sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Av 1 - Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua

1)
Pesquisas apontam que a maioria dos alunos surdos chega ao final da escolarização sem apropriar-se da leitura e da escrita de forma competente. Lacerda (2006) aponta como um grande problema no ensino dos alunos surdos:

Alternativas:
  • a)
    Uso da Língua de Sinais
  • b)
    Barreiras linguísticas exclusivamente
  • c)
    Práticas pedagógicas inadequadas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Dificuldades inerentes somente à surdez
  • e)
    Reconhecimento das especificidades do surdo
2)
Em relação à competência linguística do aluno surdo, sabemos que estas devem ser consideradas como ponto de partida para o trabalho pedagógico com cada aluno. Considerando um aluno surdo que chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental sem nenhum conhecimento da Língua de Sinais e sem apresentar compreensão da oralidade, cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Desconsiderar a especificidade do aluno, aplicando o currículo do ano escolar
  • b)
    Adaptar o currículo propondo atividades que o auxilie no desenvolvimento linguísitco
    Alternativa assinalada
  • c)
    Encaminhá-lo para outra Instituição, visto que não está preparado para atendê-lo
  • d)
    Não se preocupar com a dificuldade apresentada, ela será sanada com o tempo
  • e)
    Entender que seu único objetivo é a socialização da criança, sem preocupação com o aprendizado
3)
Sabemos que o Congresso de Milão foi um marco na história da educação do surdo. Assinale a alternativa que corresponde à decisão tomada a partir deste que transformou a Educação do Surdo no mundo:

Alternativas:
  • a)
    Proibição da Língua de Sinais
    Alternativa assinalada
  • b)
    Uso de metodologia mista
  • c)
    Uso da Língua de Sinais
  • d)
    Uso da língua de sinais e fala simultaneamente
  • e)
    Proibição da língua oral
4)
Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
Em relação ao modelo do oralismo, que se define por conceber a educação do surdo atrelada ao modelo clínico terapêutico e iniciado em 1880 após o Congresso de Milão, podemos dizer que este modelo fracassou como consequência da baixa qualidade da educação pela ênfase dada na reabilitação e no desenvolvimento da oraidade. Nesta época,
( ) A maioria dos surdos não concluiu a escolaridade, abandonando a escola
( ) A maioria dos surdos conseguiu avançar nos estudos e adquirir conhecimento
( ) Os surdos concluíram a escolaridade, embora com dificuldades
( ) O modelo oralista prejudicou o processo de aprendizagem do surdo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente

Alternativas:
  • a)
    V,V,F,F
  • b)
    V,F,F,V
  • c)
    F,V,F,V
    Alternativa assinalada
  • d)
    V,V,V,F
  • e)
    F,V,V,V
5)
A história da educação de surdos apresenta três abordagens educativas, com visões diferenciadas. Cada uma destas abordagens marcaram um período e uma forma do surdo estar na escola e na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à corrente comunicativa defendida atualmente para a educação de surdos, seja em escolas de Surdos ou regulares.

Alternativas:
  • a)
    A comunicação total, que se apropria de toda ferramenta viso-motora e os sinais utilizados são padronizados. Não importa a idade que a criança inicia esta comunicação. Esta corrente é muito utilizada pois não aceita a fala.
  • b)
    O oralismo, que consiste na oralização da pessoa surda. Quando se utiliza esta abordagem o uso de sinais também é permitido. A oralização é um meio de comunicação natural para a pessoa surda.
  • c)
    O bilinguismo, que considera a língua de sinais como língua materna (1ª língua) e propõe a aprendizagem da língua do país de origem modalidade escrita (2ª língua). Esta abordagem prioriza o uso da língua de sinais, como também recursos visuais amplos para a aprendizagem do sujeito surdo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É indiferente, visto que as abordagens educativas são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa e em qualquer ambiente: escola, trabalho e sociedade para inserção da pessoa surda na sociedade.
  • e)
    A comunicação total e o Bilinguismo devem ser trabalhados juntos, visto que um defende a utilização de qualquer tipo de comunicação, isso caberia ao aluno que não fluência na língua de sinais, e o Bilinguismo nos alunos fluentes

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