1)
Pesquisas apontam que a maioria dos alunos surdos chega ao final da escolarização sem apropriar-se da leitura e da escrita de forma competente. Lacerda (2006) aponta como um grande problema no ensino dos alunos surdos:
Alternativas:
- a)Uso da Língua de Sinais
- b)Barreiras linguísticas exclusivamente
- c)Práticas pedagógicas inadequadasAlternativa assinalada
- d)Dificuldades inerentes somente à surdez
- e)Reconhecimento das especificidades do surdo
2)
Em relação à competência linguística do aluno surdo, sabemos que estas devem ser consideradas como ponto de partida para o trabalho pedagógico com cada aluno. Considerando um aluno surdo que chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental sem nenhum conhecimento da Língua de Sinais e sem apresentar compreensão da oralidade, cabe ao professor:
Alternativas:
- a)Desconsiderar a especificidade do aluno, aplicando o currículo do ano escolar
- b)Adaptar o currículo propondo atividades que o auxilie no desenvolvimento linguísitcoAlternativa assinalada
- c)Encaminhá-lo para outra Instituição, visto que não está preparado para atendê-lo
- d)Não se preocupar com a dificuldade apresentada, ela será sanada com o tempo
- e)Entender que seu único objetivo é a socialização da criança, sem preocupação com o aprendizado
3)
Sabemos que o Congresso de Milão foi um marco na história da educação do surdo. Assinale a alternativa que corresponde à decisão tomada a partir deste que transformou a Educação do Surdo no mundo:
Alternativas:
- a)Proibição da Língua de SinaisAlternativa assinalada
- b)Uso de metodologia mista
- c)Uso da Língua de Sinais
- d)Uso da língua de sinais e fala simultaneamente
- e)Proibição da língua oral
4)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
Em relação ao modelo do oralismo, que se define por conceber a educação do surdo atrelada ao modelo clínico terapêutico e iniciado em 1880 após o Congresso de Milão, podemos dizer que este modelo fracassou como consequência da baixa qualidade da educação pela ênfase dada na reabilitação e no desenvolvimento da oraidade. Nesta época,
( ) A maioria dos surdos não concluiu a escolaridade, abandonando a escola
( ) A maioria dos surdos conseguiu avançar nos estudos e adquirir conhecimento
( ) Os surdos concluíram a escolaridade, embora com dificuldades
( ) O modelo oralista prejudicou o processo de aprendizagem do surdo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente
Alternativas:
- a)V,V,F,F
- b)V,F,F,V
- c)F,V,F,VAlternativa assinalada
- d)V,V,V,F
- e)F,V,V,V
5)
A história da educação de surdos apresenta três abordagens educativas, com visões diferenciadas. Cada uma destas abordagens marcaram um período e uma forma do surdo estar na escola e na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à corrente comunicativa defendida atualmente para a educação de surdos, seja em escolas de Surdos ou regulares.
Alternativas:
- a)A comunicação total, que se apropria de toda ferramenta viso-motora e os sinais utilizados são padronizados. Não importa a idade que a criança inicia esta comunicação. Esta corrente é muito utilizada pois não aceita a fala.
- b)O oralismo, que consiste na oralização da pessoa surda. Quando se utiliza esta abordagem o uso de sinais também é permitido. A oralização é um meio de comunicação natural para a pessoa surda.
- c)O bilinguismo, que considera a língua de sinais como língua materna (1ª língua) e propõe a aprendizagem da língua do país de origem modalidade escrita (2ª língua). Esta abordagem prioriza o uso da língua de sinais, como também recursos visuais amplos para a aprendizagem do sujeito surdo.Alternativa assinalada
- d)É indiferente, visto que as abordagens educativas são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer ambiente: escola, trabalho e sociedade para inserção da pessoa surda na sociedade.
- e)A comunicação total e o Bilinguismo devem ser trabalhados juntos, visto que um defende a utilização de qualquer tipo de comunicação, isso caberia ao aluno que não fluência na língua de sinais, e o Bilinguismo nos alunos fluentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário