quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Av2 - Ser Social - Serviço Social e Processo de Trabalho

1)
Sobre a profissão de Serviço Social, analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
(  ) - É necessário manter a abordagem focalizada da profissão a partir de com visões superficiais. 
(  ) -  É necessário ampliar a compreensão da profissão, como um conjunto de determinantes que compõem a forma desse trabalho, particularizando suas características. 
(  ) - O processo de trabalho em que se insere o Assistente Social é por ele organizado, sendo exclusivamente um processo de trabalho do Assistente Social, ainda que nele participe de forma peculiar e com autonomia ética e técnica.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, F, F
  • b)
    F, F, F
  • c)
    F, V, F
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, V, V
  • e)
    V, V, V
2)
"A efetivação dessa ________________ é dependente da correlação de forças econômica, política e cultural em nível societário e se expressa, de forma particular nos distintos espaços ocupacionais, que envolvem relações com sujeitos sociais determinados: a instituição estatal (Poder Executivo e Ministério Público Judiciário e Legislativo); as empresas capitalistas; as organizações político-sindicais; as organizações privadas não lucrativas e as instâncias públicas de controle democrático (Conselhos de Políticas e de Direitos, conferências, fóruns e ouvidorias), que sofrem profundas metamorfoses sociais em tempo de capital fetiche (IAMAMOTO, 2007, p.220)."
O termo que preenche corretamente a lacuna é:

Alternativas:
  • a)
    ética
  • b)
    autonomia
    Alternativa assinalada
  • c)
    práxis
  • d)
    teoria
  • e)
    focalização
3)
"Os Assistentes Sociais atuam em uma esfera privada dos sujeitos singulares, a fim de lutar por direitos da cena pública, potencializando a participação popular. Sobre o Serviço Social, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:

Alternativas:
  • a)
    O Serviço Social tem um efeito que é material, mas não é socialmente objetivo. Tem uma objetividade que é material, mas não é social. 
  • b)
    O enfrentamento das problemáticas mediadas pelo profissional de Serviço Social deve ser pautado a partir de uma análise da dinâmica de relações entre as distintas classes sociais e o Estado, o jogo de forças sociais presentes na sociedade.
    Alternativa assinalada
  • c)
    O Assistente Social deve lançar o olhar para um horizonte mais amplo, com o objetivo de apreender o movimento da sociedade e as necessidades sociais ali produzidas para, assim, iluminar as particularidades dessa especialização do trabalho no cenário das relações de classes.
  • d)
    Interpretar o Serviço Social a partir de uma visão endógena significa ter um olhar de dentro para fora da própria profissão. É ficar fora dos muros das suas ditas especificidades, o que ocasiona um desempenho prático neutro e apolítico por parte do profissional
  • e)
    A tese endogenista possibilita que os profissionais incorporem novas áreas que se tornam emergentes no cotidiano, bem como novas estratégias de intervenção e análise da questão social.
4)
Analise as afirmativas abaixo:
I - O Assistente Social tem um fazer profissional que abrange metodologias, utilização do arsenal técnico da profissão, diretrizes de ação, de comunicação e de prestação de serviços aos usuários. 
II - É no fazer profissional que se operam as condições de geração dos produtos do trabalho profissional que, por sua vez, estão circunscritos na esfera dos direitos.
III - O Serviço Social é caracterizado como uma especialização do trabalho, inscrito na divisão social e técnica do trabalho coletivo, na produção e reprodução da vida social.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    somente I
  • b)
    somente II e III
  • c)
    somente II
  • d)
    somente I e III
  • e)
    I, II e III
    Alternativa assinalada
5)
Ao tratarmos do mercado de trabalho para o Assistente Social, devemos ressaltar que o mesmo se insere em espaços ocupacionais distintos, nos quais exerce suas atribuições profissionais. Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
(  ) Nos espaços não-governamentais, pois, neles, o profissional também se insere nas diversas áreas vinculadas à garantia de direitos da população. É um profissional chamado a mobilizar pessoas para uma ação social voltada para as mudanças sociais.
  
(  ) Com a amplificação das demandas voltadas ao Assistente Social, a própria visão da sociedade sobre as atribuições do Serviço Social vem se transformando.
(  ) Além da execução de projetos e serviços, Assistentes Sociais realizam ensino, pesquisa, planejamento, assessoria técnica em políticas públicas governamentais, não-governamentais e patronais, ocupando chefias intermediárias e cargos de comando em empresas privadas e órgãos públicos.
As afirmativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    F, F, F
  • b)
    V, F, V
  • c)
    F, F, V
  • d)
    F, V, V
  • e)
    V, V, V
    Alternativa assinalada

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Passageiro que desiste da viagem pode ter o dinheiro de volta?

Confira seus direitos caso tenha de desistir da viagem (Foto: Divulgação)
Confira seus direitos caso tenha de desistir da viagem 
É importante planejar com cuidado sua viagem, o que inclui a escolha de uma agência de confiança, de um destino e pacote de viagem de acordo com o seu orçamento. São necessários cuidados, pois caso seja preciso desistir do passeio de uma hora para outra, você precisa prever isto no contrato. Muitas vezes você acaba se deparando com alguns imprevistos, sejam eles profissionais, familiares ou até mesmo financeiros, o que o leva a adiar o seu sonho por mais um tempo.
A principal dúvida de quem enfrenta este tipo de situação se refere à recuperação do dinheiro investido. Isto porque na maioria das vezes o pacote de viagem ou as passagens aéreas ou terrestres já estão comprados, e aí a pergunta é: eu vou receber meu dinheiro de volta se desistir da viagem?
Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa só devolverá o dinheiro completo do seu pacote de viagem se houver alguma previsão no contrato assinado que estabeleça a restituição integral do valor pago. Caso contrário, você deverá obedecer ao que foi combinado no contrato. Por este motivo é importante que se leia com atenção todas as cláusulas contratuais, exatamente para evitar problemas futuros e proteger melhor o seu bolso.
Existem alguns casos, os mais justificáveis, em que a empresa reconsidera e até devolve o dinheiro total, mas isto ocorre geralmente em casos de enfermidade do passageiro. Nas demais situações, o percentual a ser restituído vai depender da data do cancelamento da viagem. Desta forma, o quanto antes o cancelamento for feito, menor será a taxa administrativa que será retida pela agência.
Cancelar a passagem aérea pode não ser a melhor opção:
Você pode formalizar a desistência da viagem a qualquer momento, mas muito provavelmente não terá todo o seu dinheiro de volta. Acontece que pode ser cobrada uma multa pelo cancelamento da passagem, o que exige que você estude formas alternativas para aliviar o seu bolso nesta situação.

Uma das alternativas que você tem seria pedir a troca da data do voo ou um crédito equivalente ao valor já pago, cujo prazo de vencimento nos dois casos é de até um ano. Contudo, quando se trata de passagens promocionais ou fretados, a situação pode ser diferente, de forma que você deve ficar atento às cláusulas do contrato antes de assiná-lo.
E se o cancelamento partir da agência de turismo?
Outra situação que pode acontecer, em uma menor escala, diz respeito ao cancelamento da viagem pela agência de turismo. Não há o que questionar neste tipo de situação, a empresa deve devolver todo o valor pago por você.

Lembre-se ainda que nos casos em que a viagem for cancelada por motivos que não estejam relacionados a problemas climáticos, guerras ou outros transtornos que ponham em risco a sua segurança, fique sabendo que você pode recorrer ao judiciário e pleitear uma indenização pelos possíveis danos morais e prejuízos financeiros.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Av1 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

1)
Atualmente na escola pública a gestão pode ser entendida como um processo coletivo permeado pela dialogicidade. A dialogicidade possibilita aos colaboradores da instituição condições de trabalhar e expor suas ideias, criando um espaço no qual até os conflitos possam se dissipar. Ainda pautada nessas reflexões, é importante considerar que:
I) A gestão ultrapassa o conceito de administração, busca participação, trabalho em equipe, autonomia, valorização do humano e do sensível.
II) Liderar a gestão em uma instituição de ensino público, pressupõe que o diretor apoie uma equipe formada por pessoas com características diferentes.
III)Gestão escolar consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros com a finalidade de legitimar produção, produtividade e eficiência.
IV) É importante ao diretor dar autonomia e poder de decisão aos seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidade e compromisso.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas as proposições I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas a proposição IV está Correta,
  • e)
    Todas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
    Alternativa assinalada
2)
A educação que acontece na escola, ou seja a educação formal, unindo o processo de ensino e de aprendizagem deve partir da atitude investigativa do professor. Na LDB n.9394/96, consta que os professores tornam-se responsáveis pelo incentivo durante a construção do conhecimento de seus alunos. É atribuição do professor, participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino no qual ele participa. Também consta que cabe ao professor preocupar-se com a elaboração e cumprimento do plano de trabalho docente, zelando inclusive pela aprendizagem dos alunos. Ainda no que se refere aquilo que consta na lei é importante destacar que cabe ao professor:

