeu LIBRAS como primeira língua, utilizando-a com seus pais e outros pares interativos. Compare os casos apresentados e assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Paula e Marcos apresentam competência linguística diferenciadas, devido à idade de aprendizagem da língua de sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Paula e Marcos comunicam-se efetivamente e com qualidade com seus pais, visto que os laços afetivos são mais importantes do que a língua
  • c)
    Eles, Paula e Marcos, certamente possuem o mesmo desenvolvimento linguístico, visto que os dois sabem LIBRAS
  • d)
    Paula e Marcos certamente apresentam o mesmo desempenho escolar, visto que este é independente da língua
  • e)
    Marcos, por possuir LIBRAS como língua materna terá mais dificuldade na escrita do Português do que Paula, que a aprendeu aos 10 anos.