sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Av 2 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Você é professor de uma escola regular, que atende a alunos surdos e ouvintes. Um de seus alunos, Pedro, surdo profundo, tem apresentado grande dificuldade em relação ao conteúdo apresentado para a turma, demonstra dificuldade na compreensão de conceitos básicos, não realiza as atividades como deveria e isto é uma preocupação da família, que é ouvinte. Você observou que o mesmo, embora conte com a presença do intérprete na sala de aula, tem dificuldade em entendê-lo, visto que o conhecimento de LIBRAS de Pedro é precário. Os pais, ao te procurarem, solicitam que os oriente em como ajudá-lo a superar suas dificuldades e aprender melhor. Você, como educador preparado para atender a diversidade dos alunos os orienta a:

Alternativas:
  • a)
    Aceitar a dificuldade inerente à surdez, o surdo não aprende mesmo.
  • b)
    Procurar uma escola especial para que ele possa aprender apenas o básico
  • c)
    Desenvolver a LIBRAS, juntamente com a família, para dar suporte ao aprendizado
    Alternativa assinalada
  • d)
    Desenvolver a LIBRAS, independente da família, para que possa aprender
  • e)
    Procurar uma escola de surdos visto que seu desenvolvimento é diferente
2)
Para Vigotsky (1991) A linguagem se constrói por meio das vivências da criança com seu meio, assim como toda a aprendizagem". Assim, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A criança surda sempre terá problema de aprendizagem, visto que não fala e portanto, não desenvolverá linguagem e pensamento.
  • b)
    A língua de sinais dará o aporte linguístico necessário para que a criança surda seu desenvolva seu pensamento e linguagem.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Não há necessidade da criança surda desenvolver uma língua para que possa
    desenvolver seu pensamento e assim aprender.
  • d)
    Os problemas de aprendizagem da criança surda decorrem do fato da Língua de
    Sinais não ser uma língua completa, mas apenas a sinalização do português.
  • e)
    Conforme afirma o Oralismo, a criança surda tem que falar, pois a Língua de Sinais não viabiliza o acesso ao pensamento e aprendizagem.
3)
A lei 10436/2002, conhecida como Lei de LIBRAS e regulamentada pelo decreto 5626/2005 possibilitou diversas ações em prol da comunidade surda. Entre elas é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Garante a aquisição de LIBRAS por todas as crianças surdas
  • b)
    Garante a oralidade a todas as crianças surdas
  • c)
    Não reconhece a singularidade do surdo na produção escrita
  • d)
    Não reconhece os direitos do surdo enquanto cidadão brasileiro
  • e)
    Garante critérios de avaliação diferenciados aos alunos surdos
    Alternativa assinalada
4)
O ensino do português como segunda língua para o surdo traz algumas especificidades, também observada no ensino de uma língua estrangeira. Dentre estas podemos citar:

Alternativas:
  • a)
    Diferenciação igualitária da produção escrita tanto no início como no final do processo de aquisição da segunda língua
  • b)
    b) Aquisição natural da língua sem dificuldade especifica no aprendizado mesmo considerando uma segunda língua
  • c)
    Construção caracterizada por uma interlíngua durante o percurso de aquisição, que se aproxima da língua aprendida ao final do processo
    Alternativa assinalada
  • d)
    Incapacidade do surdo em aprender uma segunda língua devido às suas dificuldades linguísticas inerentes à surdez
  • e)
    Construção caracterizada por um processo de falha na aquisição da segunda língua pelo surdo, visto sua deficiência de linguagem
5)
Paula tem 17 anos, é surda profunda bilateral, não desenvolveu a fala e utiliza apenas LIBRAS na sua comunicação, língua que aprendeu aos 10 anos de idade. Seus pais desconhecem esta língua, mantendo uma comunicação restrita com a filha, apenas através de mímicas e de alguns sinais por eles criados. Marcos, seu colega de escola da mesma idade, é filho de pais surdos, e aprendeu LIBRAS como primeira língua, utilizando-a com seus pais e outros pares interativos. Compare os casos apresentados e assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Paula e Marcos apresentam competência linguística diferenciadas, devido à idade de aprendizagem da língua de sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Paula e Marcos comunicam-se efetivamente e com qualidade com seus pais, visto que os laços afetivos são mais importantes do que a língua
  • c)
    Eles, Paula e Marcos, certamente possuem o mesmo desenvolvimento linguístico, visto que os dois sabem LIBRAS
  • d)
    Paula e Marcos certamente apresentam o mesmo desempenho escolar, visto que este é independente da língua
  • e)
    Marcos, por possuir LIBRAS como língua materna terá mais dificuldade na escrita do Português do que Paula, que a aprendeu aos 10 anos.

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