Alternativas:
  • a)
    Responsabilizar-se por todas atitudes ou comportamentos de indisciplina realizado pelos alunos em sala de aula, 
  • b)
    Participar integralmente na escola, dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e recuperação, 
    Alternativa assinalada
  • c)
    Planejar atividades interdisciplinares desmotivando os alunos a participarem de avaliações individuais,
  • d)
    Favorecer a evasão diante da demonstração de pouco interesse pelos estudos, dada pelos alunos,
  • e)
    Realizar o encaminhamento metodológico reforçando a consciência ingênua dos alunos e sua submissão. 
3)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, se tornou responsável pela estrutura de sustentação que auxilia na organização dos sistemas de ensino e funcionamento da educação escolar no Brasil. A LDB nº 9394/96 apresenta dentre seus objetivos a necessidade de organizar e orientar os fundamentos, princípios, finalidades e objetivos para a educação. Sobre a educação é importante confirmar que:
I) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Ensino Superior.
II) A educação infantil tem como finalidade complementar a ação da família, auxiliando no desenvolvimento integral da criança.
III) A educação inclusiva acolhe as crianças com idade escolar a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.
IV) A educação básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
V) É previsto que até a conclusão do ensino médio o aluno esteja habilitado para atuar em qualquer área profissionalmente.
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e III estão Corretas,

  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II e IV, estão Corretas,

    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
4)
A legislação que regulamenta o sistema de ensino contribui para a estruturação de políticas educacionais que consigam dar conta das necessidades da escola. Política se refere a um plano, um programa que ajuda a definir como a educação deve orientar-se para assegurar aos alunos uma formação adequada às novas exigências sociais. 
Na sequência considere ( V ) para Verdadeiro e ( F) para Falso.
I) ( ) Importante considerar a lei como elemento que contribui para a existência social, favorecendo a alienação.
II) ( ) legislação implica em apropriação da realidade política por meio de imposição de regras tornadas exclusiva para os mais fracos.
III) ( ) toda pessoa obedece as leis pautada no ordenamento jurídico e legítimo, baseado no poder.
IV) ( ) A Constituição define a educação como dever do Estado e da família.
V) ( ) A LDB n. 9394/96, trata a organização da educação nacional definindo competências do Município, Estado e União.
Após análise podemos considerar que a letra____ é a correta:

Alternativas:
  • a)
    V – V – F – V – F
  • b)
    F – V – F – V – V
  • c)
    F – F – V – V – V
    Alternativa assinalada
  • d)
    F – F – V – V – V
  • e)
    V – V – F – F – F
5)
Os documentos da escola, são elaborados na tentativa de garantir a expressão política, pedagógica, administrativa e disciplinar que orienta a ação educativa. Além disso, tais documentos devem indicar a concepção de educação, os princípios constitucionais e a legislação que ampara o trabalho na escola. Dando sequência, relacione os documentos indicados na coluna, seguindo sua complementação mais coerente:
(1) Planejamento do trabalho docente,
(2) Regulamento Interno da escola,
(3) Projeto Político Pedagógico,
(4) Regimento Escolar,
( ) levantamento situacional, conceitual,operacional,
( ) descreve ação educativa da sala de aula,
( ) apresenta normas disciplinares aos alunos,
( ) estrutura, define, regula e normatiza as ações do coletivo escolar,
Após análise, é correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    3 – 1 – 2 – 4
    Alternativa assinalada
  • b)
    2 – 4 – 3 – 1
  • c)
    1 – 2 – 3 – 4
  • d)
    4 – 1 – 2 – 3
  • e)
    1 – 2 – 2 – 3

sábado, 16 de setembro de 2017

Morre o Jornalista Marcelo Rezende da TV Record

Resultado de imagem para Marcelo Rezende
Marcelo Rezende morreu neste sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas, que irradiou para o fígado. A informação foi confirmada pela RecordTV durante apresentação do programa "Cidade Alerta", que já foi comandado pelo apresentador. 

Jornalista Manteve Pensamento Positivo e Acreditou em Sua Cura.
Em suas postagens nas redes sociais, Marcelo dizia que já se sentia curado, graças à fé. "Muita gente vive de boato, e no meu caso até entendo, porque não é toda hora que temos uma informação. O câncer que eu tenho tem altos e baixos, é como uma montanha-russa, mas o importante é que eu estou firme. E aí a cura vai chegar. eu tenho certeza dela, porque Deus está comigo, Deus está contigo", comentou na ocasião. Nascido em 12 de novembro de 1951 no Rio de Janeiro, Rezende, além de ter cogitado voltar ao trabalho, fez planos para o futuro: "Cada momento que estou vivendo é um desafio. Tem horas que estou bem, tem horas que estou mal. Mas quando estou mal coloco minha cabeça em Deus. E eu tenho um objetivo. Na hora que eu superar, com a ajuda de Deus, tudo que estou passando, sei o que vou fazer da minha vida: ajudar cada vez mais aqueles que precisam, que não tem esperança, que buscam a cura e mostrar que o Espírito Santo está sempre presente na nossa vida. E nosso Pai há de cuidar de cada um. E é preciso ter fé."

Apresentador MOROU COM NAMORADA APÓS DESCOBRIR DOENÇA

Sempre muito discreto no que dizia respeito a sua vida pessoal, Rezende assumiu publicamente o namoro com Luciana Lacerda em junho deste ano. O casal, no entanto, estava junto desde fevereiro de 2016. Pai de quatro filhas e um filho, fruto de cinco relacionamentos diferentes, Marcelo passou a morar com a carioca, por quem foi homenageado com uma tatuagem, depois que descobriu a doença. Mãe da pequena Giovanna, ela mostrou apoio ao repórter, que ganhou também mensagens positivas de Geraldo Luís e Milton Neves.

LEMBRE A TRAJETÓRIA DE MARCELO

Marcelo Luiz Rezende Fernandes iniciou sua carreira nos anos 70. Com mais de 40 anos de experiência, o jornalista trabalhou no "Jornal dos Sports" e, em seguida, conseguiu uma recolocação, na "Rádio Globo". Logo depois, em 1972, o repórter foi convidado para trabalhar como copidesque no jornal "O Globo", onde ficou sete anos. Marcelo passou ainda pela revista paulistana "Placar", da Editora Abril. Lá, ele ficou oito anos e meio. Registro raro é sua participação no programa "Roda Viva", da TV Cultura. Em 1987, Rezende chegou à televisão, na área de esportes da Rede Globo. Em 1999, no "Linha Direta", horário nobre do canal, ele iniciou seu percurso como apresentador. No ano de 2010, na TV Bandeirantes, Rezende comandou o "Tribunal na TV". Depois de deixar a TV Globo, em 2002, passou por três emissoras: Record, Band e RedeTV, onde apresentou o telejornal "RedeTV! News". No "Cidade Alerta", da Record, ele conseguiu se manter na TV e popularizar-se com bordões como "Corta pra mim!" e "Bota exclusivo, minha filha, dá trabalho pra fazer". Por reestruturação na programação da emissora paulista, a primeira passagem dele pelo programa foi curta, entre 2004 e 2005. A segunda iniciou em junho de 2012.

Av 2 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Utilizando as figuras em LIBRAS apresentadas abaixo, complete a frase com a ordem adequada do vocabulário:
"O ______________________ chegou muito ______________________ à ______________________.

Alternativas:
  • a)
    C, B, A
  • b)
    A, B, C
  • c)
    B, C, A
  • d)
    B, A, C
    Alternativa assinalada
  • e)
    A, C, B
2)
Das figuras abaixo apresentadas, quais se referem a uma profissão?

Alternativas:
  • a)
    B, D
    Alternativa assinalada
  • b)
    A, C
  • c)
    A, D
  • d)
    B, C
  • e)
    C, D
3)
Considerando os tipos de sentenças em LIBRAS, a qual tipo se refere a definição abaixo?
"Esse tipo de sentença se caracteriza pelo franzimento da testa e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima" (p.13)

Alternativas:
  • a)
    Negativa
  • b)
    Afirmativa
  • c)
    Interrogativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    Neutra
  • e)
    Exclamativa
4)
No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas são marcadas por termos como: quem, que, quando, qual. Em qual posição eles devem estar na frase?

Alternativas:
  • a)
    Início da frase
  • b)
    indiferente
  • c)
    após o sujeito
  • d)
    final da frase
    Alternativa assinalada
  • e)
    meio da frase
5)
O verbo direcional, em LIBRAS, reflete a ação verbal e parte do emissor em direção ao receptor. Este comportamento no uso do verbo está relacionado à concordância. Assinale a alternativa em que há outra definição correta para esta classe verbal:

Alternativas:
  • a)
    A direção do sinal parte do objeto (ponto inicial) para o sujeito (ponto final)
  • b)
    A direção do sinal é indiferente, desde que haja ponto inicial e ponto final
  • c)
    A direção do sinal é coincidente entre ponto inicial e final, independe do sujeito
  • d)
    A direção do sinal parte (ponto inicial) e terminal (ponto final) no objeto
  • e)
    A direção do sinal parte do sujeito (ponto inicial) para o objeto (ponto final)
    Alternativa assinalada

Av 1 - Libras: Aspectos Linguístico - Estruturas Gramaticais

1)
Sabemos que verbos são representados por palavras que indicam uma ação ou acontecimento que se passa em um determinado tempo. Assim, podemos afirmar que em LIBRAS os verbos:

Alternativas:
  • a)
    São flexionados, assim como na língua portuguesa
  • b)
    Possuem afixos que indicam sua variabilidade
  • c)
    Não se flexionam e são indicados separadamente por outros elementos
    Alternativa assinalada
  • d)
    Variam em pessoa, modo e tempo através das flexões verbais
  • e)
    Não expressam um acontecimento representado no tempo
2)
Para traduzirmos uma determinada frase doa Língua Portuguesa para a LIBRAS, precisamos estar atentos às diferenças gramaticais existentes entre a língua de partida e a língua de chegada. Assim, uma das questões a serem observadas diz respeito ao uso de verbos, que diferentemente do português, em LIBRAS é caracterizado por:

Alternativas:
  • a)
    Flexão verbal a partir da conjugação em tempo, modo e pessoa
  • b)
    Uso de afixos que indicam a sua variabilidade de tempo e pessoa
  • c)
    Uso equivalente ao da língua portuguesa, sem variação gramatical
  • d)
    Construção de frases sem o uso de elementos verbais
  • e)
    Inflexão verbal, uso de advérbios de tempo e pronomes pessoais
    Alternativa assinalada
3)
Os verbos em LIBRAS podem ser classificados de diferentes formas, sendo estas:

Alternativas:
  • a)
    Sem e com concordância, espaciais e de negação
    Alternativa assinalada
  • b)
    Sem concordância, visuais e de negação
  • c)
    Espaciais, não espaciais e de afirmação
  • d)
    Sem e com concordância, visuais e de afirmação
  • e)
    Com concordância, de afirmação e negação
4)
Ao construirmos uma frase em LIBRAS podemos utilizar de categorias verbais diferentes. Analise a frase abaixo e indique a classificação adequada para o verbo destacado: "EU AVISAR VOCÊ SOBRE A PROVA"

Alternativas:
  • a)
    Sem concordância
  • b)
    Espacial
  • c)
    Visual
  • d)
    Com concordância
    Alternativa assinalada
  • e)
    De negação
5)
Em relação aos verbos classificados em LIBRAS como verbos com concordância podemos afirmar:
I.Possuem movimentos direcionais que permitem identificar sujeito e objeto
II.Sempre usam pronome pessoal para identificar sujeito e objeto
III.Não se flexionam em relação à pessoa, número e aspecto usam afixos
IV.Se flexionam em pessoa, número e aspecto sem incorporar afixos locativos
São corretas as afirmações:

Alternativas:
  • a)
    I, II e IV
  • b)
    I e IV
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    I, III e IV